Mais 5 dicas de design gráfico para quem não percebe nada

 

À umas semanas atrás publiquei o primeiro de três artigos com dicas de design gráfico para quem não percebe nada desta área artística. Hoje, chegou a altura de lhe trazer a segunda parte desta série, com 5 dicas completamente novas que o vão ajudar a aperfeiçoar aquilo que já tinha aprendido no artigo anterior.

Tem dificuldades em moldar a sua mensagem numa página em branco? Nem sempre são perceptíveis as regras de design a seguir?

Ainda está numa luta constante com as fontes a usar no seu texto?

Bem, espero esclarecer algumas destas questões ao longo dos próximos parágrafos.

Está preparado? Vamos lá a isto!

 

 

SIGA ESTAS 5 REGRAS DE DESIGN GRÁFICO

 

1. Use ícones para reforçar a sua mensagem

Uma das lições que aprendemos ao estudar design é que os ícones funcionam como uma espécie de pimenta preta, na medida em que podem ser polvilhados em cima de qualquer design que esteja a preparar para lhe dar aquele gosto especial e único que fará toda a diferença.

É verdade, os ícones adicionam um sabor extra ao seu design, garantindo que seja apreciado pelo receptor da mensagem.

Onde encontrar ícones? Na Internet existem imensas bibliotecas com ficheiros prontos a usar. Uma das que mais uso é o Flaticon.com, um site que apresento ícones vetoriais sobre os mais diversos temas.

 

2. Siga as suas próprias regras de design gráfico

Regras? Existem mesmo regras no design gráfico? Bem, a verdade é que existem… aquelas que você definir para si mesmo!

Estas provavelmente não serão regras específicas.

Mas sim casos em que o seu design usa um determinado conjunto de cores, linhas, texturas, etc.

Se está empenhado em seguir este conjunto de escolhas, não desista a meio optando antes por seguir outro estilo. Mantenha-se consistente a partir do momento em que definir as suas “regras de design”, para garantir consistência na sua imagem em geral



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3. Limpe e recomece

Se estiver a trabalhar em vários projetos no âmbito de uma campanha publicitária, site ou outro projeto – pode ser mais fácil para si limpar tudo o que tem à sua frente e recomeçar, regressando sempre a uma base comum a todos os conteúdos que almeja criar.

Ou seja, copie o seu design e, em seguida, basta trocar os elementos que precisa de mudar.

Não esteja a criar tudo de raíz! Isso garante que o formato será sempre o mesmo, mesmo que altere o conteúdo.

 

4. Use várias fontes

A questão das fontes é sempre delicada, mas tente não se limitar a uma única fonte… ou usar em excesso!

As fontes podem adicionar muita variedade, ainda que mantendo consistência na mensagem e design que quer transmitir. A chave para o sucesso passa por usar o texto de uma única fonte “família”.

Um exemplo de uma fonte “família” seria Arial, que tem a fonte Arial básica, juntamente com variantes como Arial Black, Arial Narrow e Arial Rounded MT Bold. Estas fontes aparecem diferentes.

No entanto, há um fio comum entre eles que dará uma sensação de consistência quando usada em projetos.

 

5. Aproveite ao máximo os contrastes

O uso de contrastes ajuda a adicionar “atitude” ao seu projeto, bem como a determinados elementos que se destacam.

Há muitas maneiras de gerar contrastes também. Pode usar cores contrastantes, fontes ou mesmo contraste em quantidade de espaço entre os itens no seu design.

Pense nisto num contexto mundial real e verá porque faz sentido. Uma pessoa com quase dois metros de altura (o lutador Andre the Giant, por exemplo, ou o jogador de basquete Yao Ming) chamam a atenção porque contrastam com a população em geral.

O mesmo se aplica para elementos contrastantes com o seu design.

 

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