Flat design e Semi-flat design: Qual a sua diferença e como usar

Existem dois termos muito utilizados na área de design e que são desconhecidos da grande maioria das pessoas. Os mesmo são o flat design e o semi flat design.

O flat design tem sido a escolha padrão dos designers há algum tempo. Isso ocorre essencialmente porque é simples, moderno e rápido de interpretar.

E, contrariamente ao que possa ocorrer ao olhar para este tipo de artes gráficas, as mesmas requem esforço e habilidade até serem desenvolvidas corretamente.

Mas hoje iremos explicar-lhe um pouco melhor sobre a psicologia por detrás deste tipo de design gráfico. Desta forma poderá implementar o mesmo em projetos futuros, nomeadamente para impressão numa gráfica online.

 

Flat design: O que é afinal?

De forma simples o flat design é um estilo bidimensional. Ou seja, não utiliza sombreados, brilhos ou destaques para fazer com que as imagens pareçam 3D.

flat design e semi flat 1

É importante ter em mente que este tipo de design gráfico é por norma discreto. Assim, é comum que hajam vários elementos de design que são “invisíveis”.

Os consumidores sentem e interagem com esses elementos, contudo não os veem como parte integrante daquela peça gráfica. Perceba melhor com alguns exemplos:

  • O ícone do carrinho de compras (embora o mesmo seja visível, não existe nenhuma chamada para a ação)
  • Quando se separa as informações de uma página tendo em conta diferentes blocos de cor
  • Usar combinações de cores específicas que têm como intuito dizer como é que o consumidor se irá relacionar com a informação

O flat design acabou por se desenvolver ainda mais devido à preocupação crescente com o web design. Isto porque, quando falamos de um ambiente online todas as peças de design gráfico são criadas para levar o consumidor a tomar determinada ação.

 

Um pouco de enquadramento histórico…

Tal como acontece na grande maioria dos movimentos de design, existe um pouco de história por detrás do desenvolvimento do flat design.

flat design e semi flat

O mesmo foi desenvolvido como resposta ao skeuomorphic design (uma abordagem onde o objeto virtual mimetiza e adquire a aparência, forma visual, funcionalidade e estrutura do objeto real).

No entanto, existem mais influências no seu desenvolvimento como a tendência de design no estilo suíço – estilo tipográfico internacional -, modernismo e Bauhaus.

Alguns dos elementos que corroboram essa influência são:



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



  • Alto contraste
  • Minimalismo
  • Uso da cor e contraste para criar profundidade
  • Uso eficiente do espaço
  • Uso de símbolos para transmitir ideias

 

Flat design numa era cada vez mais digital

Tal como dissemos anteriormente, este tipo de design é amplamente utilizado hoje em dia graças às tendências evolutivas do web design.

Se olharmos para os nossos smartphones, para o computador portátil ou mesmo para um tablet, vamos ver o estilo flat design em todo o ecrã.

Isto porque desde 2010 que praticamente todas as grandes marcas utilizam este estilo de design gráfico.

Mas, a tendência de utilização desta categoria de design vai muito mais além das interfaces dos dispositivos que utilizamos diariamente.

Hoje em dia podemos ver o estilo flat em ilustrações, publicidade, artes gráficas de redes sociais, design de logotipos

Enfim, uma vez que se encontra intrinsecamente ligado ao minimalismo, tornou-se útil para uma série de necessidades de design gráfico e branding.

 

A evolução para semi flat design

Flat design e Semi-flat design Qual a sua diferença e como usar

Tal como acontece na vida, também o flat design evoluiu para a sua melhor versão: flat 2.0 (ou semi flat).

Continua a manter toda a sua essência, no entanto incorpora alguns toques mais realistas como é o caso das sombras.

Podemos dizer que se trata essencialmente de um meio termo entre o bidimensional e o tridimensional.

As suas principais vantagens de utilização passam essencialmente por ser possível contornar as desvantagens que o flat design tem. A par disso, o mesmo adiciona interesse visual

à imagem.

Resumidamente trata-se de uma evolução que permite que qualquer designer gráfico possa tirar o melhor proveito deste estilo de design.

O que acha do flat design? Costuma utilizar no desenvolvimento das suas peças de comunicação gráfica?

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

computer flat design, design flat in porto downtown, fish flat design, flat design, flat design borders, flat design character, flat design colors, flat design landscape, flat design person, flat design portrait, flat design poster, flat design what is, logo design flat, poster flat design, semi flat design


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009