Técnicas de Marketing em Eventos de Negócios para Pequenas Empresas

Técnicas de Marketing em Eventos de Negócios para Pequenas Empresas

Estamos numa altura em que os eventos corporativos se multiplicam. Ora existem feiras, conferências, meetings ou encontros para networking.

Existe uma panóplia de possibilidades para as empresas conseguirem efetivamente aumentar o seu número de contactos, gerando assim um maior número de leads a longo prazo.

Embora para os encontros de networking não haja efetivamente a necessidade de uma grande preparação (até porque na maior parte desses casos tem 1 minuto para se apresentar), para as outras tipologias de eventos, é necessário que haja um maior e melhor planeamento.

Assim sendo, hoje resolvemos ajudá-lo! De seguida apresentamos-lhe algumas das melhores estratégias de marketing em eventos de negócios para pequenas empresas.

 

Eventos: Como é que a sua empresa os pode aproveitar?

Onde é que uma empresa pode desenvolver novos contactos profissionais? A verdade é que uma das melhores formas, continua a ser a participação em eventos. Mas, não estamos a falar de qualquer tipo de evento.

Estamos a falar de participarem com um stand em eventos profissionais que se englobam nas suas áreas de atuação.

A par disso, é importante frisar que aquilo que torna uma feira de negócios uma excelente oportunidade, é o fato de pode partilhar os seus produtos ou serviços diretamente com pessoas que à partida já têm um interesse nativo no seu negócio.

Se à partida a sua participação nos eventos de negócios associados à sua área de atuação já tem tudo para dar certo, com as dicas que lhe vamos dar, torna-se quase impossível não tirar partido dos mesmos a 100%.

 

1. Estabelecer metas e objetivos

Qualquer negócio que queira desenvolver-se e crescer de forma consistente precisa obrigatoriamente de ter metas e objetivos a cumprir.

Assim, quando falamos de feiras ou eventos, é também necessário criar esses objetivos.

Pode ser fechar vendas, gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca, conhecer pessoas, estabelecer parcerias…

Enfim, cada negócio terá de ter as suas próprias metas. E, tendo isso em conta, antes, durante e depois do evento terá de trabalhar para alcançar efetivamente essas metas.

Posteriormente, é preciso fazer uma análise, já que apenas dessa maneira irá saber se as mesmas foram ou não cumpridas.

 

2. Não pode ir a todas

Contrariamente ao que possa estar a pensar, a máxima de assistir a todos os eventos poderá não ser efetivamente a melhor opção para si.

Assim, o seu primeiro passo irá ser escolher quais as feiras nas quais quer participar. E não vale a pena começar logo a pensar em feiras internacionais.

Se tem um budget relativamente reduzido, o melhor é mesmo começar por feiras regionais ou nacionais. Desse modo, irá conseguir ter um alcance muito superior.

Depois de escolher as feiras que podem potencialmente ter interesse para o seu negócio, nada como ligar para os responsáveis e perceber se a feira se ajusta ou não às suas necessidades.

 



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3. Não tem de ir como expositor

Existe algo que é muito importante considerar quando analisa as feiras que vão existir no seu setor de atuação.

Não precisa participar em todas as feiras como expositor. Esta questão é especialmente importante no início quando ainda não tem expositores ou displays já desenvolvidos (embora se precisar dos mesmos com urgência pode falar com a Sydra).

Muitas vezes, participar em feiras como visitante pode ser tão ou mais lucrativo do que a sua participação enquanto expositor.

Se tiver um stand na feira, terá sempre de estar por lá para falar com potenciais clientes que venham ter consigo. Mas, se for como visitante poderá circular e falar livremente com quem desejar.

 

4. Rentabilize ao máximo a sua participação

A verdade é que não pode só promover a sua participação em eventos deste tipo nos dias em que os mesmos ocorrem.

Para tirar o melhor partido, nada como usar ferramentas como marketing de redes sociais, produção de conteúdo para o blog, publicidade paga

Enfim, nos dias que correm as redes sociais têm o poder de difundir uma mensagem para um grande número de pessoas. Assim, participar numa feira e não promover a mesma no Facebook, Instagram ou LinkedIn é um erro que não vai querer continuar a cometer.

Se quiser dinamizar ainda mais a sua participação, nada como incentivar os seus seguidores e os participantes na feira a fazerem algo.

Para que isso aconteça terá obviamente de criar um passatempo, oferecer-lhes um desconto ou mesmo desenvolver algo que o seu cliente ideal deseja…

Construir o buzz pré-show é uma parte importante do marketing que não vai querer desperdiçar.

 

5. Obter o máximo de exposição

As feiras e eventos corporativos são essencialmente conhecidos por ser frequentados por jornalistas ou mesmo bloggers que cobrem o evento.

Assim, nada como tentar obter o máximo de exposição no evento (sendo que para isso a sua participação tem de ser divulgada com algum tempo de antecedência).

Mas, voltamos a frisar, para ter o máximo de exposição por parte dos jornalistas ou bloggers, nada como falar com eles antecipadamente de modo a criar um relacionamento.

Dessa forma, aquando do evento em si, a vossa relação vai ser mais estável, e a pessoa em questão irá ter muito mais à vontade de falar do seu negócio de um ponto de vista mais humano (já que conhece a marca com antecedência).

A par disso, nada melhor do que ter expositores, displays como um balcão promocional, roll up, x-banner ou stands com uma qualidade de design e impressão irrepreensíveis. E, em ambos os casos, pode contar com a Sydra.

Agora já conhece as nossas 5 dicas de marketing para eventos que vão ajudar o seu negócio a ter destaque.

Se quer participar em feiras ou conferências, nada melhor que começar hoje mesmo a analisar quais os melhores eventos no seu setor de atuação.

 

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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