Criatividade: Descubra como aumentar o seu potencial

Criatividade: Descubra como aumentar o seu potencial

E se lhe dissermos que é possível aumentar a criatividade? Pode parecer estranho, mas é verdade! Já Voltaire dizia “A criatividade é como barba. Você só a terá se a deixar crescer.”

Por isso, se neste momento está a passar por uma crise de criatividade, não se preocupe! Independentemente de trabalhar com marketing digital ou design gráfico, todos nós, em alguma altura da vida passamos por isso!

De qualquer forma, tal como dissemos anteriormente, é realmente possível implementar estratégias e mudanças na sua vida que lhe permitem aumentar a sua criatividade de forma constante!

É importante frisar que criatividade e inovação, não são apenas válidas para um serviço de impressão ou de gestão de conteúdo digital.

A criatividade é importante em todas as áreas da sua vida! Inclusivamente para resolver pequenos problemas do dia a dia.

Assim, se precisa de ser mais criativo, nada como continuar a ler este artigo e ver as dicas que temos para si!

 

Aumentar a criatividade: 5 dicas que pode implementar hoje

Mas afinal, o que é criatividade? De certa forma, podemos afirmar que a é: capacidade de encontrar métodos ou objetos que nos permitam fazer algo de uma forma diferente do habitual.

Assim, a criatividade nas empresas, por exemplo, é essencial para cumprir tarefas de forma mais rápida, fácil, eficiente e económica.

No dia a dia, a criatividade permite-nos encontrar formas diferentes de resolvermos um problema ou ajudarmos os nossos filhos a fazerem algo!

E todos nós temos uma veia criativa! Quantas vezes lhe disseram “só tu para pensares nisso”? O problema é que às vezes, por preguiça, a mesma fica adormecida!

Por isso, hoje resolvemos dar-lhe dicas práticas e muito simples que vão relançar a sua criatividade!

 

1. Treinar o seu cérebro

Pode parecer estranho, mas o cérebro também precisa de ser treinado! Se vai 2 ou 3 vezes por semana ao ginásio para treinar o corpo, porque é que não faz o mesmo pelo cérebro?

Existem maneiras simples de o fazer, e podemos frisar as seguintes:

  • Fazer palavras cruzadas
  • Fazer sopas de letras
  • Fazer Sudoku
  • Escrever diariamente
  • Ler com frequência

A par das mesmas, jogos no smartphone que impliquem ter de pensar ou ser veloz na prática de uma tarefa também ajudam a treinar o cérebro.

Mas, neste momento poderá ainda estar a pensar porque é que treinar o cérebro é importante para aumentar a criatividade!

Ora bem, porque estes exercícios vão fazer com que pense de forma mais rápida! E, quanto mais rápido o seu cérebro for capaz de processar ideias, mas simples será o processo criativo.

 

2. Esqueça a rotina

É claro que quando temos vidas muito atarefadas a rotina é imprescindível para que tudo esteja (mais ou menos) dentro do controlo.

Por isso, não estamos a dizer que deva de um dia para o outro mudar todos os seus padrões. Contudo, sair da sua zona de conforto irá ajudá-lo a dar novos estímulos ao seu cérebro.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Pequenas mudanças no que faz no seu dia a dia podem ser o suficiente para conseguir formar novos insights.

E isso, contrariamente ao que pensa vai estimular a criatividade no seu ambiente de trabalho (e em casa também).

 

3. Relaxe e descanse

Se quer ser uma pessoa criativa, é muito importante que descanse e relaxe.

Quando estamos cansados temos muito mais tendência a não conseguirmos estar concentrados.

Contudo, depois de uma noite de sono (ou de uma soneca a meio da tarde) as pessoas tendem a estar mais despreocupadas e consequentemente as ideias fluem melhor.

Quantas vezes se debruçou sobre um problema e andou horas a matutar numa forma de o resolver e na manhã seguinte, do nada a solução surge na sua mente?

Resumidamente: se quer estimular a sua criatividade, nada melhor que descansar!

 

4. Não seja perfeccionista

Todos nós gostamos de fazer as coisas bem feitas. No entanto, não é incomum que grandes ideias fiquem na gaveta porque não estão exatamente da forma como desejou.

O truque para a criatividade fluir é realmente não ser perfeccionista. Existem imensas coisas que só saberá se dão ou não certo depois de as testar na prática.

Anote tudo aquilo que possa precisar, analise alternativas e verifique de forma constante como pode aprimorar as suas ideias.

Mas, não deixe de seguir em frente por ter medo de não ser perfeito! Na realidade, não existe nada que seja lançado de forma perfeita!

 

5. Já utilizou mapas mentais?

Todo o processo criativo é algo desorganizado! Mas, até no meio do caos é preciso encontrar a ordem! E, para o fazer nada melhor que utilizar mapas mentais!

Basicamente a sua criação é algo simples e muito prático.

No centro do mapa irá estar a ideia principal. A partir dessa ideia vai anotar tópicos e subtópicos que de certa forma estão relacionados com o tema.

É importante ter em mente que deve usar um software (ou mesmo um powerpoint) para criar o seu mapa, pois só assim irá ter uma imagem visual do seu fluxo de ideias.

Considere que para criar um bom mapa de ideias deve:

  • Destacar a ideia principal para que seja fácil de identificar
  • Trabalhar com hierarquia de ideias
  • Não deve ligar pontos que não se conectam entre si
  • Usar cores para criar ligações diferentes

Estas são apenas 5 formas de aumentar a criatividade! Mas, existem muitas mais.

Aquilo que deve ter em mente é que todos nós somos criativos. Só que alguns têm mais facilidade que outros nesta área! Por isso, não tenha medo de arriscar! Tente, volte a tentar e se for preciso tente mais uma vez! Não desista!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

como estimular a criatividade, como ser criativo e inovador, cor da criatividade, criatividade psicologia, dinamicas para desenvolver a criatividade importancia da criatividade, estimular a criatividade, estimular criatividade, exercícios de criatividade, jogos de criatividade, o que é ser criativo, palavra criatividade, potencial criativo


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009