Cores CMYK e RGB – Qual a sua diferença e finalidade?

 

Ao desenvolver a arte final para impressão, há uma série de factores que deve considerar: o design, o tipo de suporte, a gráfica que vai imprimir ( a Sydra certamente espera que nos considere! ) e também, quais os custos associados. Infelizmente, existe algo que tem de adicionar a essa lista de precauções, o sistema de cor, se CMYK ou RGB.

Se está a desenvolver um projeto para a web, então não necessita de se preocupar com o sistema de cor RGB, porque as cores são muito semelhantes entre monitores. No entanto, é errado supor que, ao desenvolver um suporte digital para imprimir, as cores que vê no monitor do seu projeto de design, seja um cartão de visita, panfleto ou banner, que permanecerá exactamente igual.

Sendo a Sydra uma das principais graficas online de Portugal que tem o privilégio de trabalhar regularmente com excelentes clientes, sabemos como é importante esclarecer a diferença entre o sistema de cor CMYK e RGB, e também quando deve ou não utilizar. Como designer, errar no desenvolvimento de um design destinado à impressão, muito provavelmente vai resultar num cliente insatisfeito.

Deve estar a questionar: o que significa exactamente CMYK e RGB e em que circunstâncias devo utilizar um dos dois sistemas de cor? Bem, não quero que cometa os erros comuns que a maioria dos clientes às vezes comete, então criei este guia para explicar as diferenças entre as cores RGB e as cores CMYK.

 

 

FIQUE A CONHECER A DIFERENÇA E FINALIDADE DAS CORES RGB E CORES CMYK.

 

O que é o sistema de cores RGB?

RGB significa Vermelho ( RED ), Verde ( GREEN ) e Azul ( BLUE ). O sistema de cores RGB usa estas cores de base para formar quase todas as outras cores, pois vermelho, verde e azul são cores aditivas. Essencialmente, isso significa que o sistema de cor RGB cria outras cores combinando (ou ‘adicionando’) quantidades diferentes de vermelho, verde e azul.

Por exemplo, se quiser criar a cor amarela, basta combinar verde e vermelho. Se quiser criar a cor azul claro, adicionaria verde ao azul. Obviamente, é um pouco mais complicado do que parece e os monitores sabem exactamente como combinar essas cores em quantidades variáveis para garantir que obtenha a cor desejada.

 

RGB é o sistema de cor geralmente associado a monitores de computador e outros monitores. Os televisores LCD / LED usam também o RGB. A maioria dos equipamentos fotográficos e scanners digitais também usam RGB.

A razão pela qual o RGB é o sistema de cores padrão na maioria dos equipamentos digitais, porque oferece uma ampla selecção de cores. Ao combinar as cores primárias (vermelho, verde e azul) em quantidades variáveis,  obtém qualquer cor com grande precisão. A maioria dos programas de edição de fotos usa RGB como padrão, e é por isso que precisa ser extremamente cuidadoso ao desenvolver a arte final para impressão (abordamos este assunto mais adiante).

 

O que é o sistema de cores CMYK?

O CMYK funciona de forma completamente distinta das cores RGB, pois, em vez de usar “aditivos” de cor, ele usa cores subtrativas: Cyan, Magenta, Yellow e Key. Key é outro nome para o preto.

A principal diferença é essa, quando combinado todas as cores do sistema de cor RGB (vermelho, verde e azul) em quantidades variáveis, acaba em cor branco (ou seja, a combinação mais pura). Com o sistema de cor CMYK, combinando todas as cores, como são substractivas, mais escuras serão as cores.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Por exemplo, se adicionar magenta 100% e amarelo 90%,  terá um vermelho impactante. Se combinar amarelo e ciano, terá a cor verde.

Claramente, funciona de uma forma totalmente diferente do RGB, já que as combinações de cores são essencialmente opostas. Além disso, o CMYK é um sistema de quatro cores em vez de três.

A razão pela qual o sistema de cores CMYK funciona é que, à medida que adiciona cores, a luz é absorvida ou removida para criar várias outras cores.

O CMYK é usado pelas gráficas de impressão, portanto, se deseja obter alguma impressão, precisa estar ciente destas informações.

 

Pode verificar na imagem acima, começará por ver como o RGB e o CMYK são diferentes. Uma das diferenças mais notáveis entre os dois sistemas de cor é a forma como apresentam a cor azul. Notará que na imagem, a cor azul principal parece diferente em cada imagem, isso é devido ao sistema de cor.

Geralmente, o azul fica um pouco mais vibrante quando apresentado em RGB em comparação com o CMYK. Isto significa que, se desenvolver o seu design em RGB e imprimir em CMYK, provavelmente verá uma alteração no seu azul, pois as impressoras profissionais utilizam o sistema de cor CMYK.

O mesmo acontece nos verdes, que tendem a parecer um pouco vibrantes e se perdem ou ficam com uma tonalidade mais escura quando convertidos para CMYK.

 

Qual dos sistemas de cor devo utilizar RGB ou CMYK?

Esta é a derradeira pergunta que confunde a maior parte dos aspirantes ao design e até mesmo alguns designers. Isto vai depender da finalidade do que está a desenvolver. Se é para mídias digitais, use o RGB. Se o projeto é para suportes físicos que envolve impressão, o ideal é desenvolver o design em CMYK para evitar surpresas.

Pode também trabalhar todo o projeto em RGB, e converter no fim a arte final para CMYK antes de enviar para a gráfica de impressão. Ao fazer isso, poderá criar o seu design com todo o sistema  de cor RGB, o que lhe dará muito mais liberdade de cor. No entanto, há momentos que deve executar tudo em CMYK. Se o seu design é em grande parte na escala de “cinzas”, é melhor considerar o CMYK. A razão é simples, o RGB utiliza as três cores para criar o “cinza”. O CMYK, por outro lado, só utiliza o Key ou cor preto.

Assim sendo, considere o tipo de projecto que está a desenvolver se terá só a envolvente digital ou se terá suportes físicos, ou até mesmo, ambas. Respeite sempre o sistema de cor e a sua finalidade, o RGB para digital e o CMYK para impressão. Se tomar esta precaução vai evitar situações desagradáveis no final do processo.

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

cmyk grafica, combinação de cores, cores cmyk, cores html, cores primarias, cores rgb, escala de cores, grafica cores, impressão gráfica, quais as cores primarias, rgb, sistema cmyk, tabela de cores, tabela de cores cmyk, tabela de mistura de cores

Comentários (2)

  • Parabéns Nídia Silva. Além de ser bem explicativo, é muito úitl para a maioria dos profissionais da área de fotografia. ESTAVA ESTUDANDO PRA UM CONCURSO E ISSO FOI MUITO ÚTIL. OBRIGADO NÍDIA.

Os comentários estão fechados.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009