
Criar um logotipo: 50 questões fundamentais a colocar aos Clientes
Publicado em Brand, Design Gráfico.
Criar um logotipo ao contrário do que a maioria pensa, não se trata apenas de realizar um esboço rápido e esperar que a magia aconteça. Um designer profissional de logo vai primeiramente conhecer a empresa, as suas estratégias, ambições e objetivos.
É fundamental ter uma abordagem proactiva nesta tarefa. Solicitar um resumo não é suficiente. É necessário empregar todas as suas competências e experiência enquanto designer para descobrir os elementos cruciais sobre a empresa ou marca.
Para o ajudar nesta jornada, desenvolvemos uma lista útil de perguntas imprescindíveis para colocar ao seu Cliente quando lhe for proposto desenvolver um logotipo. Percorra todas elas, e em breve terá uma ideia melhor do que se trata… e acredite que as vai utilizar imensas vezes! Neste contexto, o conhecimento e a compreensão sobre as mesmas vão ser cruciais para trazer vida à sua criatividade, através de um design vivo, respirável, adaptável, escalável e intemporal.
Questões sobre a empresa
Bom, comecemos pelo básico. É necessário recolher as informações base sobre o negócio do seu Cliente, como quando iniciou e o porquê, quem são os seus concorrentes, etc. Embora parte disso possa estar disponível online, é sempre preferível recolher estes detalhes diretamente do seu Cliente.
Isso deve-se em parte pelo facto de a informação na Internet muitas das vezes não ser a mais fiável, pelo que deste modo terá certeza que as respostas são precisas. Mas também porque a interpretação até das perguntas mais simples pode ser controversa, e isto por si mesmo é facto revelador.
Por exemplo, até a data de fundação de uma empresa pode ser uma fonte de debate, especialmente se a organização teve vários nomes e designações no passado ou surgiu devido a múltiplas fusões. Neste caso, o que se considera ser a resposta “correcta” não é de facto o mais importante. É fazer com que os seus Clientes falem sobre o negócio de uma forma que não soe a marketing, mas que se baseie na honestidade e no apego emocional ao mundo real.
Eis a lista:
- Qual é o nome da sua empresa/organização/produto/serviço?
- Pode descrever o seu negócio?
- Que serviços ou produtos presta?
- Qual é a dimensão da sua empresa? (número de colaboradores? receitas?)
- Há quanto tempo é que a sua empresa está estabelecida?
- Porque é que a sua empresa foi criada, e qual foi a motivação?
- Quem são os seus principais concorrentes?
- Como é que os seus concorrentes comercializam?
- O que distingue a sua empresa da concorrência?
- Quais são os pontos fortes da sua empresa?
- Quais são as suas fraquezas?
- Quais são os objectivos a longo prazo da sua empresa? Onde vê a sua empresa daqui a cinco anos? Em dez anos? 30 anos?
- Se tivesse de descrever o seu negócio numa palavra, o que seria e porquê?
- Quais são os valores e/ou declaração de missão da sua empresa?
Questões sobre a marca
Geralmente, um design de logotipo será, na realidade, um logo redesign ou uma atualização mínima do logotipo. Ou seja, não se vai começar do zero, mas sim a desenvolver e evoluir o logo existente, ou pelo menos a remover e adicionar outros elementos. Neste contexto, é importante fazer as perguntas sobre o que o Cliente sente sobre o seu logotipo atual, bem como sobre a identidade visual e o propósito da brand como um todo. Ainda que o Cliente pretenda criar tudo do zero ignorando o que já existe, é necessário esclarecer estas dúvidas para não terminar por repetir elementos da marca antiga de que o mesmo não gostava!
- Qual é o logotipo actual?
- Tem um slogan que acompanhe o seu logotipo?
- Porque é que pretende alterar o logotipo?
- Que palavras descrevem o que sente ao olhar para o seu actual logotipo e marca?
- O que lhe agrada e não lhe agrada no logo atual?
- O que quer que o novo logotipo realize?
- Em que três atributos gostaria que o seu público alvo pensasse quando olhasse para a sua nova marca?
- Qual destas palavras se adequa melhor à sua marca? Tradicional ou moderna?
- Qual destas palavras se adequa melhor à sua marca? Amigável ou formal?
- Qual destas palavras se adequa melhor à sua marca? Alta qualidade ou rentável?
- Qual destas palavras se adequa melhor à sua marca? Consumidor ou Comércio?
- Porque é que a sua marca atual utiliza essas cores, tipos de letra, etc?
Questões sobre o público alvo
Executar um design de logotipo é necessário saber para quem o está a desenvolver, por outras palavras, para quem irá comunicar. Diversas vezes esse detalhe não é necessariamente o público existente, mas outro grupo diferente para o qual a empresa não consegue alcançar. De facto, uma mudança de logotipo é tipicamente parte de uma estratégia mais ampla para mover o apelo de uma marca, por exemplo, de uma meia-idade para uma população mais jovem. Só o seu Cliente sabe para onde quer apontar a marca, por isso é vital fazer uma série de questões abrangentes como as que se seguem.
