Aprenda a construir um budget para Design Gráfico

Aprenda a construir um budget para Design Gráfico

Se há uma dificuldade comum a todas as empresas, podemos dizer que se trata de alocar um budget ao serviço de design gráfico.

Isso acontece essencialmente porque algumas agências de comunicação visual praticam valores que não estão ao alcance de qualquer negócio. A par disso, alguns freelancers cobram valores excessivamente baixos.

Assim, as empresas não têm budget para contratar uma agência de comunicação, e têm medo de contratar um freelancer (principalmente em início de carreira). Este medo é ainda mais acentuado quando o intuito é criar um design para ser impresso numa gráfica online.

Se neste momento precisa de implementar mudanças de imagem no seu negócio ou se procura simplesmente estabelecer um budget para poder alocar esta área criativa a um especialista, iremos ajudá-lo.

mundo com designers X mundo sem designers

Design gráfico: Como conseguir estabelecer o seu budget?

Antes de começar a estabelecer o seu budget para este serviço de criação de artes, é importante ter em conta 5 pontos.

  • Saiba qual é o seu volume de faturação mensal
  • Quais são as suas despesas fixas (ou seja, quais as despesas que paga mensalmente)
  • Quais são as suas despesas variáveis (ou seja, quais são os serviços que pode ou não precisar)
  • Antecipe as suas despesas
  • Crie um orçamento

Logo à partida pode parecer impossível antecipar alguns dos pontos aqui descritos. No entanto, existe um truque para isso! Chama-se planeamento estratégico.

Se a sua empresa já tiver um planeamento estratégico realizado, é muito mais simples saber de antemão o que necessita.

É importante frisar que os custos fixos de uma empresa são por norma iguais todos os meses! Alguns exemplos práticos são: ordenados, leasing, renda do escritório…

Já os custos variáveis são aqueles cujos valores diferem de mês para mês. Alguns exemplos são os valores pagos a freelancers, a conta do telefone…

Quando falamos de criar um budget para os serviços de design gráfico, é importante perceber em que tipo de despesa se vai enquadrar:

  • Despesas fixas
  • Despesas variáveis
  • Despesas únicas

Depois de ter em mente quais são as suas necessidades vai ser muito mais simples perceber qual o budget que poderá alocar a este serviço de design gráfico.

 

Quais são as melhores alternativas?

Como é óbvio a escolha da melhor alternativa é algo pessoal. No entanto, existem algumas opções que pode considerar.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



1. Agência de design

Existem excelentes agências de design gráfico. No entanto, a realidade é que na maior parte dos casos o seu budget poderá não ser suficiente.

Isso acontece essencialmente porque as agências têm uma forma muito própria de trabalhar. Isso inclui na grande maioria das vezes fazer uma pesquisa de mercado ou analisar a concorrência.

Um dos maiores obstáculos na contratação de uma agência de design é o custo. Mas se tem um orçamento que lhe permita fazer essa contratação, é definitivamente uma opção a considerar.

 

2. Contratar um freelancer

Para quem não tem um orçamento muito grande muito provavelmente a contratação de um freelancer é a melhor opção.

Contudo, é preciso saber escolher e procurar por um designer gráfico que consiga compreender as suas necessidades.

O melhor de trabalhar com um freelancer é que acaba por ter o controlo uma vez que pode escolher o freelancer tendo em conta o seu portfólio de serviços.

Tenha também em conta que hoje em dia é relativamente simples contratar um designer gráfico em regime de freelancer. Existem inclusivamente plataformas que o podem ajudar.

 

Perguntas iniciais a considerar antes de adjudicar o projeto

Independentemente de contratar uma agência ou um designer gráfico em regime de freelancer, existem pontos a considerar.

Assim, de forma a avaliar todas as propostas, estas são algumas das questões a colocar:

  • Quanto tempo estima demorar a concretizar o projeto
  • Como será feita a revisão do mesmo
  • Quantas revisões de projeto estão incluídas no orçamento
  • Quais são os serviços que estão incluídos na taxa de contratação

 

Estas 4 perguntas vão permitir-lhe analisar e comparar as opções mais facilmente.

Quanto mais souber sobre ao seu budget para os serviços de design, mas facilmente será encontrar a pessoa ideal para trabalhar consigo.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

contratar designer, contratar designer grafico, contratar um web designer, contratar web designer, designer gráfico, designer grafico contratar, designer gráfico emprego, designer grafico freelancer, designer grafico lisboa, designer gráfico o que faz, designer grafico online, designer grafico porto, designer grafico portugues, emprego designer grafico, freelancer o que é, o que é freelancer, o que é ser freelancer, o que é ser um freelancer, o que é um freelancer, o que quer dizer freelancer, porque contratar um designer gráfico, porque contratar um web designer, preço hora designer grafico portugal, quanto custa contratar um web designer, quanto ganha um freelancer, quanto um freelancer deve cobrar, web designer contratar


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009