Cartão fidelidade como funciona e porque deve utilizar no seu negócio

O cartão fidelidade é, atualmente, uma ferramenta de comunicação fundamental na estratégia de marketing de qualquer negócio. São cada vez mais as empresas de grande, média ou pequena dimensão, a compreender que tão importante como a aquisição de novos clientes, é fidelização dos atuais clientes.

No artigo de hoje vamos apresentar como funciona o cartão fidelidade e de que forma pode ser utilizado no seu negócio.

QUAIS OS OBJETIVOS PARA CRIAR UM CARTÃO FIDELIDADE PARA SUA EMPRESA?

 

O cartão fidelidade permite que o consumidor obtenha benefícios ao comprar em determinada empresa. Esta estratégia de fidelização consiste na oferta de um produto ou serviço, num desconto na próxima compra ou prémio, ou ainda, na acumulação de pontos cada vez que faz uma compra.

Independentemente da área de negócio, as empresas entendem a importância de reter clientes existentes e por isso mesmo, as estratégias para fidelização de clientes são também mais comuns.

Em áreas como estética, restauração, moda ou outras áreas, é comum utilizar-se o cartão fidelidade para estabelecer um vínculo com os clientes, contribuindo para aumentar o desejo do cliente de permanecer fiel ao seu serviço ou aos seus produtos.

Alguns dos objetivos mais comuns para criar o seu cartão fidelidade são:

  • Aumentar o número de clientes que voltam a comprar um produto ou serviço;
  • Aumentar o valor que os clientes gastam no seu espaço;
  • Melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente;
  • Conquistar novos clientes.

Está a ponderar criar um cartão fidelidade para os seus clientes? Antes de desenvolver o seu cartão, analise e confira as principais vantagens para o seu negócio:

 

1. Impulsiona o crescimento do negócio

Para além de ajudar a fidelizar os atuais clientes, o cartão fidelidade contribui para aumentar o número de novos clientes e promover o relacionamento entre a marca e os seus consumidores.

Por outro lado, o programa de fidelização pode contribuir para incentivar os clientes a irem mais vezes ao encontro da sua empresa, aumentando assim, a probabilidade de comprarem mais e mais vezes.

 



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2. Custo de investimento é reduzido

O custo de fidelizar um cliente é menor do que a aquisição de um novo cliente. Segundo afirmou a Forbes, em 2013, manter um cliente existente é 7 vezes mais barato do que adquirir um novo.

Acresce ainda o fato do custo para a criação de um cartão fidelidade ser reduzido, quando comparado com investimento que é necessário para outras ferramentas de comunicação.

 

3. Aumenta a visibilidade e notoriedade da empresa

Os programas de fidelidade cumprem uma função dupla, por um lado incentivam os novos clientes a se manterem após a compra dos seus produtos e serviços e por outro lado, garantem que os clientes fiéis existentes ainda se sintam valorizados pela marca.

Sabemos que quanto mais os clientes se sentem apreciados e admirados pela empresa, mais facilmente a apoiam e recomendam a outras pessoas. Desta forma, estamos a contribuir para aumentar e melhorar a visibilidade da marca.

4. Melhora o relacionamento entre os clientes e a empresa

Ao implementar um cartão fidelidade, está a enviar uma mensagem para a sua base de clientes atual ou para potenciais clientes, mantendo assim, um relacionamento com as pessoas que já têm uma ligação com a sua empresa.

Estas ações promovem a proximidade entre a empresa e a sua comunidade, sejam eles clientes ou potenciais clientes.

#DicaPRO: Depois de definir a sua estratégia de fidelização e de criar o cartão fidelidade, monitorize os resultados. Analise os dados e avalie se a estratégia que implementou e a recompensa que definiu está realmente a fidelizar clientes e a contribuir para a sua empresa crescer! Recebeu mais clientes? Quantos fizeram mais do que uma compra?

 

Agora que já apresentámos como funciona o cartão fidelidade e alguns dos seus benefícios, ficou mais esclarecido? Se ainda não definiu a sua estratégia de fidelização de clientes, chegou a hora. Lembre-se que poderá estar a perder boas oportunidades para a sua empresa!

 

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