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Como fazer um Cartão de visita de Sucesso: Guia Definitivo

Nos dias que correm, um cartão de visita é sem qualquer sombra de dúvida uma das ferramentas mais poderosas do mundo dos negócios.

E, é talvez por isso que os cartões de visita são um dos primeiros pedidos que as empresas fazem aos designers (a par com o desenvolvimento da identidade corporativa).

Mas, desengane-se se pensa que é simples criar este pequeno pedaço de papel. Na verdade, pode ser um verdadeiro desafio para qualquer designer conseguir em tão pouco espaço revelar a essência de um negócio.

Além disso, conjugar as informações essenciais para uma empresa sem ocupar demasiado espaço, requer no mínimo perícia e bom gosto.

Mas, como tudo é possível de ser trabalhado, hoje na Sydra Gráfica Online resolvemos elaborar o guia definitivo de como fazer cartões de visita que fazem realmente sucesso. Ora continue a ler.

Cartão de visita: o que precisa saber para ser um expert na sua criação

Neste guia definitivo vamos ajudá-lo a perceber como é que pode fazer cartões de visita que geram uma primeira impressão positiva.

Assim, antes de enviar um orçamento para o seu cliente, nada melhor que perguntar-lhe se já tem o logotipo terminado, e se o esquema de cores da marca já está definido.

Podem parecer-lhe logo à partida perguntas estranhas. Contudo, lembre-se que um cartão de visita é uma extensão da marca.

Como criar um Cartão de visita de Sucesso Guia Definitivo

Assim, estes dois elementos vão desempenhar um papel importante na criação do seu cartão de visita, mas também vão influenciar outras áreas como o layout e identidade do site e das redes sociais.

Assim todas as ações de comunicação têm de estar alinhadas e ser coerentes.

Mas, vamos agora ao que interessa. De seguida veja as nossas dicas para desenvolver um trabalho exímio na criação de cartões de visita para o seu cliente.

1. Escolha a forma do cartão

Pode parecer estranho, mas nem todos os empresários querem ter um cartão de visita dito “tradicional”.

Nos dias que correm as gráficas online (como é o caso da Sydra) têm técnicas de impressão muito mais avançadas. E isso, leva a que os profissionais de design gráfico possam explorar a sua criatividade (sempre que o cliente a isso o permita).

Assim, optar por um cartão retangular ou por um cartão com formas criativas, irá depender essencialmente da imagem e mensagem que ele quer transmitir.

Para indústrias mais criativas pode ser interessante fugir da normalidade. Contudo, para empresas mais formais é importante manter a formalidade sob pena de ter um efeito adverso.

Na realidade, o melhor é mesmo falar com o cliente e perceber qual a mensagem que pretende passar.

 

2. Tenha em conta o tamanho do cartão

A próxima decisão passa por decidirem o tamanho do cartão de visita. Em Portugal é utilizado comumente o tamanho padrão europeu (85 x 55 mm), contudo noutros países o tamanho poderá ser um pouco diferente.

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Mas, independentemente do tamanho final do projeto, tem sempre de considerar três fatores:

  • Bleed area – A parte mais externa do cartão que pode ser cortada
  • Linha de recorte – Trata-se da linha condutora para o corte do cartão
  • Linha de segurança – Linha que define o espaço de recorte. Considere que qualquer informação que esteja fora desta linha está sujeita a erros de corte (por isso tenha especialmente cuidado com os logotipos ou informações essenciais)

Tenha em consideração que as áreas associadas a estes fatores variam de acordo com a impressora. Assim, uma aposta segura poderá ser dar uma margem total de cerca de 5 mm, para evitar erros de impressão.

 

3. Logotipo e outras informações gráficas

O logotipo do seu cliente irá ser o primeiro ponto que precisa ter em consideração na concepção do cartão de visita.

Por norma, o mesmo deve estar num espaço centrado e que seja designado exclusivamente para o mesmo (essencialmente o logotipo será o destaque de um dos lados do cartão de visita).

Uma vez que a maior parte dos empresários opta por utilizar os dois lados do cartão, poderá dedicar um em exclusivo ao logo e o outro à colocação de informações relevantes.

Outro ponto a considerar nesta fase de desenvolvimento, passa por perceber o que é que o cliente quer. Se o mesmo for adepto de minimalismos, quanto mais clean estiver o cartão de visita melhor.

Contudo, se for um cliente que procura ter uma identidade visual mais interessante, pode ser uma opção preencher espaços em branco com gráficos adicionais.

Os mesmos funcionam bem para mostrar a identidade da sua marca. Sem precisar de o dizer explicitamente, pode comunicar a personalidade da sua marca através de imagens visuais, incluindo cores.



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4. Coloque o texto necessário

É importante perceber que as informações constantes no cartão, dependem exclusivamente do que o seu cliente quiser.

Contudo, muitos empresários querem colocar demasiada informação (ou quase nenhuma) e acabam por não saber bem que dados devem constar do mesmo.

