Brand build e a sua importância

Brand build e a sua importância

Quando está a criar uma marca (brand build) são muitos os pontos que devem ser tidos em consideração.

Contudo, temos quase a certeza que a partir do momento em que tiver o seu logotipo desenvolvido, vai sentir que está quase tudo feito (independentemente do logo ser para uma gráfica online ou para uma marca de calçado).

Ora bem, a verdade é que não é bem assim! A criação do logo é somente uma ínfima parte de todo o trabalho de branding e design que irá ter com a sua marca.

O primeiro passo na construção da mesma é fazer um guia de marcas. Ou seja, um guia onde estarão descritos todos os detalhes associados à sua marca (desde o tom de voz aos pantones utilizados).

Assim, todo o processo para alavancar a sua marca só vai acontecer depois de ter uma estratégia de branding criada.

Mas, se está a pensar criar um negócio próprio, vamos explicar-lhe melhor como funciona a criação e gestão de branding, assim como a sua importância.

 

Brand build: Porque é que o logotipo é a peça mais importante da sua marca?

Porque é que todas as marcas têm um logotipo? É simples! Porque os mesmos agem como a “espinha” dorsal de um negócio. Mas porque é que é tão importante?

O logotipo é e sempre será a base da sua marca. E, será sobre essa base que toda a sua marca irá ser construída.

O mesmo deve ser bem trabalhado uma vez que será o ativo mais precioso de todo o seu negócio. E porquê? Porque irá constar em tudo aquilo que faça (online e offline), e será a maior associação do seu target à sua marca.

Assim, o logo terá de transmitir a essência do seu negócio, já que todas as ações de branding e design vão ser construídas tendo por base o mesmo.

A par disso, lembre-se que o logo é muito mais do que apenas um gráfico. Deve reunir numa única imagem tudo aquilo que o seu negócio e a sua marca representam.

É ainda importante ter em conta que os valores que definiu para a sua marca também precisam estar representados no seu logotipo.

Assim, considere que antes mesmo de desenvolver a sua estratégia de branding e design é necessário garantir que o logo é exatamente aquilo que deseja.

O mesmo tem obrigatoriamente de reunir tudo o que a sua empresa representa – valores, missão, proposta única de valor e diferenciação.

Tudo isto deve ser conjugado de modo a traduzir mensagens visuais que vão ser utilizadas para conectar o seu negócio com o seu target.

Resumidamente, o logotipo é o ponto de partida do seu negócio. Num mundo onde estamos diariamente expostos à comunicação de milhares de negócios, saber como transmitir a diferença, vai ser o que fará o seu negócio ter sucesso.



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Antes de haver um brand build vai ter de haver trabalho de backoffice

Depois de o logotipo estar feito, muito provavelmente irá sentir-se tentado a lançar automaticamente a sua marca para o mercado.

Mas, saiba que isso pode ser um grande erro! Antes de lançar qualquer negócio, precisa criar as diretrizes da marca. Ou seja, o guia de marca.

Este guia é um documento (simples) que vai responder às perguntas como, onde e quando os seus ativos devem ser utilizados.

Muitas empresas numa fase inicial optam por não desenvolver este guia de marca (essencialmente devido ao budget).

No entanto, tenha em consideração que poderá ser um erro que no futuro lhe irá dar imensas dores de cabeça. Acredite que fazer esse investimento irá ajudar qualquer pessoa que trabalhe consigo na criação do seu brand build.

Além disso, ajudam também a criar uma consistência em tudo o que faz (mesmo quando trabalha com freelancers ou colaboradores externos).

De modo a ter um guia de branding para pequenas empresas bem estruturado, considere alguns pontos que podem ser incluídos:

  • Palete de cores que irá ser utilizada
  • Fontes de letra e diretrizes gerais de tipografia
  • Diferentes versões do seu logotipo (que permite uma utilização mais abrangente do mesmo)
  • Voz da marca

Quanto mais detalhadas forem as diretrizes da sua marca, mais simples será criar uma experiência de marca consistente em qualquer canal onde o seu público possa encontrar a sua marca – seja nas redes sociais, no seu escritório ou num evento.

 

Como trazer finalmente a sua marca para a vida?

Agora que já tem o seu processo de branding consolidado, está na hora de pegar em todas as grandes ideias de design que tem e começar a implementá-las no mundo real.

Felizmente existem imensas oportunidades para se conectar com o seu público-alvo, por isso, algumas das ferramentas que pode utilizar para apresentar todos os seus ativos de marca são:

  • Website (que deve ser desenvolvido tendo por base toda a palete de cores e tipografia escolhida)
  • Cartões de visita, flyers ou folhetos (que devem sempre ser desenvolvidos com um objetivo em mente e devem ser medidos)
  • Assinatura do email (tem muito mais impacto do que aquilo que possa pensar)
  • Em ações publicitárias (online e offline)
  • Redes Sociais (são essenciais para melhorar o seu relacionamento com o cliente)
  • Na decoração do seu escritório

Acredite que utilizar o seu logo para criar diferentes ativos para a sua marca é uma excelente forma de ganhar notoriedade e reconhecimento.

Nunca desista de procurar novas oportunidades para promover a sua marca, seja online ou offline. Acredite que será todo este trabalho conjunto que irá ditar o sucesso (ou não) do seu negócio.

E, bem trabalhado, o digital branding e o brand storytelling podem fazer “milagres” pela sua empresa.

 

Como vê, o brand build é essencial para conseguir tornar a sua marca conhecida perante o seu público-alvo. Assim, se ainda não começar a pensar em design de marcas, comece hoje mesmo.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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