4 Dicas para aprender a fazer Postais de Natal emotivos

4 Dicas para aprender a fazer Postais de Natal emotivos

Há quanto tempo deixou de receber postais de natal dentro de um envelope na caixa de correio? Muito provavelmente já perdeu a conta!

Hoje em dia, com o desenvolvimento das tecnologias, algo tão simples como enviar um postal foi transformado num post nas redes sociais. Em casos onde as empresas querem ser mais intimistas, enviam um postal de natal virtual para o email!

É claro que isto não desperta, nem de perto nem de longe, aquele sentimento de abrir um envelope e surpreender-se com o conteúdo desenvolvido especificamente para si!

Se este ano procura surpreender os seus clientes (ou os seus familiares) porque não aprender a fazer postais criativos? Não é assim tão complicado desenvolver as artes gráficas e encaminhar para uma gráfica da sua confiança.

Claro que deve fazer tudo com tempo para garantir que este ano todas as pessoas importantes recebem um postal físico pelo correio.

 

Postais de natal: dicas para fazer a diferença este ano

Receber um cartão postal personalizado, é sem sombra de dúvida um sinal de apreço. Isso, demonstra que quem fez o envio, o tem em consideração.

E, quando falamos de uma época tão apreciada como o Natal, muitas vezes a receção de um postal físico personalizado é a cereja no topo do bolo.

Assim, este ano seja criativo! Em vez de criar um post nas redes sociais, crie postais de natal que possam ser enviados pelo correio (se forem cartões de natal animados, melhor ainda).

Veja as nossas dicas de seguida para garantir que faz realmente a diferença quando jogar as mãos à obra para fazer postais de natal.

 

1. Não deixe tudo nas mãos da tecnologia

Se a sua empresa tem um designer gráfico, fale com ele e peça-lhe para desenvolver um postal criativo (é possível usar fontes de letra gratuitas que remetam ao espírito natalício).

Mas, ressalve sempre que devem ser deixados alguns campos em branco para serem personalizados à mão!

Se vai dar trabalho escrever tudo depois de impresso? Provavelmente! Se vai valer a pena? Sem sombra de dúvida.

 



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2. Pense em frases giras

Um bom postal de natal tem de ter uma frase gira ou inspiradora. E não, não estamos a falar do tradicional “Desejo a todos os clientes, fornecedores e colaboradores um feliz natal e um ano novo repleto de sucesso”.

Isto é um clichê e está completamente fora de moda!

Pense em imagens alternativas, frases giras que de certa forma espelhem o espírito da empresa.

E depois, o toque final… algo personalizado (sim, vamos debater-nos com a importância da personalização dos seus postais de natal).

 

3. Já pensou na escolha do papel de impressão?

Se a sua empresa tiver um número considerável de trabalhadores e fornecedores, esta pode não ser a melhor opção.

No entanto, a impressão de postais personalizados num papel com textura pode fazer toda a diferença.

Em último caso, poderá ter 2 versões do postal de natal: uma mais simples (para enviar em larga escala) e outra mais impactante (para enviar para os melhores clientes ou fornecedores).

 

4. Opções mais extravagantes

Claro que tudo irá depender da sua área de negócio. Contudo, para as empresas mais ousadas, existem ainda algumas dicas extra!

Se trabalha com reciclagem ou com artesanato, pode juntar por exemplo lãs, botões, ramos secos ou musgo ao seu postal de natal (dando-lhe um toque “home made”).

Para empresas na área da beleza e cosmética, as purpurinas e brilhos podem ser uma excelente combinação.

Se quer dar uma ideia de prenda, coloque um laço em torno do envelope!

Embora possa parecer de antemão estranho estarmos a dar-lhe dicas para desenvolver postais de natal, é importante lembrar-se que tudo o que faz traz (ou não) credibilidade ao seu negócio.

Assim, é importante manter por perto as pessoas que o ajudam a alcançar o sucesso. E, este ato simples pode fazer a diferença no relacionamento. Além disso, irá sempre deixar uma marca positiva em quem o recebeu, por isso, não tem mesmo nada a perder.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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