Cartazes como desenvolver um cartaz eficaz

Cartazes: como desenvolver um cartaz eficaz

Apesar de não se poderem colar nas paredes (por motivos óbvios), os cartazes são ainda uma fonte de comunicação empresarial extremamente poderosa.

Assim, é ainda muito comum que quando um negócio precisa de fazer alguma divulgação (seja de um evento local, do desenvolvimento de um novo produto…) opte por criar um cartaz e promover o mesmo.
E sim, contrariamente ao que pensa, um cartaz pode e deve ser promovido offline e online. E porquê online?

Porque existe a possibilidade de alcançar um número muito superior de potenciais interessados. Mas, para que isso efetivamente aconteça, o cartaz tem de ter qualidade e ser chamativo.

Assim, hoje damos-lhe algumas dicas para desenvolver um cartaz que seja realmente eficaz.

Cartazes: 4 dicas simples para desenvolver um cartaz eficiente

Antes de começar a desenvolver qualquer tipologia de cartaz para os seus clientes, é importante perceber qual é que irá ser a sua função.

Isto porque, no segmento de Artes Gráficas existem cartazes de rua, cartazes de interior, cartazes informativos… enfim, cada tipologia irá ter a sua própria especificidade.

E, de acordo com essa especificidade, irá também estar relacionado o período de vida útil dos próprios cartazes. Se o mesmo estiver exposto ao sol, chuva e vento, por muito boa qualidade que tenha, mais cedo ou mais tarde irá começar a desbotar.

Depois de ter estas questões em conta, veja as dicas que temos para si.

1. Pense nos espaços mais importantes

Independentemente do local onde o cartaz irá ser colocado, tenha em mente que enquanto designer tem de trabalhar 3 espaços importantes:

  • Slogan
  • Imagem
  • Texto

Assim, a hora de começar a desenvolver o layout do mesmo, pense estrategicamente como é que irá dar vida a cada um dos elementos, sem criar ruído visual.

A par disso, não se esqueça que o cartaz tem sempre de ter um espaço (por norma o rodapé) onde são colocadas informações como morada, contacto e nome da empresa.

2. Evite excessos na mensagem

Provavelmente quando o cartaz chegar à sua mão para ser feito, o objetivo, público-alvo e mensagem já vão estar definidos.

Assim, a não ser que esteja a criar cartazes meramente informativos (e mesmo nestes casos é possível redirecionar o leitor para outro lado), o ideal é que os mesmos tenham pouco conteúdo escrito.

Isso é essencial porque cartazes com muito texto não são agradáveis à leitura. E, se o target não se der sequer ao trabalho de parar para ver, o seu trabalho não foi bem desenvolvido (e temos a certeza que não é isso que deseja).

O ideal é que as pessoas percebam a mensagem de forma imediata.

3. Tenha cuidado com as imagens e o layout

Não é incomum vermos cartazes que não têm qualquer tipo de texto. Ou seja, são compostos exclusivamente por imagem.

Isso acontece essencialmente porque o contexto do cartaz a isso o dita, já que imagem é a própria mensagem.

Se esse for o caso, invista na qualidade da imagem e nunca na quantidade. Use apenas uma imagem, e deixe pelo menos 30% do espaço vazio.

4. Cuidado com a distância e localização

Embora possa parecer estranho, a verdade é que a distância e a localização do cartaz devem ser tidos em conta na altura da sua conceção.

Além disso, o mesmo deve estar localizado num ponto que destaque a mensagem. A par disso, as letras devem ter um tamanho razoável para que sejam vistas de longe.

Se além da criação, submeter a impressão dos cartazes e for colocar os mesmos no espaço correto, considere que os mesmos devem sempre estar ao alcance dos olhos.

 

Estas são as 4 dicas que temos para lhe dar, para que consiga desenvolver cartazes que sejam capazes de captar a atenção do público-alvo do seu cliente.

Se desenvolveu por exemplo cartazes de exterior e precisa que os mesmos sejam impressos num material de alta qualidade, nada como entrar em contacto com a Sydra Gráfica Online. Temos a certeza que podemos ajudar.

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

cartazes online, criar cartaz, criar cartaz de evento, criar cartazes, impressão dos cartazes


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009