Como escolher a fonte para a sua Marca

Como escolher a fonte para a sua Marca

Quando falamos do desenvolvimento de marca, a maior parte dos empresários pensa quase automaticamente em imagens e logo.

No entanto, existe um elemento extremamente valioso e que na maior parte das vezes acaba por ser desvalorizado. Estamos a falar obviamente dos tipos de letras que são utilizados.

Contrariamente ao que a grande maioria possa pensar, um leque de fontes utilizado com coerência é a “cola” entre todos os elementos de branding do seu negócio.

As fontes utilizadas contam uma história e trazem voz e personalidade ao seu trabalho. Seja na impressão numa gráfica online ou no design de redes sociais, um bom tipo de letra vai envolver o seu público-alvo.

E, um público-alvo envolvido é meio caminho andado para o seu negócio ter sucesso.

 

Marca: Como escolher a fonte ideal para a sua

Se a sua marca já tem um logotipo desenvolvido, é sinal que já escolheu a fonte ideal (que até pode ser uma das centenas de free fonts existentes).

Mas, esse foi apenas o primeiro passo! Além da fonte principal que está associada ao logotipo, vai também precisa de uma fonte secundária e uma fonte para o corpo do texto.

Existe uma quantidade infindável de fontes, por isso, é importante que faça uma escolha acertada.

De seguida, damos-lhe algumas diretrizes que podem ajudar a encontrar a fonte ideal.

 

1. Fontes Serif

As fontes Serif são o modelo de letra mais antigo e clássico (ou seja, são uma classic font). Se não sabe, uma serifa é uma pequena linha decorativa no final do traço de cada letra.

O melhor exemplo é o Times New Roman, a fonte padrão de quem utiliza o Word.

Estes tipos de fonte, além de clássicos, têm uma qualidade de legibilidade, o que as torna perfeitas para um sem número de opções. Tanto podem ser utilizadas no desenvolvimento de sites e informações online, como podem ser trazidas para o mundo real através de livros ou folhetos.

São sem sombra de dúvida uma mais valia para a sua marca.

 

2. Fontes San Serif

Uma fonte San Serif é uma fonte que não tem nenhum tipo de serifa.

São uma excelente opção para leitura geral e funcionam extremamente bem em impressão. Além disso, devido à possibilidade de serem legíveis em dispositivos pequenos, são uma excelente opção para websites ou ebooks.

As principais vantagens da utilização de uma fonte sem serifa na sua marca, passam essencialmente por serem fontes fortes, claras e modernas.

 

É importante ainda frisar que o mesmo tipo de fonte pode passar mensagens diferentes.

Por exemplo: sans serifas grossas são masculinas e trabalhadoras, enquanto a versão de linha fina transparece glamour e nobreza.

 

3. Fontes Slab

As Slab são fontes serifas em bloco. Basicamente o melhor exemplo que lhe podemos dar são as letras que escreve numa máquina de escrever.



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Embora possam ser muito interessantes para uma marca, têm que ser usadas com cuidado e geralmente são melhores para logos e cabeçalhos.

 

4. Fontes Script

As fontes script são intuitivas e na maior parte das vezes parecem cursivas.

E, este tipo de letra tem tido um desenvolvimento enorme nos últimos anos. Isto porque, cada vez mais os empresários procuram fontes de letras online que representem a sua marca de uma forma única.

Existem inúmeras tipologias de letra que vão desde os altamente caligráficos (usados em convites de casamento) até mais simples (que são utilizados por bloggers).

Acaba por ser uma tipografia decorativa e por isso não são adequados para longos parágrafos de texto.

 

5. Fontes decorativas

Estes modelos de letras são altamente estilizados e têm como intuito evocar um sentimento em quem lê.

Por isso, é importante ter cuidado na sua utilização. Porquê? Porque não são uma opção válida para todas as marcas ou tipos de negócio.

Além disso, as fontes decorativas devem ser exclusivamente utilizadas em logotipos. Nunca devem ser a fonte secundária ou de corpo de uma marca.

Além disso, neste ponto, o aconselhamos por parte de um designer gráfico pode ser essencial. Mas, lembre-se sempre que a última decisão será sua.

Isto porque temos a certeza que não vai querer que a sua marca fique com um logotipo desatualizado ao final de pouco tempo.

 

Que tipo de fonte deve ser utilizado por cada marca?

Pode parecer uma comparação estranha, mas escolher uma fonte para a sua marca é o mesmo que escolher uma roupa para um casamento.

Tecnicamente pode utilizar qualquer coisa… Mas, vai acabar por escolher o que assenta melhor e se adequa às suas verdadeiras necessidades.

Embora seja impossível dizer que determinada free fonte é uma má escolha, algumas simplesmente não vão ser apropriadas para o seu negócio.

Por exemplo, se tem uma empresa na área financeira, uma fonte de letra decorativa ou uma graffiti font não são opções viáveis.

Se a sua empresa trabalha na área da fotografia, existem fontes grátis que apelam ao romantismo, o que pode ser uma mais valia para a marca.

Tudo vai depender essencialmente do seu tipo de negócio e da mensagem que quer passar.

 

Fontes gratuitas vs. Fontes pagas: Qual a melhor opção?

Verdade se diga que vai essencialmente depender do seu tipo de negócio.

Uma pesquisa rápida online, permite ver que existem milhares de fontes gratuitas que podem ser utilizadas para tornar o seu projeto único e especial.

Considere ainda que se precisa de várias opções dentro do tipo de letra (bold, itálico…) e a grande maioria das free fonts não tem essas opções. Além disso, muitas delas não tem também símbolos comuns do dia a dia ou caracteres especiais.

Por isso, antes de fazer a sua escolha de qual a melhor fonte para a sua marca, fale com o designer, vejam opções, façam testes e, só aí, vão conseguir chegar a um consenso.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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