- Quem é o principal público alvo?
- Qual é a faixa etária do público alvo?
- São principalmente masculinos ou femininos?
- Onde vive a maior parte do seu público?
- Qual é o rendimento médio dos agregados familiares do seu público alvo?
- Como é que a maioria dos seus Clientes toma conhecimento da sua empresa?
- Como planeia comunicar-se com o seu público-alvo?
- Se os seus Clientes tivessem de descrever a sua empresa numa palavra, o que seria e porquê?
- Há novos mercados que gostaria de alcançar? Caso afirmativo, quais seriam e porquê?
Só o seu Cliente sabe para onde quer apontar a marca, por isso é vital fazer uma série de questões abrangentes.
Questões sobre preferências de design
Notará que, até agora, ainda não abordamos o aspecto que o Cliente quer que o novo logotipo tenha. Sim, é propositado! Compreender qual o amplo objetivo do design do logotipo, especificidades das cores, só vai desviar do caminho correto.
No entanto, vamos supor que agora já tem uma compreensão completa da empresa, do que ela representa, e do que esta tenta alcançar. Agora sim, é altura de começar a falar sobre o design em si. Ao mesmo tempo, porém, ainda é necessário manter as discussões fundamentadas no objetivo geral e comercial do logotipo. Não deve ser sobre as preferências pessoais das pessoas (“gosto muito dessa tonalidade de violeta”), mas como, por exemplo, uma paleta de cores específica pode ajudar o logotipo a atingir o seu objetivo comercial. Estas questões podem ajudar a orientar a discussão numa direção específica.
- Quais as cores ou paletas de cores que a empresa utiliza usualmente, e porquê?
- Onde será principalmente utilizado o logotipo? Impressão, web, etc.?
- Existem alguns elementos do logotipo existentes que gostaria de manter, e porquê?
- Há algumas restrições a considerar na concepção do novo logotipo?
- Há algum elemento que deva ser incluído, como elementos de marca, palavras ou ícones já existentes?
- Observando a marca dos seus concorrentes, que logotipos acha que funciona, e porquê?
- Há alguns logotipos que acha que não funcionam, e porquê?
- Na sua opinião, o que define um logotipo de sucesso?
Questões sobre orçamento, prazos e gestão
Em reuniões com Clientes, pode realizar um brainstorming de todas as ideias existentes no universo para a criação de um novo logotipo. Mas, na prática, fazê-las realmente acontecer requer muita organização, planeamento e preparação. Assim, para além de todo esse “pensamento azul-céu”, é bom que as suas discussões sigam apenas um rumo desde cedo, fazendo as seguintes questões.
- Tem em mente um orçamento para o novo logotipo?
- Tem um prazo que precisa de ser considerado?
- Quem serão os decisores internos deste projecto? Dar feedback e aprovações? (Sublinhe para o Cliente que quanto menos intervenientes, melhor!)
- Haverá mais alguém envolvido neste projecto? Alguém subcontratado por terceiros ou outras agências/freelancers?
- Com que frequência gostaria de se reunir? Semanalmente? Mensalmente?
- Quantas revisões ou conceitos gostaria de avaliar? (considere quantas pode oferecer – isto varia de designer para designer)
- Que forma gostaria que o trabalho final assumisse? Que materiais gostariam de ver devido a este novo logótipo? Deseja um pacote de “directrizes de marca” para referência futura?
- Há mais alguma coisa que gostaria de acrescentar que ainda não tenhamos tratado?
Conclusão
A obtenção de respostas conscientes a todas estas questões ajudará a impulsioná-lo no seu caminho para um projecto de concepção de logotipos bem sucedido por duas razões. Primeiramente, as informações recolhidas serão inestimáveis para o ajudar a conseguir desenvolver o design do logo. Segundo lugar, o próprio acto de as responder ajudará a colocar os seus Clientes no estado de espírito certo para cooperarem com o projecto.
Mais importante ainda, se forem inexperientes em trabalhar com designers, irá ajudá-los a compreender que o que estão a pagar não é apenas um design gráfico rápido de Photoshop, mas um processo completo e abrangente de avaliação da empresa e da sua marca e de desenvolvimento de novos designs bem pensados e adequados ao fim a que se destinam.
É claro que isso nem sempre significa que tudo vai correr bem. Os Clientes podem mudar de ideias pelo caminho, e as estratégias empresariais podem mudar num instante devido a fatores externos. Portanto, é necessário estar mentalmente pronto para que as especificações do projeto possam mudar e ter um contrato robusto que aborda detalhadamente qualquer tempo extra se necessário. Quanto mais cedo o conseguir, mais cedo será capaz de relaxar e desfrutar de um projeto de criação de logotipo que seja produtivo e, ousamos dizer, esperemos, muito divertido.