8 técnicas básicas de design gráfico que deveria conhecer

8 técnicas básicas de design gráfico que deveria conhecer

Falar de design gráfico é quase como falar de blocos de construção. É colocado um layer em cima do outro até que a base para criar algo maravilhoso esteja realizada.

E, esta técnica é utilizada independentemente de estar a construir um logotipo ou uma ilustração personalizada para seguir em pré-impressão para uma gráfica online.

Temos a certeza que está a ler este artigo porque quer perceber um pouco melhor como tornar qualquer peça de comunicação visual, excelente.

Ora saiba que chegou ao local certo. De seguida iremos dar-lhe algumas dicas que pode e deve ter em consideração.

 

Design gráfico: 8 técnicas básicas que deve considerar

Quando falamos de design gráfico, falamos de muito mais do que a criação de vetores free ou logotipos para grandes agências.

As bases do design são válidas para qualquer tipo de projeto que esteja a ser desenvolvido. Assim sendo, saiba que existem 8 princípios base de qualquer projeto.

  • Espaço
  • Equilíbrio
  • Hierarquia
  • Linhas e formas
  • Cor
  • Tipografia
  • Textura
  • Branding

De seguida explicamos-lhe um pouco melhor cada um deles!

 

1. Espaço

Reconhece a sensação de paz e bem-estar de se encontrar num espaço aberto? Bem, o design gráfico funciona mais ou menos da mesma forma.

Os melhores designs não são aqueles que tentam criar a composição mais completa e com mais elementos. Muito pelo contrário.

As melhores artes gráficas são aquelas que utilizam o espaço aberto para chamar a atenção para o que na verdade importa.

 

2. Equilíbrio e alinhamento

Um das maiores vantagens de ser designer é a possibilidade de dar asas à criatividade. No entanto, é preciso conhecer o seu próprio equilíbrio.

Se estivesse por exemplo a tentar decorar a sua sala e o espaço fosse relativamente pequeno, não iria tentar colocar tudo no mesmo local, correto?

Ora bem, a essência é a mesma quando falamos de design gráfico. É importante que estruture os elementos da sua composição para criar um design que comunique corretamente.

 

3. Hierarquia

Depois de perceber como desenvolver uma arte gráfica equilibrada é preciso saber como chamar a atenção para os elementos chave do design.

Podemos então dizer que isso é feito através da hierarquia. A mesma é a forma como os elementos gráficos estão dispostos na peça final.

A ideia é direcionar o leitor para o local onde a atenção deve ser focada. Regra geral, quanto maior for determinado elemento, mais será a atenção recebida.

Considere a construção da sua hierarquia tendo em conta os padrões naturais de movimento do olho humano.

 

4. Linhas e formas

As linhas e formas vão sempre ser a base do seu design gráfico. Assim, a forma como são utilizadas têm a capacidade de transformar não só o aspeto visual, como a mensagem.

Compreender o significado da linhas e das formas é essencial para conseguir desenvolver peças que estejam de acordo com a missão, visão e valores de uma empresa.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Tenha ainda em conta que as linhas e formas que utiliza nos seus projetos são parte de uma imagem ainda maior chamada identidade de marca.

 

5. Cores

Contrariamente ao que possa pensar, as cores têm uma enorme influência no seu design.

Se souber como as utilizar, as mesmas podem impulsionar todo o seu negócio.

Sabia que as cores que usa servem não só para questões estéticas como também influenciam a forma como o design se conecta com o target?

Assim sendo, se quiser utilizar as cores a seu favor, precisa entender como cada cor afeta o seu público. Cores diferentes geram resultados diferentes.

 

6. Tipografia

As palavras que utiliza nos seus projetos são importantes. No entanto, tão importante como as palavras, são as fontes que usa para as comunicar.

Por exemplo existem projetos que precisam de uma classic font enquanto outros podem utilizar uma das muitas fontes gratuitas.

Considere que a tipografia abrange tudo, desde a seleção da fonte até o layout da mesma.

O tipo de fonte a utilizar irá não só comunicar uma mensagem, como também a perceção que quer que os outros tenham sobre si.

 

7. Textura

A textura é uma forma segura de adicionar profundidade e dimensão às suas peças de design gráfico. Deste modo os mesmos tornam-se mais envolventes visualmente.

Por exemplo, se adicionar um elemento 3D a uma peça impressa a mesma irá ser memorável (porque se destaca das outras peças).

Mas lá está, o equilíbrio é uma peça chave importante no desenvolvimento do seu design. Por isso, enquanto designer gráfico deve ter todos os conhecimentos sobre esta temática.

 

8. Branding

De forma simples podemos dizer que o branding é a forma como irá dar vida à sua marca. Irá incluir o seu negócio, a sua história, os produtos que tem para vender, os serviços…

A pergunta que se coloca agora é: como é que isso é feito? É simples!

Basta pegar em todas as técnicas de design gráfico que lhe apresentamos anteriormente e começar o processo criativo.

Lembre-se que o branding é uma questão estratégica, por isso, se quer construir uma marca verdadeiramente memorável… precisa de planear.

 

Neste momento já está a parte das 8 técnicas básicas de design gráfico para começar a desenvolver alguns projetos.

Tendo estes pontos em mente irá ser muito mais simples começar hoje mesmo a desenvolver o seu projeto.

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

arte gráfica, Artes gráficas, baixar fotos, branding, comunicação visual, criar um design, design gráfico, designer, designer gráfico, elementos gráficos, fontes de letras, free vector, o que é um vetor, pré impressão, vector download, vetores free, vetores grátis


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009