Brand Storytelling Descubra o seu poder

Brand Storytelling: Descubra o seu poder

Storytelling não é mais que a capacidade de contarmos uma história. No mundo nos negócios, o Brand Storytelling tem ganho milhões de adeptos por todo o mundo. E porquê?

Porque as histórias têm a capacidade de gerar emoções, ao mesmo tempo que apresentam fatos verídicos sobre um negócio.

A verdade é que nos dias que correm, a técnica tradicional de marketing que afirmava “o nosso produto é melhor e é por isso que o deve comprar” já não gera frutos.

Na verdade, hoje em dia as pessoas querem realmente saber porque é que o seu produto é melhor que o da concorrência, como é que é criado, quem é a equipa por detrás da sua concepção…

E porque é que eles querem saber isto? Resumidamente? Porque todos nós gostamos de uma boa história. E, uma marca que nos envolva com a sua história, é uma marca que vamos sempre optar por seguir.

Brand Storytelling: a importância de uma boa história

Antes de mais, é importante ter em mente que as histórias não têm de ser muito elaboradas.

Na verdade, quanto mais simples melhor! O que verdadeiramente importa é o significado que a história aporta a quem a ouve.

Tenha dois exemplos em mente:

  • Ler uma narrativa chata, cheia de pormenores e que acaba por ser enfadonha
  • Ler uma história curta, dinâmica e que apela à emoção sem grandes descrições

Qual destes dois exemplos será para si memorável pelas melhores razões? Temos a certeza que será o segundo. E porquê?

Porque nós, enquanto consumidores, queremos sim conhecer as marcas antes de comprar, mas não temos tempo a perder em envolvimentos que não nos trazem nada de novo.

Assim, mais vale ser curto, memorável e cativante, do que demasiado extenso e sem qualquer tipo de interesse real para o leitor.

Não sabe como fazer a diferença? Ora leia as dicas que hoje na Sydra Gráfica Online preparamos para si!

 

1. Identifique a sua história

Como é que pode saber qual a história a conta? O primeiro passo é pensar no que é que o fez querer começar o seu negócio. Integre a sua paixão na história.

Crie um resumo do que mais valoriza e transforme isso na sua missão de declaração. E o que é isso?

É tão somente a sua forma de explicar porque é que criou o seu negócio, porque é que o mesmo existe, porque é que desperta a sua paixão e criatividade, mas acima de tudo porque é que o seu público-alvo deve comprar o seu produto ou serviço em detrimento da sua concorrência.

Claro que, neste último ponto não deve vender de forma direta. Opte antes por mostrar como é que o seu produto pode resolver os problemas dos seus clientes.

 

2. O que é que a sua concorrência está a fazer?

Se quer realmente investir no Brand Storytelling nada mais importante que perceber como é que se vai diferenciar dos seus concorrentes.

E como é que pode perceber isso? Pois bem, é simples! Basta analisar a sua concorrência! Veja quais os designs gráficos que estão a ser utilizados para contar as suas histórias.

De forma muito simples, o mesmo produto pode ter públicos-alvo completamente distintos, e forma de contar histórias muito diferentes.

 

3. Crie a sua estratégia

Depois de estabelecer quais os seus principais ativos, nada como começar a ponderar como é que a sua história será contada.

Assim, o terceiro ponto de um Brand Storytelling é escolher as palavras-chave, imagens, fotografias inspiracionais, símbolos e cores que representam a marca.

 

Tudo isto deve ser sempre feito com a ajuda de profissionais especializados. Além disso, se quiser contar parte da sua história num mupi ou outdoor é importante que escolha um parceiro com serviço de impressão (como a Sydra) que garanta a qualidade das peças finais.

Afinal, não vai querer arruinar todo o trabalho devido a uma impressão mal feita…

 

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

ações de branding, brand, branding, criar marca, estratégia de branding, storytelling


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009