Aprenda a criar um Flyer de Sucesso

Aprenda a criar um Flyer de Sucesso

O que faz quando alguém lhe entrega um flyer na rua? Lê o mesmo com expectativa ou joga-o automaticamente fora sem sequer perder tempo a dar uma segunda vista de olhos?

Na verdade, faça um exercício. Quando é que foi a última vez que viu um panfleto com atenção?

Se precisa de criar um panfleto de raiz, nada como pensar em tudo aquilo que verdadeiramente lhe chama a atenção enquanto consumidor.

De modo a garantir que os flyers que desenvolve são efetivamente uma mais valia (para os seus clientes e para o consumidor) nada melhor que continuar a ler este artigo.

De seguida explicamos-lhe os pontos mais importantes para a criação de um flyer de excelência.

 

Flyer: Passo a passo até alcançar o sucesso

Bem sabemos que pode ser tentador começar a criar um flyer assim que o mesmo é adjudicado.

Contudo, se quer que o mesmo tenha um papel eficaz na campanha de marketing para o qual está a ser desenvolvido, é importante fazer uma preparação prévia.

Acredite que este tempo extra que irá gastar a preparar tudo, vai fazer com que o restante processo seja muito mais simples e eficaz.

Aprenda a desenhar um Flyer de Sucesso

De seguida damos-lhe algumas dicas que pode ter em consideração para criar flyers de sucesso.

 

1. Quais os objetivos da campanha?

Antes mesmo de começar a desenvolver o flyer, o primeiro passo é perceber qual é o principal objetivo do mesmo.

A forma mais simples de o fazer passa essencialmente por ter um briefing com o seu cliente e fazer-lhe algumas questões. Acredite que as mesmas vão definitivamente simplificar todo o processo.

Alguns dos objetivos mais comuns dos flyers são:

  • Construir audiência
  • Promover o lançamento de um novo produto
  • Aumentar a interação do cliente com a marca (online e offline)
  • Recolher leads

Enfim, existem inúmeros objetivos associados ao desenvolvimento deste tipo de comunicação. Por isso nada como focar-se no mesmo para criar algo que seja bem-sucedido.

Tenha ainda em consideração que a par deste ponto é importante perceber quem é o público do seu cliente. Acredite que conhecer o target e as suas verdadeiras necessidades será meio caminho andado para desenvolver um flyer apelativo e que converte.

 

2. Qual a mensagem que quer passar?

Agora que já sabe os objetivos base para o desenvolvimento do flyer, é importante ter em mente qual é a mensagem que quer passar.

O que quer que eles pensem, sintam ou façam? O que é que eles devem reter sobre a marca? Qual o benefício ou atributo que deve ser associado à marca?

É importante que o folheto final seja bastante sucinto no que se refere à mensagem que quer passar. As pessoas não têm muita paciência para ler flyers muito grandes.

Assim, a mensagem deve ser compreendida em menos de 5 segundos, caso contrário o flyer irá provavelmente parar ao caixote do lixo.

Outro ponto a considerar passa essencialmente pelo fato de que deve ser muito específico sobre aquilo que quer que o consumidor faça depois de ler o folheto.

O objetivo pode ser tão somente uma visita à loja em determinado dia, ou inscrever-se na loja online para receber um voucher de desconto…

Enfim, independentemente do que quiser, é importante que a mensagem passe corretamente, pois só assim irá cativar o leitor.

Considere ainda que o local onde o mesmo irá ser distribuído tem também um grande impacto na sua conceção.

Assim, o ideal é que durante o briefing questione o máximo de informações que possam facilitar o seu trabalho criativo.

 

3. Começar o trabalho criativo

Depois de todo este trabalho ter sido desenvolvido, está na hora de passar para a parte prática. Ou, como quem diz: começar a desenvolver o seu flyer.

O primeiro ponto a ser analisado ao nível do trabalho criativo irá ser a escolha das cores base de flyer.

Pode parecer estranho, mas é essencial que utilize as mesmas cores que já estão associadas à marca. Dessa forma, garante que existe uma ligação entre toda a comunicação corporativa.

A par disso, deve questionar o cliente sobre quais os elementos de identidade corporativa que devem ser implementados.

Por norma, o logo é sempre colocado. Mas, dependendo do objetivo e da tipologia de negócio, podem existir mais alguns elementos visuais que sejam necessários.

Considere ainda que um bom flyer terá de ter uma boa chamada para a ação. A mesma deve ser desenvolvida de forma a que posteriormente se possa medir o desempenho da campanha.

Assim, quando falamos de uma CTA que pode ser medida, podemos falar de:

  • Inscrições na newsletter
  • Resgate de um código de desconto
  • Acesso a um link específico criado para a campanha
  • Resgate de um voucher diretamente na loja

Enfim, existem inúmeras formas de criar uma chamada para a ação que seja relativamente simples de medir.

 

4. Criação da arte e impressão

Depois de todos os pontos anteriores estarem definidos, está na hora de criar finalmente o design associado ao seu flyer.

Depois de o mesmo ter sido totalmente criado e aprovado pelo cliente, chegou a hora de dar verdadeiramente vida à sua obra de arte.

Quando falamos da impressão, existem alguns pontos que devem ser considerados, como é o caso do tipo de papel, os acabamentos e o tipo de impressão.

 

Agora já sabe tudo o que precisa ter em conta para desenvolver um flyer de sucesso. Acredite que se seguir as nossas dicas tudo irá correr bem.

A par disso, se precisar de um parceiro estratégico para a impressão dos seus flyers ou qualquer outro tipo de produto, não hesite em entrar em contacto com a Sydra Gráfica Online.

Teremos todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida que tenha.

 

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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