Aprenda agora a desensolver uma Ementa para Restaurante

Aprenda agora a desensolver uma Ementa para Restaurante

Numa era em que a Tripadvisor e a Zomato são utilizadas diariamente por milhares de pessoas, ter ementas de restaurantes com bom aspeto é essencial para o negócio. E, ainda mais importante que a imagem que transmite online, é toda a experiência que irá proporcionar aos seus clientes.

Assim, independentemente do que a maior parte dos responsáveis por restaurantes possam pensar, uma boa apresentação da ementa, faz toda a diferença.

Por isso, é importante que não descure esta questão. Além da ementa ter de ter um design apelativo, é também importante que a gráfica online a imprima num papel de elevada qualidade.

Se neste momento olhou para as suas ementas e “torceu o nariz”, saiba que existe uma forma de tornar as suas ementas originais.

 

Ementas para restaurantes: 4 dicas para as desenvolver

Independentemente de falarmos de ementas de restaurantes de luxo ou ementas económicas, a verdade é que este é um dos pontos mais importantes do seu restaurante.

Por isso, é essencial que tenha algumas precauções e preocupações no seu desenvolvimento. Por esse mesmo motivo, de seguida damos-lhe algumas dicas simples que pode ter em conta na altura de desenvolver o design da ementa.

1. Defina quem é o seu target

Contrariamente ao que possa pensar, saber exatamente quem é que quer atrair é essencial para desenvolver o design da sua ementa.

Por exemplo se tem um restaurante de luxo no centro da capital, muito provavelmente vai precisar de escolher uma classic font para o tipo de letra e cores que remetam para a luxúria.

Mas, se pelo contrário, tem um restaurante familiar na periferia com menus para crianças e ementas para grupos, poderá utilizar um design mais simples com recurso a fontes gratuitas.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Resumidamente o seu público-alvo vai influenciar de forma direta a aparência das ementas que desenvolver.

2. Seja claro na apresentação de informações

Longe vai o tempo em que bastava ter ementas de restaurantes escritas numa ardósia na parede.

Hoje em dia é necessário ter as mesmas impressas e devem conter não só o preço, como os ingredientes que são utilizados para a sua confeção. Outro ponto que deve considerar é informar quais os alergénios que alguns alimentos podem conter.

3. É preciso pensar numa ordem

Outro ponto importante passa pela escolha da ordem correta em que irá apresentar a sua ementa aos clientes.

A forma mais comum (e funcional) de o fazer é agrupar por categorias. Assim, um bom exemplo é:

  • Entradas, petiscos e sopas (ou seja, as primeiras coisas que qualquer cliente pede quando chega a um restaurante)
  • Pratos (podem ser alimentos mais leves como tostas ou sandes, mas para a maior parte dos restaurantes será os pratos. E neste ponto será importante diferenciar o peixe da carne e pratos vegetarianos)
  • Bebidas (embora a maior parte das pessoas saiba logo à partida o que quer beber pode ter interesse em consultar os preços)
  • Sobremesas (neste ponto poderá ter uma ementa específica se assim o desejar)

Deste modo, o cliente consegue percorrer toda a ementa de restaurantes e escolher exatamente aquilo que quer.

4. Tem serviços com limite temporal? Indique-os

Muitos cafés e restaurantes têm horários específicos para cada tipo de refeição.

Por isso, é importante que a sua ementa tenha a indicação dos horários em que cada serviço é fornecido. É também importante que tenha a indicação da hora de fecho da cozinha. Isto porque, desse modo evita algum mal entendido que possa surgir.

Como vê, as ementas para restaurantes são realmente uma mais valia para qualquer negócio que atue nesta área. A par disso, porque não ver a comunicação visual do seu restaurante como uma forma de diferenciação?

Numa altura em que a oferta é muito, tudo o que conseguir fazer para se diferenciar dos concorrentes é importante.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

ementas de restaurantes, ementas de restaurantes de luxo, ementas economicas, ementas originais, ementas para grupos, exemplos de ementas, menus de restaurantes, site para fazer ementas


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009