
5 dicas para quem não entende nada de design gráfico
Se é uma daquelas pessoas que não percebe nada de design gráfico e enfrenta uma luta, todos os dias, com os softwares de design como o Photoshop ou Illustrator, então tenho uma coisa para lhe dizer: não desespere.
O design gráfico, como deve estar bem consciente, é hoje um dos ramos mais importantes do mundo da comunicação.
Perante uma variedade de informação, seja no mundo físico – através de publicidade na rua, televisão, imprensa – ou até mesmo na Internet, é mais do que normal que o público esteja saturado do excesso de conteúdo visual.
Isto significa, portanto, que o conteúdo a registrar melhores resultados será o mais apelativo e criativo.
Mas isto implica perceber de design gráfico… ou contratar um designer! Se quer experimentar ser você mesmo o artista do seu trabalho, então tenho uma recomendação para lhe fazer: leia este artigo que lhe trago hoje.
Ao longo dos próximos parágrafos vou percorrer, uma a uma, 5 dicas sobre design gráfico para quem não percebe nada disto.
CONSELHOS ÚTEIS PARA FAZER UM BOM DESIGN GRÁFICO
1. Comece com uma excelente paleta de cores
Já notou que os melhores design’s tendem a ter boas cores? Não é por mero acidente que isso acontece. Escolher uma paleta de cores apelativa é uma das chaves de um excelente design.
Agora, antes de começar a escolher as suas próprias cores, deixe-me dizer-lhe que não precisa de o fazer.
O uso de um site como o ColourLovers dá-lhe acesso a milhares de paletas de cores fortes e interessantes. Basta encontrar um código hexadecimal de uma cor de que gosta e usá-lo no seu design.
Aqui estão alguns excelentes recursos para encontrar paletas de cores:
- ColourLovers – http://www.colourlovers.com/
- Coolors – https://coolors.co/
- Adobe Color – https://color.adobe.com/pt/
2. Não se deixe levar pelas fontes
Idealmente, limite-se a 1 ou 2 fontes. Ao seguir esta regra, vai evitar que se preocupe com toneladas de combinações.
Se vai usar várias fontes, use uma para o cabeçalho e outra para o corpo. A logo prazo, este pequeno truque irá poupar-lhe muitas dores de cabeça.
LEIA TAMBÉM:
CALL TO ACTION: O QUE É E COMO O PODE USAR?
3. Tenha um “Swipe File”
Este termo vem do mundo do copywriting, mas também pode ser aplicado ao design. Um “Swipe File” refere-se a bons textos que os copywriters encontraram e que servem como inspiração e metra a ultrapassar.
No caso do designer, isso significa ter ao seu lado bons exemplos de design que encontrou no mercado.
Escolha alguns esses exemplos, guarde-os em algum lugar (no seu computador, dropbox, etc.) e depois utilize-os antes ou durante o momento de criação, para se inspirar.
Desde que você não copie alguém totalmente, não há vergonha em inspirar-se um pouco numa boa ideia.
Se você estiver projetando imagens para anúncios do Facebook, pode querer verificar a Galeria de anúncios do AdEspresso Facebook.
Você também pode fazer check-out de sites de design como Dribbble e Behance.
4. Não tenha medo do espaço em branco
Não tenha medo de deixar espaços em branco no seu design. Às vezes, como nos diz a sabedoria popular, menos acaba por ser muito mais.
Muitas vezes, os projetos ficam tão confusos que espaços em branco, sem nenhum elemento a ocupá-los, irá melhorar o design.
Isso pode exigir um pouco de ajuste mental da sua parte. Mas com a mudança certa, pode usar este conceito simples para superar designers aparentemente “experientes”.
Se quer uma lição sobre como usar o espaço em branco, veja qualquer imagem de marketing criada pela Apple.
5. Alinhar os objetos é importante no design gráfico
Este truque ajuda a manter elementos de design com uma ordem apresentável, independentemente dos seus diferentes tamanhos.
O alinhamento adequado é uma maneira fácil de dar às suas imagens um visual sofisticado e profissional. Ao arrastar itens na plataforma Snappa, por exemplo, as linhas de grade aparecerão automaticamente e será muito fácil alinhar os diferentes elementos visuais.
Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão que dispõe de departamento de pré-impressão para verificar as artes finais. Primamos pela qualidade de serviço e entrega rápida.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe a sua opinião!