As 10 melhores dicas de como fazer cartões de visita memoráveis!

 

Embora estejamos caminhando para um universo cada vez mais digital, o cartão de visita continua a ser um pilar no mundo dos negócios. Se não tiver cartões de visita para distribuir a potenciais clientes, irá certamente perder uma oportunidade de marketing e venda.

Nem todos os cartões de visita são iguais. Vivemos num mundo onde as pequenas e médias empresas já podem projetar os seus próprios cartões e encomendá-los em gráficas online como a Sydra por preços mais competitivos que em gráficas tradicionais.

Mas o mais importante, está na hora de escolher ou desenvolver o design para os seus cartões de visita. Isto significa que existem muitos cartões de visita mal projetados e por esta razão sendo um desafio e uma oportunidade para se destacar, este artigo serve o objetivo de o ajudar a perceber como fazer cartões de visita fantásticos e impactantes.

 

 

COMO FAZER CARTÕES DE VISITA COM OBJETIVO DE DEIXAR BOA IMPRESSÃO E DURADOURA

 

Um cartão de alta qualidade pode elevar o seu negócio acima dos seus concorrentes. Um cartão pode ser tátil e dar uma sensação agradável na mão do seu potencial cliente, conseguir criar um lembre-te no seu subconsciente é não só uma arte como uma ciência.

Então, com todos estes detalhes em mente, reuni para si as 10 melhores dicas de como fazer cartões de visita eficazes e inovadores!

 

1. Lembre-se dos princípios básicos de design

Pode parecer óbvio, mas todos sabemos que um cartão de visita é um material impresso como qualquer outro. Por isso, o seu princípio básico de design é baseado no método de impressão em papel.

  • Margens e Bleed: Mantenha a informação dentro de uma margem com 2 a 4 mm da borda de acabamento e adicione o bleed ou sangramento, ou seja, dar continuidade ao fundo seja cor sólida ou grafismo também 2 a 4 mm mas extra a borda de acabamento.
  • Resolução: Trabalhe com 600 dpi para obter a melhor qualidade e definição.
  • Dimensão do texto: Certifique-se de manter um tamanho mínimo para o texto para manter a legibilidade.
  • Processamento de cor: O design deve ser realizado sempre CMYK, a menos que esteja trabalhando exclusivamente com cores especiais como o caso de PANTONE.

Muitos designers são apologistas da utilização de uma grade para garantir o alinhamento correto de todo o conteúdo.

 

2. Mesmo havendo restrições seja criativo

Existem alguns tamanhos standard para os cartões de visita, esse tamanho varia de país para país, talvez porque o tamanho das carteiras também variam ligeiramente. Contudo o tamanho mais comum do cartão de visita é de 85 x 55 mm.

Embora o espaço seja pequeno, a criatividade não tem limites. Comece por considerar as informações chave que deseja incluir, que geralmente são o logotipo, serviços e os contactos.

 

3. Evite erros comuns

Existem alguns erros comuns na hora de como fazer cartões de visita que pretendo alertar. O primeiro e mais óbvio é garantir que aplica o bleed e sangramento conforme especificado pela gráfica online Sydra. Geralmente é de 2 a 4 mm, então confira! Para obter mais informações sobre bleed ou sangramento e outras eventuais necessidade de impressão, leia o nosso artigo Margens e Bleed.

Evite utilizar uma moldura, isso irá mostrar todo o desalinhamento se o cartão não estiver perfeitamente cortado, pois existe em qualquer secção de acabamentos a possibilidade de erro  no corte de até 1 mm.

 

4. Use acabamentos especiais

Uma maneira instantânea de adicionar impacto ao seu cartão de visita é utilizar um acabamento especial. Os acabamentos especiais incluem a plasticização em mate ou brilho, um corte específico, mas que pode adicionar custos significativos à sua impressão. O que estes acabamentos oferecem, no entanto, é a oportunidade de tornar o seu cartão mais tátil e visualmente memorável. Se não tem certeza de como projetar, pode esclarecer as suas dúvidas com a nossa equipa através deste link.

