
Tudo o que deve saber para criar um briefing estratégico
Conhece o verdadeiro significado de briefing?
Apesar de todos já termos ouvido esta palavra, ainda há muitos marketers e publicitários que descuram a importância do briefing!
Muitos afirmam que não podem “perder” tempo com o briefing, quando, na realidade comprometem os objetivos da estratégia de marketing.
Saber exatamente o que os clientes querem pode tornar-se muito confuso!
Nestas alturas, o briefing é um grande aliado, para esquematizar todas as necessidades dos seus clientes.
Para além disso, fica com uma ideia clara das suas referências e metas. Este documento é a base para conseguir desenvolver a estratégia planeada.
Mas, ainda é muito recorrente surgirem dúvidas sobre como fazer um briefing.
Em grande medida, porque cada cliente apresenta necessidades muito diferentes.
Mas, também porque o marketing é das áreas que exige constante atualização por parte dos profissionais.
Por isso, é vital a sua equipa estar preparada para realizar projetos, em função dos objetivos e tipo de negócio.
Com isto em mente, a Sydra Gráfica Online vai esclarecer quais são os elementos imprescindíveis para criar um briefing completo!
Quer conhecer um bom exemplo de briefing de comunicação? Acertou em cheio no artigo!
Vamos começar?
O que é um briefing?
O briefing reúne todos os pontos chave e, estrutura os passos necessários para alcançar os objetivos que foram traçados.
Nas agências de marketing e publicidade, surge fruto do aglomerado de informações que o cliente forneceu à empresa.
É a partir desta base que conseguem enumerar os objetivos do cliente, as características da sua empresa e o propósito da campanha.
Um bom briefing identifica todas as informações para orientar os criativos na elaboração das campanhas dos clientes.
E, nunca é demais lembrar que um briefing eficiente é um mapa mental sucinto e claro de toda a lógica, estrutura e metodologia das tarefas que vai levar a cabo.
Para que serve o briefing?
É muito raro projetar boas ideias sem a ajuda de um documento guia sobre cada passo do processo criativo.
Qualquer ação de marketing necessita de seguir uma estrutura sólida e coerente para ser eficaz.
O Briefing é por isso a etapa mais relevante do plano de marketing!
Este documento descreve todas as necessidades que a sua estratégia de marketing vai colmatar.
Em acréscimo, encontra todos os detalhes: desde a criação de um projeto até à entrega do mesmo.
Por isso afirmarmos que é o elo de comunicação entre o cliente e a equipa de trabalho.
Visualize este documento como um reflexo das verdadeiras expectativas do projeto.
A sua verdadeira função é contribuir para que o cliente e a sua equipa mantenham o foco e sigam a mesma linha de raciocínio.
Seria capaz de produzir um conteúdo sem qualquer base?
Com o briefing passa-se exatamente o mesmo: sem uma análise de mercado, da própria entidade e das respetivas necessidades, o projeto sairia muito aquém de todas as expectativas!
Por tudo isto deve investir um bom tempo na hora de criar o Briefing.
Conheça agora as informações que deverá conter!
O que deve conter um briefing?
Um briefing exemplar responde a estas questões:
- Qual o objetivo da sua campanha?
- Quem é o público-alvo do seu produto/ brand?
- Como descreveria o seu produto?
- Qual é o orçamento e deadline do projeto?
- Qual é a mensagem central a transmitir?
Assim que tiver uma reposta para estas questões, pode dedicar-se ao brainstorming.
É neste momento que decidem o caminho a seguir, o tom de comunicação, mas também os canais de comunicação da campanha, a sua a mensagem principal.
Existem 7 elementos que não podem faltar num briefing!
1. História do cliente
Conhecer a sua história é crucial para criar um projeto que vá ao encontro da trajetória e filosofia da empresa.
Comece por investigar o passado da marca e o seu nicho de mercado.
2. Problema de marketing
A primeira reunião serve para o cliente apresentar as necessidades que está a enfrentar.
O cliente foi ao seu encontro por sabe que tem a solução e os recursos necessários para projetar as suas ideias.
3. Objetivos
As metas do cliente espelham o problema de marketing. Devem aliás ser traduzidos numa comunicação simples e transparente.
Mais tarde, pode avaliar se esses objetivos foram alcançados medindo os resultados da campanha, com a ajuda dos indicadores de performance ou KPIs!
4.Público-alvo
O público alvo é o ponto de partida de todas as campanhas de marketing.
Deixe claro para quem é dirigida a mensagem e, conheça ao pormenor os comportamentos de consumo e pesquisa da sua buyer persona.
5. Plano de ação
Este plano anuncia como vai concretizar todas as ações de marketing propostas.
É essencial saber qual as próximas etapas após o lançamento da campanha para ter uma visão 360º da sua estratégia de marketing.
Se a primeira campanha de email marketing foi bem-sucedida, o próximo passo poderá ser realizar uma ação focada em conversão, por exemplo.
6. Produto
É altura de conhecer as particularidades do produto para definir que detalhes devem ser salientados para valorizar o projeto.
7. Deadlines e Custo
Esta é um dos temas a ser debatido o quanto antes com o cliente!
Para definir as ações mais viáveis e passiveis de realizar no projeto, deve levar sempre em conta o orçamento disponível, para assegurar a qualidade e expectativas do cliente.
Como acaba de comprovar não é assim tão difícil apresentar um briefing com cabeça, tronco e membros!
Se, entretanto, surgirem novas dúvidas não hesite em contactar-nos.
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Até à próxima!