call-to-action-como-usar-af

Call to Action: o que é e como o pode usar?

O termo Call to Action (CTA), quando traduzido para português, explica-se por si mesmo: é simplesmente uma chamada para a ação, que surge na forma de uma declaração que almeja obter uma resposta imediata da pessoa que a estiver a ler ou ouvir.

Do lado consumidor, todos nós já fomos impactados por CTAs distintos, do mais variado tipo de marcas… sem percebermos mesmo que estávamos a ser impelidos a tomar uma ação!

Mas enquanto gestor de um negócio, já usou um CTA?

call-to-action-como-usar

OS CTAs são usados nos negócios como parte de uma estratégia de marketing para que o mercado-alvo responda através da ação.

Geralmente, é usado no final de um anúncio, campanha ou publicação, ou às vezes por toda parte, e até mesmo num ponto de venda para permitir que potenciais clientes saibam o que fazer quando assumirem o seu interesse por determinado produto.

Seja qual for o motivo para investir neste tipo de estratégia, deixe-me dizer-lhe que formular um CTA mau pode custar-lhe mais caro ainda do que não ter CTA.

Nos dias de hoje, especialmente com o crescimento do digital, os pedidos de ação são essenciais para quem procura sobretudo direcionar tráfego para um funil ou processo de vendas.

COMO SÃO USADOS OS CALL TO ACTION?

Os Call to Action mais óbvios podem ser encontrados em situações de vendas, como a típica frase “Comprar agora!”. No entanto, o processo de vendas não é o único lugar em que um Call to Action pode ser útil.

Especialmente se tem à venda um produto ou serviço com preços elevados, que nem sempre é fácil de vender.

Usado de forma cuidadosa, o CTA pode na verdade ajudar o potencial cliente a comprar, ajudando-o a entrar no funil de vendas e a percorrer o processo que conduz à transação. O segredo do sucesso passa por encontrar o Call to Action certo para cada situação.

Por exemplo, para a venda de um produto caro, um CTA inteligente poderia ser: “Ligue agora para receber uma amostra grátis”.

No mundo digital, o CTA é ainda bastante usado por muitos gestores de negócios para criar listas de e-mail (“Inscreva-se agora para receber um e-book gratuito”), aumentar o número de seguidores nas redes sociais (“Receba mais dicas e cupões de desconto seguindo-nos no Facebook!), manter tráfego no seu site (“Clique aqui para ler mais sobre …”) e muito mais!

E agora é normal que me pergunte: e como é que eu faço um CTA? Bem, existem algumas expressões típicas para CTA sobre as quais pode trabalhar para criar o seu. Eis algumas sugestões:

Inscreva-se

Registe-se

Ligue-se a nós

Doe à nossa causa

Compre



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Partilhe

Siga

Faça o download

Clique aqui para

Uma técnica útil para levar as pessoas a tomar uma ação imediatamente passa por adicionar uma sensação de urgência ao CTA. Por exemplo:

– Esta oferta acaba no Halloween.

– Tempo limitado de oferta.

– Limitado ao stock existente

– Não perca este preço especial até à meia-noite

 

Mesmo que a partir de agora comece já a perceber as várias estratégias usadas para conduzir o consumidor à ação, é importante para as empresas não assumir que o público-alvo sabe automaticamente o que se espera deles.

Enquanto gestor de um negócio, conseguirá melhores resultados ao ser claro e direto sobre aquilo de que precisa de falar.

Certifique-se de que cada página do seu site, cada interação de vendas e cada material impresso contêm um CTA claro, definido e facilmente identificável. Se não tem ideias, investigue os materiais de marketing e alguns sites para ver como estão a aplicar esta estratégia.

Os CTA também funcionam melhor quando não são complicados. Não obrigue os seus potenciais clientes a passar por um labirinto ou saltar através de aros.

Embora a opção de oferta (ou seja, “Ligue ou envie-nos um e-mail”) seja boa, não lhes dê tantas opções de escolha.

Finalmente, tenha um objetivo final para cada CTA para que o possa integrar com outras partes do seu plano de marketing ou para facilitar na entrada do seu funil de vendas.

 

Qual o seu call to action favorito ou que tenha dado mais resultado? Compartilhe connosco!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

aumentar seguidores, aumentar vendas, Call to Action, call to action tradução, chamada para acção, criar listas de e-mail, CTA, estratégia de marketing, ganhar seguidores, o que é call to action, wordpress call to action

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009