
Brindes Personalizados: Aprenda a escolher o ideal para a sua campanha
Cada vez mais os brindes personalizados fazem parte do dia a dia das empresas. Quer seja para melhorar o relacionamento com os colaboradores (e neste casos designam-se por brindes corporativos) ou com potenciais clientes (brindes publicitários).
Contudo, nem sempre as empresas escolhem os brindes mais adequados para o seu negócio.
Se pensarmos bem, a grande maioria investe numa caneta personalizada, canecas, blocos de notas, cadernos… Ou seja, brindes baratos que qualquer gráfica consegue produzir em grande quantidade.
Atenção, não estamos a desfazer o efeito que estes brindes possam ter na comunicação da sua empresa. Na verdade, os mesmos costumam ser realmente uma mais valia. Mas, por vezes, e dependendo do tipo de negócio, não são os mais interessantes.
E porque queremos ajudar as empresas a escolherem os melhores brindes personalizados, hoje damos-lhe 5 dicas que o vão ajudar a escolher os melhores.
Brindes personalizados: 5 dicas para escolher os melhores
Antes de iniciar uma campanha que inclua brindes personalizados, é importante considerar alguns pontos. Os mesmos vão ajudar a perceber qual é a melhor opção para criar valor aos seus potenciais clientes.
Assim sendo, conheça de seguida as nossas 5 dicas para encontrar brindes promocionais que ajudam a melhorar a sua estratégia de branding.
1. Sabe quem é o seu público alvo?
Pare um pouco e pense sobre quem é verdadeiramente o seu público alvo.
Pense que tipo de brinde será útil para os mesmos. O brinde vai conseguir ter um logotipo visível? Vai ajudar a suprimir uma necessidade? Consegue demonstrar os seus valores?
Esta informação é essencial para conseguir desenvolver uma campanha que inclua brindes promocionais baratos e eficazes.
Se o seu target são cozinheiros, uma pen USB pode não ser uma mais valia! Pense nisso.
2. Qual é o seu objetivo?
Tão importante quanto saber quem é o seu target, é saber qual o seu objetivo com a campanha. Isto porque, nenhuma empresa quer gastar dinheiro com estratégias de comunicação que não funcionam.
Ter uma estratégia é essencial para ter sucesso. Pense no seguinte:
- Vai participar em algum evento nos próximos tempos?
- Existe alguma data comemorativa associada ao seu negócio?
- Vai enviar um brinde personalizado a um cliente que já não compra à algum tempo para tentar voltar a vender?
Tudo isso tem impacto no desenvolvimento da campanha e na escolha dos brindes.
3. O que é que os seus clientes gostam?
Sabe o que é que os seus clientes gostam? Se a sua respostas não é um verdadeiro “SIM”, o melhor é falar diretamente com eles e perguntar.
Lembre-se que é essencial que os seus (potenciais) clientes utilizem o brinde com frequência, e que sempre que o usem se lembrem da sua marca.
Por exemplo se tem um concessionário de automóveis, nada como oferecer um protetor solar para o carro ou um cheirinho para colocar lá dentro.
4. Pense no que já foi feito
Ora bem, nada mais interessante do que olhar para trás e ver o que é que correu bem, e o que é que é preciso melhorar nas suas campanhas.
Esta análise poderá ser suficiente para conseguir desencadear novas ideias e eventos para promover o seu negócio de forma consciente.
Nenhuma campanha é perfeita! Mas, se as analisar, os erros vão ser cada vez menos frequentes.
5. Surpreenda-os
Nada mais importante que o enquadramento associado ao brinde. Tão importante como a personalização do mesmo, é o contexto de entrega.
Use a sua criatividade de forma a agregar valor aos seus clientes. Acredite que surpreende-los irá ser uma maneira muito interessante de aumentar a notoriedade da sua marca.
Esperamos que estas 5 dicas o ajudem a escolher o brinde personalizado ideal para a sua próxima campanha. É muito mais simples do que parece agregar valor com os seus brindes.