
Cartazes: como desenvolver um cartaz eficaz
Apesar de não se poderem colar nas paredes (por motivos óbvios), os cartazes são ainda uma fonte de comunicação empresarial extremamente poderosa.
Assim, é ainda muito comum que quando um negócio precisa de fazer alguma divulgação (seja de um evento local, do desenvolvimento de um novo produto…) opte por criar um cartaz e promover o mesmo.
E sim, contrariamente ao que pensa, um cartaz pode e deve ser promovido offline e online. E porquê online?
Porque existe a possibilidade de alcançar um número muito superior de potenciais interessados. Mas, para que isso efetivamente aconteça, o cartaz tem de ter qualidade e ser chamativo.
Assim, hoje damos-lhe algumas dicas para desenvolver um cartaz que seja realmente eficaz.
Cartazes: 4 dicas simples para desenvolver um cartaz eficiente
Antes de começar a desenvolver qualquer tipologia de cartaz para os seus clientes, é importante perceber qual é que irá ser a sua função.
Isto porque, no segmento de Artes Gráficas existem cartazes de rua, cartazes de interior, cartazes informativos… enfim, cada tipologia irá ter a sua própria especificidade.
E, de acordo com essa especificidade, irá também estar relacionado o período de vida útil dos próprios cartazes. Se o mesmo estiver exposto ao sol, chuva e vento, por muito boa qualidade que tenha, mais cedo ou mais tarde irá começar a desbotar.
Depois de ter estas questões em conta, veja as dicas que temos para si.
1. Pense nos espaços mais importantes
Independentemente do local onde o cartaz irá ser colocado, tenha em mente que enquanto designer tem de trabalhar 3 espaços importantes:
- Slogan
- Imagem
- Texto
Assim, a hora de começar a desenvolver o layout do mesmo, pense estrategicamente como é que irá dar vida a cada um dos elementos, sem criar ruído visual.
A par disso, não se esqueça que o cartaz tem sempre de ter um espaço (por norma o rodapé) onde são colocadas informações como morada, contacto e nome da empresa.
2. Evite excessos na mensagem
Provavelmente quando o cartaz chegar à sua mão para ser feito, o objetivo, público-alvo e mensagem já vão estar definidos.
Assim, a não ser que esteja a criar cartazes meramente informativos (e mesmo nestes casos é possível redirecionar o leitor para outro lado), o ideal é que os mesmos tenham pouco conteúdo escrito.
Isso é essencial porque cartazes com muito texto não são agradáveis à leitura. E, se o target não se der sequer ao trabalho de parar para ver, o seu trabalho não foi bem desenvolvido (e temos a certeza que não é isso que deseja).
O ideal é que as pessoas percebam a mensagem de forma imediata.
3. Tenha cuidado com as imagens e o layout
Não é incomum vermos cartazes que não têm qualquer tipo de texto. Ou seja, são compostos exclusivamente por imagem.
Isso acontece essencialmente porque o contexto do cartaz a isso o dita, já que imagem é a própria mensagem.
Se esse for o caso, invista na qualidade da imagem e nunca na quantidade. Use apenas uma imagem, e deixe pelo menos 30% do espaço vazio.
4. Cuidado com a distância e localização
Embora possa parecer estranho, a verdade é que a distância e a localização do cartaz devem ser tidos em conta na altura da sua conceção.
Além disso, o mesmo deve estar localizado num ponto que destaque a mensagem. A par disso, as letras devem ter um tamanho razoável para que sejam vistas de longe.
Se além da criação, submeter a impressão dos cartazes e for colocar os mesmos no espaço correto, considere que os mesmos devem sempre estar ao alcance dos olhos.
Estas são as 4 dicas que temos para lhe dar, para que consiga desenvolver cartazes que sejam capazes de captar a atenção do público-alvo do seu cliente.
Se desenvolveu por exemplo cartazes de exterior e precisa que os mesmos sejam impressos num material de alta qualidade, nada como entrar em contacto com a Sydra Gráfica Online. Temos a certeza que podemos ajudar.