
Descubra aqui como fazer um Briefing eficiente
Qualquer área de negócio tem a ganhar com a realização de um briefing antes de começar a desenvolver um trabalho.
E, não importa quantos anos de experiência tem, ou quantas vezes já desenvolveu trabalhos ou parcerias similares.
Cada empresa é única, e por esse mesmo motivo, é possível dizer que aquilo que são as necessidades de um cliente, não têm de ser as necessidades de outro cliente. Na verdade, tudo vai depender da especificidade da área em que atuam.
Por exemplo, se é designer gráfico, alguns clientes podem querer que desenvolva o logotipo e o respetivo branding para pequenas empresas.
Já outros, podem precisar dos seus serviços para a criação de campanhas de marketing que ajudem no aumento da notoriedade e vendas.
Vai atuar da mesma forma para ambos os clientes? O processo criativo vai ser similar? Muito provavelmente não. E, é aí que entra a importância da implementação de um modelo de briefing.
Briefing: O que é, para que serve e como fazer?
De forma simples, um briefing é somente um documento onde vai descrever todas as necessidades e objetivos do seu cliente. Desse modo, irá sempre ser mais simples o desenvolvimento do processo criativo ou da criação da estratégia de branding adequada.
Neste documento, devem também estar indicados todos os detalhes e as ações base a serem desenvolvidas ao longo do projeto.
Deste modo, além de ter consigo todas as informações necessárias para dar seguimento ao mesmo, vai criar um elo com o cliente.
Isto porque na verdade ninguém gosta de receber uma proposta sem que os seus verdadeiros interesses sejam tidos em consideração.
Tenha em conta que um briefing para marca bem elaborado, é uma excelente ferramenta de gestão de expectativas. Assim, nada como garantir que o desenvolve corretamente.
3 passos essenciais para o desenvolvimento do briefing
Existem 3 passos essenciais que deve considerar na criação do briefing. Ora conheça-os.
1. Recolher informação
O principal objetivo de um briefing com cliente é ter do seu lado toda a informação necessária para poder desenvolver o seu trabalho tendo em conta as expectativas do mesmo.
Assim, o primeiro passo é recolher toda a informação que necessita. Alguns dados que pode querer recolher são:
- Dados de caracterização do cliente e da sua área de atuação
- Qual é a forma como a empresa se posiciona
- Qual é o tipo de projeto e as expectativas do cliente
- Qual é o objetivo final do desenvolvimento do projeto
- Quem é o target
- Quais são as tarefas que devem ser realizadas
- Orçamento
Nesta primeira fase poderá também haver a necessidade de avaliar a concorrência e fazer um estudo de mercado. Claro que irá depender do tipo de negócio e do objetivo.
2. Nunca se esqueça do objetivo
Todo o projeto tem de ser desenvolvido com foco no objetivo final. Assim, cada tipo de projeto tem um modelo de briefing diferente.
Por isso, é importante adaptar sempre o mesmo ao objetivo. Se for o desenvolvimento de um plano de marketing será um briefing de comunicação, se for uma ação de rebranding será um briefing de design, se for para o desenvolvimento de um novo produto será um briefing de produto,
3. Esteja sempre em contacto com o cliente
Este é um ponto essencial, não só do briefing como da própria qualidade do projeto.
É importante que vá mantendo o cliente a par de todas os passos que vai dando no desenvolvimento do mesmo.
Isto porque, além de ajudar a criar uma parceria de sucesso, vai também garantir que não tem trabalho duplicado. Sim, porque todos sabemos que em determinadas áreas (design gráfico!) o cliente pede mudanças constantes.
Como vê, é realmente importante o desenvolvimento de um briefing antes de avançar com um projeto (independentemente de ser criar uma marca ou logos). E, agora que tem noção real da sua importância, coloque em prática as nossas dicas.
Vai ver que vai passar a ser muito mais simples desenvolver os seus projetos.