
Criar um Logo: não cometa estes ERROS básicos
Nos dias de hoje qualquer pessoa com acesso à Internet acha que sabe como criar um logo!
Existem dezenas de softwares que o fazem gratuitamente, existem freelancers que cobram o muito pouco e existem empresas que cobram valores incalculáveis (cujo resultado final não justifica nem de perto nem de longe o valor cobrado).
Contudo, independentemente da forma como optar por criar e desenvolver o seu logotipo, existem muitas questões a serem consideradas.
Assim sendo, hoje iremos dar uma ajuda nesse sentido. Vamos indicar-lhe alguns dos erros mais comuns na criação de um logo! Desta forma, temos a certeza que não os vai cometer (independentemente da metodologia de criação).
Criar logo: 4 erros que não pode mesmo cometer
Existe algo que é importante que todos nós tenhamos em consideração! Por muito bons que sejamos a fazer algo, não quer dizer que sejamos bons a fazer todas as coisas.
E isso é algo que a maior parte das pessoas ainda não conseguiu compreender a 100%! Enquanto portugueses, estamos habituados a que nos incutam desde pequenos que temos de saber fazer de tudo um pouco!
Mas, isso é mentira! Não temos, nem devemos saber fazer de tudo um pouco! Isto porque, ao termos esse pensamento, vamos cair no erro de achar que somos capazes de desenvolver tudo e mais alguma coisa com a mesma qualidade que um profissional especializado.
Isto ocorre muito na área de design. Por exemplo, a Sydra é uma gráfica especializada na impressão de grande formato. Contudo, embora dispomos de um departamento com designers gráficos o nosso core é efetivamente a produção e onde queremos ser realmente bons, por isso não criamos logotipos.
Tendo em conta esta questão, conheça de seguida alguns dos erros mais comuns na criação de um logotipo (e não os cometa)!
1. Usar a tipografia errada
Criar logo com a tipografia errada é um dos erros mais comuns e que acaba por influenciar negativamente todo o design gráfico.
Quando estiver a desenvolver o logo, faça vários testes, com vários fontes de letra, com vários fundos, mas acima de tudo com vários tamanhos.
Só assim irá perceber de qual é a melhor opção.
2. Não ter cuidado com o excesso de elementos
Não é incomum vermos logotipos que têm muitos pormenores, vários tipos de letra, várias cores… enfim…
Este tipo de logo, acaba por ser um erro, porque faz com que a maior parte das pessoas perca demasiado tempo a tentar perceber o que é que a sua empresa faz!
Quando falamos de design e de criar logos, menos é mais! Mais vale algo simples, bonito e eficaz, do que complexo e incompreensível.
3. Criar logo tendo apenas por base as tendências atuais
A verdade é que as tendências estão sempre a mudar! Assim sendo, criar um logotipo tendo exclusivamente as mesmas em conta, é um erro!
Pense em algo intemporal, que reflita as qualidades da marca e as suas principais características.
Mais vale fazê-lo dessa forma do que ao final de 3 ou 4 anos estar a precisar de realizar um rebranding à marca porque a mesma está completamente ultrapassada.
4. Ter cuidado com os plágios
Claro que todos temos de nos inspirar no trabalho de alguém. Contudo, em muitos casos a linha entre a inspiração e o plágio é muito ténue.
Independentemente da forma como o seu logotipo for desenvolvido, tenha especial atenção a este ponto.
Agora que já sabe os 4 erros mais comuns quando está a tentar criar logo (ou mesmo quando solicita que o mesmo seja criado por um profissional), evite-os a todo o custo!
Lembre-se sempre que um mau logotipo tem o poder de dar à sua marca uma conotação que nada tem a ver com a realidade.