Descubra como fazer um cartaz online

Descubra como fazer um cartaz online

Muitas vezes recorremos a um designer gráfico para fazer cartaz online! Contudo, por vezes, e por limitações não temos essa possibilidade, havendo a necessidade de colocar as mãos à obra.

Se precisa desenvolver as artes gráficas para qualquer tipo de comunicação impressa e não sabe o que fazer, chegou ao sítio certo!

Hoje resolvemos dar-lhe algumas dicas para criar cartazes criativos e que impactem o seu público alvo!

Mas, antes de avançarmos, deixamos-lhe uma dica! Depois de o seu cartaz estar criado, escolha um bom serviço de impressão! Isto porque, a qualidade da mesma é essencial para que a sua mensagem seja corretamente passada.

 

Fazer cartaz: Dicas simples para jogar aos mãos à obra

Antes de mais é importante saber que existem programas para fazer cartazes e panfletos. E, o melhor de tudo é que estes programas são na sua grande maioria gratuitos.

Por isso, independentemente dos tipos de cartaz que vai desenvolver, usar um gerador de cartazes online é meio caminho andado para o sucesso.

E, por esse mesmo motivo, antes de lhe darmos as nossas dicas, deixamos-lhe algumas opções interessantes:

Estes são apenas alguns dos muitos sites onde poderá aproveitar dezenas de templates diferentes que vão garantir que o seu cartaz é realmente interessante.

Agora que já conhece alguns geradores de cartazes online, conheça de seguida as nossas dicas para fazer um cartaz apelativo.

 

1. Quem é o seu público alvo?

É importante perceber desde o início que fazer um cartaz para jogo de futebol não é de todo igual a fazer cartaz de natal para a festa da escola. Da mesma maneira que um cartaz informativo não é igual a um cartaz publicitário.

Existem vários tipos de cartazes, cada um deles com características e metodologias de desenvolvimento diferentes! Por isso, saber quem é o seu público alvo e qual o tipo de mensagem a passar é essencial para desenvolver algo que se adequa às suas necessidades.

 

2. Não coloque elementos a mais

Sabe a expressão “quanto menos, melhor”? A mesma adequa-se a 100% à realização de cartazes.

Os mesmos devem contar as imagens e as informações essenciais.

Os espaços vazios são importantes para passar uma mensagem clara. Se tiver imagens e informações a mais, o que irá acontecer é que o seu público alvo não irá saber para onde olhar.

Logo, se ele não sabe para onde deve olhar, vai acabar por não reter a informação essencial.

Se quer fazer um cartaz de excelência a regra base é: o assunto principal e a mensagem devem ser perceptíveis em menos de 5 segundos!

Se isso não acontece, reformule.

 

3. Use cores

Muitas pessoas não sabem que as cores têm significados e que devem ser utilizadas para passar uma mensagem!

As mesmas têm o poder de transmitir não só informações como emoções! Sabia que o vermelho é utilizado frequentemente por marcas de comida porque dá uma sensação de fome ao consumidor? Tem noção que as marcas de produtos orgânicos usam o verde porque o mesmo remete à natureza e dessa forma as pessoas associam a algo natural?

A verdade é que a cor é um dos pontos essenciais de qualquer negócio. Por isso, quando estiver a fazer um cartaz, olhe um pouco para a psicologia das cores e escolha as mais adequadas.

 

4. Tenha cuidado com a tipografia

Existem fontes gratuitas que pode utilizar para desenvolver corretamente o seu cartaz! Contudo, é preciso ter cuidado com as limitações das mesmas.

O nosso conselho é que teste ao máximo, veja as melhores variações e tente realmente perceber qual a mais adequada para a criação do cartaz publicitário.

 

Agora que conhece 6 geradores de cartazes online gratuitos e tem na sua posse 4 dicas imprescindíveis, temos a certeza que fazer um cartaz irá ser uma tarefa muito mais simples.

Se precisar, nada como falar com um designer da sua confiança para que o mesmo o possa ajudar nesta tarefa.


Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Apoio ao Cliente

+351 227 122 009

Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h