Designer Gráfico Descubra os 4 tipos de designer

Designer Gráfico: Descubra os 4 tipos de designer

Contrariamente ao que a grande maioria das pessoas pensa, existe mais do que uma tipologia de designer gráfico.

Isso acontece essencialmente porque o design gráfico é uma área extremamente abrangente e utiliza a tipografias, imagens, cores e formas para comunicar.

Mas, é diferente criar um logotipo e um site. São utilizadas estratégias e metodologias completamente distintas. Assim, existem dentro da área generalista do design, diversas áreas de especialização.

Hoje na Sydra Gráfica Online decidimos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Designer gráfico: Conheça os 4 tipos de designer

Quando falamos de um designer gráfico, a maior parte das empresas julga que uma única pessoa pode desenvolver todo o tipo de comunicação visual.

Contudo, isso não funciona exatamente dessa forma. Cada designer tem a sua própria área de expertise. Por isso, de seguida, explicamos-lhe quais são as 4 grandes áreas de atuação de um designer.

 

1. Design de identidade visual

Um designer de identidade visual corporativa é a pessoa que desenvolve toda a identidade de uma marca. E, desenvolver este tipo de comunicação não é algo linear.

É preciso conhecer a sua personalidade, o tom de voz, essência, emoções, experiências… só tendo este conhecimento prévio é que é possível desenvolver uma imagem que defina corretamente a marca.

Os designers especializados neste tipo de design colaboram com os responsáveis da marca para criar o logotipo, tipografia, paletas de cores e bibliotecas de imagens que representam a personalidade da mesma.

 

2. Design gráfico de marketing e publicidade

Quando falamos de um designer gráfico, muitas pessoas pensam automaticamente em design de publicidade ou imagens para as redes sociais.

E, embora não seja a única área de design, a verdade é que é uma das mais importantes.

Nos dias que correm, qualquer empresa tem de ter uma presença digital de modo a criar um relacionamento com o seu público-alvo.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Se pensarmos bem, o marketing tem como principal intuito fazer com que o consumidor perceba que tem determinado desejo ou necessidade. Depois de haver essa perceção é preciso gerar interesse para a aquisição de determinado produto ou serviço.

E, na grande maioria dos casos tudo isto é feito tendo por base o design de publicidade e marketing.

Neste caso, a grande maioria dos designers trabalham diretamente nas empresas para desenvolverem toda esta vertente de comunicação.

 

3. Design gráfico de UX

Com o desenvolvimento da internet e das aplicações mobile, passou a haver a necessidade de desenvolver um design 100% adaptado ao utilizador.

O design gráfico de UX é tão somente o design de uma interface que é utilizada pelo consumidor para interagir com um site ou aplicação. A ideia é torná-las simples de utilizar, fornecendo ao utilizador uma experiência simples e intuitiva.

Este tipo de interface influi tudo aquilo com que o utilizador interage como é o caso de menus, elementos gráficos no ecrã, botões…

Este tipo de designer gráfico tem de conseguir equilibrar as funcionalidades técnicas com o ambiente estético. E isso, nem sempre é uma tarefa simples.

 

4. Design gráfico para publicações

As publicações são peças que comunicam com um público através da distribuição pública, estando maioritariamente associadas a comunicação impressa.

Alguns exemplos práticos são livros, jornais, revistas e catálogos. No entanto, registou-se recentemente um aumento significativo da edição digital.

Assim, nos dias de hoje é possível lermos jornais online, livros online, revistas online… E, para todo este tipo de material, existe a necessidade de um trabalho de design gráfico com características muito específicas.

 

Agora já sabe quais são os 4 tipos de designer gráfico mais comuns nos dias que correm. No caso de trabalhar frequentemente com tipologias de design que necessitem da impressão digital, nada melhor que falar com a Sydra.

Podemos ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida que tenha.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

desenho grafico, design comunicação, design editorial, design embalagem, design ou designer, design produto, design publicidade, designer gráfico, o que faz um designer grafico, técnico de design gráfico


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009