
Será que você é um Empreendedor? Conheça as características
Quais são as principais características de um empreendedor? Já alguma vez parou para pensar nisso?
Estamos numa época em que qualquer pessoa consegue arranjar uma forma de ganhar dinheiro extra a vender coisas online (ou a fazer revenda de produtos personalizados impressos numa gráfica). Mas, será que apenas essa vontade é suficiente?
O que leva alguém a empreender? Quais são os motivos que levam alguém a abdicar de um sem número de coisas em prol de fazer algo que ama?
Um empreendedor é muito mais do que alguém que sonha ser senhor do seu tempo e ter férias quando quiser (existe realmente um estigma sobre este assunto, não existe?)
Ser empreendedor é criar valor na sociedade e nas empresas. É ser capaz de encontrar produtos ou serviços inovadores e que vão de encontro às verdadeiras necessidades dos clientes! E, além disso, é saber criar necessidades no seu público alvo (através de excelentes estratégias de marketing).
E, esta vontade de encontrar soluções onde os outro veem problemas, é algo que não acontece de um dia para o outro.
Ser empreendedor é saber aceitar os altos e baixos, e ver no fracasso uma forma de fazer algo melhor! Assim, quais é que são as principais características de um empreendedor? São muitas e se continuar a ler vai descobri-las!
Características de um empreendedor: As 4 mais importantes
Criar uma empresa, um negócio inovador ou simplesmente ter a coragem de deixar o certo pelo incerto em busca de um sonho, não é algo que qualquer pessoa possa fazer.
Ou melhor, poder até pode! A questão é que nem todas as pessoas têm realmente as características necessárias para ser um empreendedor.
A arte de empreender não é para todos! Mas, mesmo assim, podemos dizer que os empreendedores modernos arriscam muito mais do que os nossos antepassados. Mas afinal quais são as características de um empreendedor? Conheça-as de seguida.
1. Iniciativa
Vamos ser muito realistas. Ninguém alcança o sucesso se ficar sentado no sofá e fizer todos os dias exatamente a mesma coisa.
Conhece a expressão “coisas boas acontecem quando sai da sua zona de conforto”? Pois bem, um empreendedor tem de viver fora da sua zona de conforto e para isso é realmente preciso ter iniciativa.
2. Paixão pelo que faz
Ninguém começa um negócio a achar que vai ficar rico nos primeiros anos! Na verdade, a grande maioria das empresas dá prejuízo no primeiro ano (e no 2º ou 3º também).
Ter um negócio próprio, é também trabalhar muito mais que 8 horas por dia, 7 dias por semana! Férias? Feriados? Durante algum tempo não vão fazer parte da sua vida!
Assim, se não tiver paixão e amor verdadeiro pelo que faz, acredite, não tem um das principais (se não a principal) características de um empreendedor.
3. Capacidade de planeamento e de execução
Verdade se diga que independentemente de ser um empreendedor digital ou não, precisa saber planear, executar e delegar. Estes são os 3 pontos base de qualquer empreendedor.
Uma pessoa que não tenha capacidade de planeamento dificilmente vai conseguir estruturar tudo o que é necessário para criar um negócio próprio.
E, além, de planear é também precisa saber como executar ou delegar! Sim, porque é importante saber e ter capacidade de delegar. Só assim se faz crescer um negócio.
4. Capacidade de automotivação
Vamos ter muito sinceros! Se não tem confiança em si mesmo e se desmotiva com facilidade, saiba desde já que esta vida de ser empreendedor não é para si!
Vão haver dias que vai querer desistir (muitos mais do que seria de desejar), vão haver dias que se vai sentir esgotado, vão haver dias que vai pensar “o que é que eu fiz à minha vida”…
Mas, também vão haver dias que vai pensar “eu estou no caminho certo”… E, por esses dias todos os sacrifícios vão valer a pena!
É claro que existem muito mais características de um empreendedor! Mas, sem estas 4, não vale sequer a pena tentar entrar nesta aventura que vai virar a sua vida do avesso!