Conheça 7 maneiras de dinamizar o seu portfólio

Conheça 7 maneiras de dinamizar o seu portfólio

Independentemente da sua área de atuação, hoje em dia é de extrema importância ter um portfólio de produtos ou serviços!

O mesmo, tornou-se especialmente importante numa altura em que o trabalho como freelancer é bastante comum. Assim, ter um portfólio é essencial não só para poder mostrar o seu trabalho, mas também para construir a sua própria marca pessoal.

A par disso, numa era digital, existem inúmeras formas de criar um portfólio de design gráfico, de fotografia ou de algo que necessite de um serviço de pré impressão (ou qualquer tipo de trabalho que faça).

Na verdade, o mais importante é estimular a sua criatividade para mostrar ao mundo aquilo que é capaz de fazer!

Mostre aos seus potenciais clientes aquilo que faz! E, dessa forma, destaque-se de antemão dos seus concorrentes.

Se quer realmente saber como criar um portfólio online, veja de seguida as 6 dicas que temos para si!

 

Portfólio: Saiba como criar e organizar um portfólio online

Existem algumas áreas onde o portfólio é de extrema importância.

A área de gestão de redes sociais, design gráfico, web design, artesanato ou mesmo marketing de conteúdo, são áreas em que ter um portfólio bem organizado pode ser a diferença entre angariar um cliente ou não fechar nenhum contrato.

Mas, independentemente da área em que trabalha, se quer saber como fazer e organizar um portfólio, chegou ao local correto. Veja de seguida as 6 dicas que temos para si.

 

1. Escolha a melhor plataforma

Hoje em dia existem dezenas de plataformas que pode utilizar para dar asas à sua criatividade e desenvolver um portfólio de excelência.

Um bom exemplo e transversal a todas as áreas de atuação é o WordPress. Aqui poderá construir um site, mais ou menos estático, e com toda a informação relevante sobre o seu trabalho.

Para a área de design, sites como Behance, Cargo Collective ou Dribbble são também excelentes opções.

Outras plataformas às quais pode recorrer para promover o seu portfólio são as redes sociais. O Facebook, LinkedIn, Instagram e Pinterest são uma boa forma de promover o seu trabalho.

 

2. Escolha bem o que partilha

Não é porque desenvolver 50 logotipos que deve colocar os 50 no seu portfólio.

Muito provavelmente, se trabalha com a área de design gráfico há uns anos, o seu trabalho evoluiu.

Assim, é importante que saiba fazer uma seleção do que deve ou não partilhar. Exclua tudo aquilo do qual não se orgulha, e tudo o que acha que poderia ter feito melhor.

Deixe apenas aquilo que pode transparecer o verdadeiro valor do seu trabalho.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Só assim vai conseguir destacar-se pela positiva.

 

3. Utilize mockups

Se desenvolve sites, não é por exemplo uma boa opção tirar fotos ao ecrã ou fazer print screen aos mesmos.

Hoje em dia consegue obter mockups gratuitos em diversos sites, e devido aos mesmos os seus trabalhos vão parecer que foram fotografados por profissionais.

Lembre-se que a primeira impressão é que conta. Se o seu portfólio online deixa a desejar, dificilmente o vão considerar uma opção.

 

4. O quê? Como? Sabe explicá-los?

Um portfólio inclui um sem número de peças distintas. Se falarmos de um portfólio de fotografia podemos ter foto de casamento, monumento, imóveis, família, boudoir, baby shower, trash the dress, smash the cake…

Se falarmos de um portfólio de design o mesmo pode incluir o processo criativo, logotipos, cartazes, cartões de visita, posts para as redes sociais…

Se falamos de um portfólio de webdesign o mesmo pode conter sites, banners online, publicidade paga…

Se para si estas informações podem ser simples de perceber, para os seus potenciais clientes pode não ser assim tão simples. Por esse motivo, explique o que é o quê.

E, se quer valorizar ainda mais o seu trabalho, explique um pouco do processo de criatividade e inovação. Vai ver que fará a diferença.

 

5. Coloque informação sobre outros projetos

Se faz parte de um grupo, se participa em eventos relevantes na sua área de atuação ou se já desenvolveu projetos em parcerias nada melhor que colocar essa informação no seu portfólio.

Mostre que está a par do que de novo se faz na sua área de atuação. Um exemplo muito prático: EU!

Sou licenciada em marketing, acabei o curso em 2011 e não tive uma cadeira de marketing digital. Como é que sei tudo o que sei hoje? Estudando, aprendendo, fazendo formações, cursos e assistindo a eventos!

 

6. Os testemunhos vão ser bons aliados

Não há nada mais relevante que o testemunho de um cliente feliz. Peça aos seus clientes que escrevam um pequeno testemunho, ou que o façam em vídeo.

Garantidamente as referências vão ser uma excelente forma de promover confiança sobre o seu trabalho.

Estas são as 6 formas “mágicas” de promover o seu portfólio. Acredite que se as seguir, irá realmente ter uma montra online que mostra não só a qualidade do seu trabalho, como reforça a sua marca pessoal.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

adobe portfolio, como fazer portfolio, como fazer um portfolio, como fazer um portfólio escolar, como fazer um portfólio profissional, design portfolio, o que é um portfólio, online portfolio, portefólio ou portfólio, portfolio design, portfolio design grafico, portfólio digital, portfolio escolar, portfolio exemplo, portfólio exemplos word, portfolio fotografia, portfolio online, portfólio ou portefólio, portfólio ou portfolio, portfolio portfólio, portfólio profissional, portfolio website


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009