 

5. Cortante especial

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Uma excelente maneira de tornar seu cartão único é utilizar um corte especial para remover elementos do cartão, deixando um vazio. Pode suprimir apenas um elemento (arredondando os cantos, por exemplo), ou pode cortar com formatos.

Os moldes para cortante são caros na primeira encomenda, embora cada vez mais as gráficas tradicionais oferecem opções de corte a laser que tornam este processo mais económico. Existem alguns exemplos surpreendentemente criativos na web.

Além disto, não negligencie a tipografia como uma opção.

6. Experiente materiais incomuns

A maioria dos cartões de visita são impressos em papel. Esta é a opção mais económica para imprimir o seu cartão. Se estiver disposto a dar asas à sua criatividade, pode imprimir em vários tipos de suportes diferentes, como por exemplo, pet transparente, metal, madeira e até em ardósia.

Nesta imagem, pode verificar que o suporte é um snack, permitindo o cartão de visita servir dois propósitos em simultâneo.
No momento de escolher o suporte, tenha em mente que os cartões são um instrumento portátil, pelo que devem ser fáceis de arquivar em um bolso ou pasta.

 

7. Torne-o útil

Um dos problemas comuns do papel é que está presente em toda a parte, em qualquer tipo de comunicação. Algum do seu público alvo certamente guarda todos os pedaços de papel que recebem, acumulando e, acumulando, enquanto outros são mais implacáveis e reciclam à primeira oportunidade. Para evitar o risco do seu cartão de visita ser reciclado, faça-o funcionar em algo mais do que um simples cartão.

Partilho alguns projetos memoráveis que incorporam função e forma, garantindo que estes cartões de visita sobrevivam mais tempo que a maioria dos cartões de visita.

 

8. Faça você mesmo

Considera-se criativo? Já pensou criar os seus próprios cartões de visita? Ou pode utilizar um desses modelos de cartões de visita gratuitas que também são fantásticos. Encontre alguns no nosso álbum Cartão de visita do Pinterest clicando aqui.

Desenvolver o seu próprio modelo é algo demorado, mas muito gratificante, ninguém conhece melhor o seu negócio que você mesmo.

 

9. Reciclando cartões antigos

 

Cartões de visita, cartões postais ou embalagens podem ser reutilizados e dar nova vida, mas desta vez, como sendo o seu cartão. Reciclar é uma boa opção também para o ambiente e até permite que se expresse com criatividade e de maneira impactante.

Existem alguns exemplos na web como acima descrito. O processo pode ser tão simples como personalizar com adesivos, ou tão complexos como ilustrar à mão em cada cartão de visita antigo.

 

10. Verifique a sua Arte Final

Esta dica aplica-se a todos os projetos de impressão, mas é um momento tão crucial como todo o processo desde o início. Ao fornecer a sua Arte Final, verifique todos os detalhes.

Não há nada pior do que receber os seus cartões de visita e descobrir um erro de ortografia. Verifique duas vezes, faça uma prova de impressão na sua impressora doméstica e certifique-se da dimensão do texto, posição e alinhamento.

 

Se necessita de realizar algum pedido de impressão com entrega rápida, pode contar connosco. Utilize o nosso e-mail, telefone ou até mesmo deixar um comentário no blog, respondemos de imediato ou pode ainda consultar o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

Gostou do artigo? Compartilhe a sua opinião!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

Artes gráficas, cartão, cartão de visita, cartões de visita, cor, criar cartão de visita, design gráfico, designer gráfico, fazer cartão de visita, fontes, fontes de texto, grafica, grafica express, grafica online, ícones, identidade visual, impressão, mercado de design gráfico, modelo de cartão de visita, paleta de cores, regras de design, tamanho de cartão de visita, técnico em design gráfico

Comment

Os comentários estão fechados.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009