5 passos simples para a criação de um branding

 

A criação de um branding nem sempre é um processo fácil. A escolha de uma identidade visual que represente a sua empresa e tudo o que ela significa, requer um olhar para o passado da empresa, para o seu propósito, o mercado onde está inserido, o público-alvo, entre outros fatores.

Pois bem, neste artigo apresentamos os 5 passos essenciais para a criação de um branding.

 

5 passos essenciais para a criacao de um branding

 

O logo, a fonte, as cores e outras representações definidas no branding ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor.

Quando pensamos numa marca, para além do nome, das cores, das letras ou das formas que a identificam, pensamos também nas sensações, nas emoções ou até nos sentimentos que ela nos desperta. Assim, é neste conjunto de fatores que o branding se baseia.

5 passos simples para a criação de um branding

O branding ajuda a transmitir o que está para lá do produto ou do serviço que a marca comercializa, criando valor e demonstrando o seu significado por meio de símbolos, do logotipo, da definição da fonte, das cores, do tom de voz que a representa.

 

Branding o que é?

Para começar a entender o que é o branding, deve primeiramente entender que a marca não existe em nenhum departamento de marketing, nem na equipa de relações públicas ou até mesmo no escritório do CEO. Uma marca existe apenas e exclusivamente na mente do consumidor.

Ou seja, simplificando, uma marca é a soma de todas as impressões que o cliente tem do seu negócio. Com base em todas as suas interações com a sua empresa e os produtos. Sendo que cada uma dessas interações conta uma história para os seus clientes.

Portanto, se os seus clientes acreditam que a mensagem que transmite do seu produto é verdadeira, esta torna-se parte do seu subconsciente. Se o seu produto tem uma embalagem com apresentação, é provável associarem como marca sofisticada ou de luxo. Por outro lado, se o seu serviço for péssimo, os clientes vão associar que devem evitar.

Para desenvolver um branding, deve seguir alguns passos e não todas as direções. Estude e analise.

 

Sem mais demoras:

Fique a conhecer os 5 passos essenciais para a criação de um branding

 

1. Defina a sua marca

Primeiramente, comece por responder às seguintes questões:

  • Qual a missão da sua empresa?
  • Quais as principais características dos seus produtos?
  • Quais os seus benefícios?
  • Quem é o público-alvo?
  • O que é que os seus clientes pensam dos seus produtos?
  • Quais são as qualidades e valores associados à marca?

Definir o branding é analisar o estado atual da sua empresa, como é vista no mercado e onde quer estar daqui a um ano. Portanto, a recolha e analise desta informação é essencial durante o processo de desenvolvimento.

2. Crie uma identidade visual

O logo, a fonte, as cores e outras representações ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor.

Lembre-se: a identidade visual de uma marca funciona como se fosse o seu rosto, tem impacto e fica na mente das pessoas.

Ou seja, todos os pormenores devem ser pensados e definidos de acordo com a sua imagem. Como as cores, aos símbolos, aos traços, às frases, todos estes elementos devem estar alinhados com a personalidade e com o que a marca representa.

3. Dê uma personalidade à marca

Para definir uma personalidade para a sua marca, lembre-se das características e dos adjetivos que melhor descrevem a sua marca. E se a sua empresa fosse uma pessoa como é que ela seria?

4. Crie uma voz para sua marca

Definir uma voz para a sua marca é fundamental para comunicação. A sua marca é formal ou informal? Divertida? Alegre? Amigável? Profissional?

A voz deve ser aplicada em toda a comunicação escrita e incorporada em todos os elementos visuais e deve ser do conhecimento de todos os seus colaboradores.

5. Desenvolva uma assinatura de marca

A assinatura de marca é uma frase (ou uma palavra) que resuma a essência da sua empresa. Como representaria a sua empresa numa frase? Pense nas palavras que melhor descrevem a sua marca e sintetize o que oferece de forma simples e rápida.

 

Em conclusão, podemos afirmar que o branding reforça a reputação da empresa. Ou seja, assegura a sua qualidade, valores e melhora os relacionamentos entre a marca e os seus consumidores.

 

As questões que deve colocar são:

A sua marca está a causar uma boa impressão? A sua marca tem influência sobre os seus consumidores? Como é vista pelos clientes? Qual é o principal motivo pelo qual as pessoas se interessam pela sua empresa?

 

Não nos podíamos despedir sem apresentar algumas inspirações ou mockups (caso seja designer gráfico).

BONUS: Branding mockup

Disponibilizamos uma seleção de templates de identidade corporativa em alta resolução que lhe irá permitir criar o seu próprio branding de forma profissional ou comercial com ainda mais eficiência.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Os templates de branding mockup, estão em formato .PSD, para que possa editar, redimensionar e alterar como assim o desejar. Ou seja, ficará tudo dependente da sua criatividade.

branding mockup 1

Saber mais

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

 

Saber mais

 

Use e abuse! Bom proveito.

Achou este artigo interessante? Compartilhe a sua opinião!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

brand, branding, branding design, branding mockup, branding o que é, branding significado, como construir uma marca, logotipo, marca

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009