O ponto essencial é perceber quais as informações que vão beneficiar o seu cliente. Por isso, de seguida pode ver uma lista com as opções mais comuns:

  • Nome – Cada cartão precisa de um nome
  • Nome da empresa – Que poderá estar representado pelo logotipo
  • Cargo – Para negócios mais tradicionais o cargo pode ser um fator de relevância
  • Número de telefone – Mesmo que o telefone não seja o método preferido de contacto, deve sempre estar presente
  • Email – O email é cada vez mais um meio preferencial para comunicações empresariais não urgentes, por isso também deve estar presente no design do seu cartão de visita
  • URL do site – Incluir o URL do seu site é um convite (não agressivo) para visitar o mesmo
  • Morada – Essencial se o serviço for prestado num local próprio (como é por exemplo o caso dos cabeleireiros)
  • Slogan – Um slogan ajuda com a identidade da marca e adiciona um pouco de personalidade a qualquer cartão

A informação mais importante a reter, é que um cartão de visita não serve apenas para passar informação de determinado negócio. Serve essencialmente para que quem o recebe, consiga reter a informação essencial.

 

5. Tipografia

Para desenvolver um cartão de visita que cause impacto, a tipografia é também essencial. Isto porque o espaço é relativamente pequeno e toda a informação tem de ser efetivamente legível.

A par disso, o tamanho e o tipo de letra devem sempre ser ajustados de modo a passar exatamente a mensagem que o cliente quer.

De forma simples, a escolha da melhor tipografia pode ser realizada tendo por base 3 pontos essenciais:

  • Tamanho – De forma a manter a legibilidade é importante que o tamanho da letra seja pelo menos 8. Contudo, alguns elementos que necessitem ser destacados podem ter um tipo de letra um pouco maior.
  • Fonte de letra – A escolha da fonte de letra deve ser ajustada com todo o material gráfico já desenvolvido, e precisa representar a personalidade da marca. Acertar com o tipo de letra certo para o cartão de visita do seu cliente pode ser uma verdadeira odisseia.
  • Cor – Vamos partir do pressuposto que sabe quais são as cores associadas à marca sobre a qual está a trabalhar. Assim, é importante que na criação do cartão utilize as mesmas ou pelo menos cores de espectro similar e que conjuguem na perfeição com a marca e a mensagem que irá ser passada.

A par destas questões, considere sempre que o seu cartão de visita tem de ter alguns espaços em branco de forma a não se tornar demasiado “confuso”.

Se precisar de ideias existem milhares de cartões de visita criativos nos quais se pode inspirar.

 

6. Considerar se deseja alguns acabamentos especiais

Agora que já tem os cartões de visita personalizados  praticamente todos planeados, está na hora de começar a analisar não só os acabamentos especiais que quer, mas também quais as gráficas online que podem desenvolver esse trabalho.

De seguida explicamos-lhe quais são os acabamentos especiais mais comuns!

  • Estampagem em relevo – Esta técnica vai criar relevos fazendo com que certas áreas do seu cartão de visita acabem por sobressair.
  • Letterpressing – Este tipo de acabamento é o contrário da estampagem em relevo. O mesmo empurra o papel para baixo e o resultado fica similar ao de uma gravura. É especialmente útil para chamar a atenção para determinado pormenor do seu cartão.
  • Revestimento extra – Muitas vezes os cartões de visita têm uma camada de verniz extra que tem como principal intuito dar-lhe mais brilho e criar uma textura suave. Acredite que faz toda a diferença na perceção de qualidade que quem recebe o cartão irá dar à marca.

 

7. Finalize o design

Depois de todo o trabalho ter sido desenvolvido, de já saber quais as informações, os conteúdos, as cores e as fontes de letra que vão ser utilizadas, está na hora de fazer uma revisão.

E porque é que fazer essa revisão do design do cartão de visita é essencial? É simples! É apenas para garantir que tudo funciona bem em conjunto.

Em primeiro lugar analise o fluxo visual, ou seja, como é que os seus olhos se movem a olhar para o cartão. O que é que vê primeiro? O que vê por último?

Tenha em mente que um bom fluxo visual começa pelo logotipo, segue para o nome e cargo e depois para as informações secundárias.

Se não é este o fluxo visual que os seus olhos fazem, saiba que é possível otimizar o mesmo alterando o tamanho e a localização de um elemento.

Tenha em mente que quanto mais espaço em branco o seu cartão tiver, mais destaque as informações vão ter. Por isso, garanta a velha máxima: menos é mais.

Por último, confirme: o texto é legível? As cores estão corretas? Algum elemento está muito perto da borda?

Verificar todos estes pontos vai garantir que o seu trabalho enquanto designer vai ser irrepreensível.

 

Agora já sabe como fazer cartões de visita memoráveis para os seus clientes.

Se além da criação do design quiser oferecer ao seu cliente o serviço de impressão, poderá falar com a Sydra, uma vez que prestamos serviço de revenda. Se tiver alguma dúvida que queira previamente esclarecer, estamos também ao seu dispor!

 

 

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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