Cartão de visita Aprenda a escolher a cor ideal

Cartão de visita: Aprenda a escolher a cor ideal

Pare e olhe para os seus cartões de visita! O que é que se destaca à primeira vista? Se tudo lhe parece meio preto no branco, acredite que é mais ou menos essa a imagem que está a passar aos seus clientes.

Embora possam ter algumas dificuldades em escolher as melhores cores para cartão de visita, a verdade é que as mesmas servem não só para criar cartões de visita personalizados como também para associar emoções ao seu negócio.

Sabia que se o seu cartão de visita é monocromático tem 10 vezes menos hipóteses de ficar guardado na carteira de um potencial cliente? É verdade! De acordo com especialistas as pessoas mantêm mais facilmente cartões com cores impactantes.

A par disso sabia que existem alguns esquemas de cores que ajudam a aumentar as hipóteses de conseguir um novo cliente ou fechar uma venda?

As cores têm influência direta nos nossos sentimentos e emoções (existem milhares de cartões de visita exemplos que o comprovam).

Assim, de seguida vamos explicar-lhe um pouco melhor como funcionam as cores num cartão de visita.

 

Cores de um cartão de visita: Vale (quase) tudo menos o monocromático

Agora que já sabe como fazer um cartão de visita que não seja monocromático, é importante perceber como escolher as cores certas. E como é que isso se faz? É isso que lhe vamos explicar de seguida.

 

1. A teoria das cores

Provavelmente não tem esta noção, mas quando recebe um cartão de visita, irá criar-se uma conexão subconsciente com o que está a ver. E, a cor do cartão de visita tem um grande papel nessa conexão.

De forma a criar cartões de visita criativos e eficazes, é possível utilizar a teoria da cor, que ajuda a perceber como é que as cores se complementam.

 

1.1 Compreender a teoria da cor

Com a teoria da cor, qualquer designer consegue compreender qual o papel que cada cor terá na transmissão de determinada mensagem. E, está incluída nesta compreensão a forma como as cores são misturadas no cartão de visita.

As cores podem ser organizadas de três formas distintas:

  • Analógica
  • Complementar
  • Triádica

Escolher qual o esquema de cores mais adequado à mensagem que quer passar é um trabalho que envolve muitos testes e análises. Mas, quando bem feito, este trabalho irá ter uma verdadeira repercussão nas suas vendas.

 

1.2 A psicologia das cores

Para perceberem como fazer cartões de visita que convertem verdadeiramente, os designers utilizam também a psicologia das cores de forma a escolher as que mais se adequam à mensagem que a marca quer passar. Alguns exemplos são:

  • Amarelo – Transmite otimismo e calor
  • Laranja – Comunica alegria e confiança
  • Vermelho – É associado a algo jovem e arrojado
  • Azul – Comunica confiança e força
  • Verde está associado à paz e à saúde
  • Cinzento é visto como neutro e calmo

Acredite que a psicologia das cores pode ter um enorme impacto na forma como o seu cartão de visita será percebido pelos seus potenciais clientes.

 

1.3 Aplicar a teoria das cores para fazer cartões de visita

Se pensarmos num negócio que tenha com público-alvo crianças, um design divertido e com tons de vermelho e amarelo pode ser uma excelente opção.

Mas, se falarmos por exemplo de um escritório de advogados, muito provavelmente o ideal é utilizar azul, cinza ou cores mais suaves que representam confiança.

Assim, o primeiro passo é essencialmente conseguir perceber exatamente qual é a mensagem que quer passar.

Em eventos de networking, o que é que fará o seu cartão de visita se destacar? Lembre-se que apesar das cores, o mesmo tem de se encaixar na sua marca, na mensagem que quer passar e essencialmente gerar notoriedade para o seu negócio.

O design do cartão pode até ser minimalista, contudo se as cores do cartão de visita e as fontes de letra forem apelativas, isso irá fazer a diferença.

E lembre-se que o esquema de cores que escolher deve ser implementado em toda a sua marca – no logotipo do seu negócio, sinalização (como bandeiras ou expositores), design do site e cartão comercial. E porquê? É simples, para manter as mensagens consistentes.

 

2 A importância do design

Quando falamos em fazer cartões de visita que convertem, não estamos somente a falar de cores! Estamos a falar de ter uma estratégia prévia pensada.

Um designer profissional (que supomos que seja quem irá desenvolver o cartão de visita) tem de perceber como incorporar as informações que lhe dá, mantendo um espaço em branco e utilizando fontes de letras legíveis.

Só depois de criadas as bases para os cartões de visita criativos é que as cores dos cartões entram em ação.

O primeiro passo é olhar para o logotipo do negócio. Provavelmente o mesmo irá ser uma parte muito central do cartão (principalmente tendo em conta o tamanho do cartão de visita).

Assim, vai haver a necessidade de escolher cores que efetivamente complementam o mesmo.

 

2.1 A importância de uma estratégia de saturação

É importante que tenha também em conta uma estratégia de colocação de cores. E porquê? Porque será essa estratégia que irá impedir de saturar o se cartão.

Muitas vezes, o melhor design envolve o uso de cor somente no logotipo e no texto. Mas tudo irá depender de qual é a mensagem que quer passar.

 

2.2 Tipo de papel

Outro ponto essencial para desenvolver um cartão de visita criativo e que converte é a escolha acertada do papel.

E porquê? Porque o mesmo pode afetar a forma como a cor se reflete no cartão depois de impresso. Assim, normalmente utiliza-se um tipo de papel mais espesso e com menos brilho (de forma a não dificultar a leitura).

 

Mas, o nosso conselho é que aquando da impressão de cartões de visita fale com a Sydra Gráfica Online, já que podemos ajudá-lo a escolher o melhor papel para a impressão dos seus cartões.

Agora já sabe alguns pontos a considerar na criação de cartões de visita personalizados. Assim, escolha bem as cores do cartão, o tamanho e o tipo de papel. Tudo isso conjugado fará a diferença.

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

cartões de visita exemplos, cartões de visita personalizados, como fazer cartão de visita, como fazer cartões de visita, fazer cartões de visita, impressão de cartões de visita, o que é cartão de visita


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009