CMYK tudo o que necessita de saber.

O sistema de cor utilizado no processo de impressão é o CMYK. Sabia que até a sua impressora doméstica inkjet ou a aquela impressora laser utilizada na sua empresa é através deste sistema de cor? É essencial todo o designer ou criativo entender a diferença entre o sistema de cor CMYK e o RGB, até mesmo saber por qual optar no seu devido momento.

COMO FUNCIONA O RGB PARA CMYK.

Para perceber o sistema de cor CMYK, é melhor começarmos por entender o sistema de cor RGB.

O sistema de cor RGB é composto pelas cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). É utilizada nos monitores, é este sistema de cor que vê nos seus projetos enquanto ainda estão sendo visualizados em um ecrã. Este sistema RGB é submetido a todos os projetos que utilizem um ecrã digital como suporte de visualização tais como: websites, apresentações digitais, vídeos, e outros projetos digitais.

Estas cores, embora sejam vistas em vários meios digitais, como o caso do monitor de computador, televisão mupis digitais, nunca será visto em suporte impresso, é aqui que o sistema de cor CMYK impera.

Quando duas cores RGB se misturam de forma igual produzem tonalidades de cor CMYK, onde são conhecidas como primárias subtrativas. Eis alguns exemplos:

Verde e Azul forma Cyan (C)
Vermelho e Azul forma Magenta (M)
Vermelho e Verde forma Amarelo (Y)

O Preto é adicionado posteriormente porque não é possível formar a partir da mistura de nenhuma das três cores primárias subtrativas (a mistura das três cores combinadas resulta em um castanho escuro). O “K”, ou “Key” que significa chave é designado para Preto.

 

CMYK COMO PROCESSO DE IMPRESSÃO.

As quatro cores no processo de impressão usam quatro cabeças, placas ou tambores dependendo do tipo de impressão e impressora; uma para cyan, uma para magenta, uma para o amarelo e outra para o preto.

Quando estas cores se combinam no papel através de pequenos pontos, aos olhos humanos vê-se uma imagem finalizada.

CMYK NO DESIGN GRÁFICO.

Os designers gráficos têm de saber lidar com a ponte entre o que vêm no monitor em RGB e o resultado final na impressão em CMYK. As artes finais devem sempre ser convertidas em CMYK antes de fornecer ou enviar para impressão.

Este grande problema é facilmente resolvido utilizando amostra ou “swatches”, assim vai conseguir ser fiel à cor em todo o processo. Imagine por um momento, determinada empresa tem um logotipo ou material de branding com uma cor específica. É importante saber que essa cor é imprescindível para o reconhecimento da marca junto do seu consumidor.

As amostras ou “swatches” providência ao designer e cliente um exemplo de cor que irá sair na impressão em suporte físico. Atualmente esses “swatches” podem ser escolhidos em programas de edição fotográfica ou design, a fim de garantir a cor. Mesmo que o seu monitor não esteja calibrado a impressão será fiel à cor da palete de amostras ou “swatches”.

Pode também solicitar uma amostra de impressão pela impressora que vai efetuar o projeto. Pode esta última solução atrasar o processo de impressão, mas vai ser possível confirmar as cores.

 

PORQUÊ TRABALHAR EM RGB PARA DEPOIS CONVERTER EM CMYK?

Esta é uma questão que surge ocasionalmente, porque não realizar o design de um projeto já em CMYK se vai ser para imprimir. Pode o fazer, mas tem de saber discernir as cores, pois irá visualizar cores CMYK em um suporte que trabalha em RGB como é o caso do monitor.

Outro problema que pode ocorrer é o caso do programa de edição fotográfica como o Photoshop irá limitar as funções se trabalhar imagens em CMYK.

Isto acontece porque o programa foi desenvolvido para fotografia que utiliza o sistema de cor RGB.

Programas de design como o InDesign e o Illustrator já têm todas as funcionalidades liberadas mesmo na utilização do CMYK porque foi desenvolvido para designers. Por estas razões, designers gráficos geralmente recorrem ao Photoshop para edição fotográfica.

 

Dito isto, não se esqueça de ao finalizar sua arte, é sempre importante verificar se está tudo conforme esperado, sejam eles vetores ou imagem e se estão convertidos em CMYK. Se tomar sempre este procedimento vai evitar que haja variações de cor não esperadas no seu projeto.

 

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

cmyk grafica, cores cmyk, cores html, cores rgb, grafica cores, impressão gráfica, quais as cores primarias, sistema cmyk, tabela de cores, tabela de cores cmyk, tabela de mistura de cores

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009