Arte Final – 3 pontos-chave a considerar antes de enviar para a gráfica

 

Preparar um arquivo para impressão ( arte final ) pode parecer uma tarefa difícil se não estiver acostumado com o processo de produção e como o trabalho artístico é utilizado. A Sydra uma gráfica de impressão online, fornece um serviço de pré-impressão que verifica e pausa o processo de fabrico, para informar o cliente caso o seu arquivo ou arte final esteja com algum problema. Existe, no entanto, alguns passos que pode prevenir antecipadamente e assim economizar tempo. Neste artigo vou identificar três pontos-chave que deve ter em conta antes de enviar a arte final ou arquivo de impressão para uma gráfica, (espero que considere a Sydra), evitando assim atrasos:

  • Margens e Bleed
  • Converter texto em curvas
  • Escolher o perfil de cor

 

OS 3 PONTOS-CHAVE A CONSIDERAR NO DESENVOLVIMENTO DA ARTE FINAL

 

1. Aplicar as Margens e Bleed

Para uma impressão profissional, cada detalhe na preparação do arquivo de impressão é imprescindível, como tal as margens e o bleed são essenciais. As dimensões exactas podem variar de produto para produto, mas os requisitos gerais são os mesmos. As orientações do bleed são definidas para fora da tela, de modo a garantir que os elementos do seu desenho se estendam até à borda do produto final, mesmo que a lâmina de corte tenha um pequeno desvio, não vai implicar na qualidade de serviço. A Sydra recomenda aplicar um bleed entre 2 a 4 mm.

A margem de segurança, com semelhança do bleed, descreve a “zona segura” de onde pode aplicar os elementos gráficos e texto. Configurar correctamente a margem de segurança é, na verdade, um processo muito simples, basta que crie um rectângulo de “segurança” centrado no interior da área de trabalho. Esse rectângulo com cerca de 2 a 3 mm que se estende para dentro da borda do produto final. Os únicos elementos que devem se estender além do rectângulo de “segurança” são os elementos de preenchimento do background.

Definir as margens e bleed no seu arquivo de impressão ou arte final, torna-o robusto e sem meios para erro no momento de impressão.

 

2. Converter texto em curvas

Com milhares e milhares de fontes a serem adicionadas na internet por designers todos os dias, é quase impossível manter uma biblioteca actualizada. Quando abre um arquivo ou arte final aberta e não tem as fontes instaladas no computador, o software não pode exibir os caracteres correctos e tenta encontrar um substituto. Isso significa que, quando envia um arquivo para impressão ( arte final ) sem converter o texto, corre o risco de atrasar a produção da sua encomenda, enquanto ambas as partes tentam resolver o problema e encontrar a fonte utilizada.

Se a sua arte final não foi desenvolvida correctamente, pode correr o risco de tornar o texto ilegível ou até mesmo haver uma substituição da fonte, o que pode resultar em uma mudança drástica na aparência do arquivo. Felizmente, existe uma forma simples de evitar esse problema, basta converter todo o texto em contornos vectoriais, tornando-as portáveis ​​e independentes das fontes instaladas no seu computador.

Converter o texto em curvas antes de enviar para impressão é muito fácil e poupa tempo. Basta seleccionar todo o texto do documento, e criar contornos. As etapas exactas variam um pouco entre software, mas a sua maioria, se não todos, têm esse recurso. Não se esqueça converta sempre todo o texto em curvas!

 

3. Escolher o perfil de cor

Existe pelo menos dois perfis de cor que já deve ter ouvido falar o CMYK e RGB. Saber qual utilizar é de extrema importância antes de enviar o arquivo para impressãoarte final ) para uma gráfica. O CMYK é baseado em um processo de cores “propriedade subtrativa” envolvendo as cores: Ciano, Magenta, Amarelo e o Preto, utilizada nas gráficas e empresas de impressão. Pelo contrário, o RGB uma “propriedade aditiva” é composto por Vermelho, Verde e Azul, utilizada para telas como telefones, televisões, monitores de computador, etc. Para saber mais consulte o nosso artigo cores cmyk e rgb – qual a sua diferença e finalidade –  clique aqui.

 

Se tiver em mente estes três pontos-chave ao desenvolver os seus arquivos de impressãoarte final ), terá com certeza menos problemas e perdas de tempo. O serviço de impressão será fiel e rápido.

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

 

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

arte final como fazer, arte final design, arte final em curvas, artes finais, bleed, bleed design, bleed grafica, bleed illustrator, bleed impressão, cmyk grafica, combinação de cores, como fazer arte final, cores, cores cmyk, crop e bleed, fontes em curvas, Illustrator, impressão artes gráficas, margens, margens e o bleed, preparar ficheiro para impressão, vector, vetorial

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009