Flat design e Semi-flat design: Qual a sua diferença e como usar
Existem dois termos muito utilizados na área de design e que são desconhecidos da grande maioria das pessoas. Os mesmo são o flat design e o semi flat design.
O flat design tem sido a escolha padrão dos designers há algum tempo. Isso ocorre essencialmente porque é simples, moderno e rápido de interpretar.
E, contrariamente ao que possa ocorrer ao olhar para este tipo de artes gráficas, as mesmas requem esforço e habilidade até serem desenvolvidas corretamente.
Mas hoje iremos explicar-lhe um pouco melhor sobre a psicologia por detrás deste tipo de design gráfico. Desta forma poderá implementar o mesmo em projetos futuros, nomeadamente para impressão numa gráfica online.
Flat design: O que é afinal?
De forma simples o flat design é um estilo bidimensional. Ou seja, não utiliza sombreados, brilhos ou destaques para fazer com que as imagens pareçam 3D.
É importante ter em mente que este tipo de design gráfico é por norma discreto. Assim, é comum que hajam vários elementos de design que são “invisíveis”.
Os consumidores sentem e interagem com esses elementos, contudo não os veem como parte integrante daquela peça gráfica. Perceba melhor com alguns exemplos:
- O ícone do carrinho de compras (embora o mesmo seja visível, não existe nenhuma chamada para a ação)
- Quando se separa as informações de uma página tendo em conta diferentes blocos de cor
- Usar combinações de cores específicas que têm como intuito dizer como é que o consumidor se irá relacionar com a informação
O flat design acabou por se desenvolver ainda mais devido à preocupação crescente com o web design. Isto porque, quando falamos de um ambiente online todas as peças de design gráfico são criadas para levar o consumidor a tomar determinada ação.
Um pouco de enquadramento histórico…
Tal como acontece na grande maioria dos movimentos de design, existe um pouco de história por detrás do desenvolvimento do flat design.
O mesmo foi desenvolvido como resposta ao skeuomorphic design (uma abordagem onde o objeto virtual mimetiza e adquire a aparência, forma visual, funcionalidade e estrutura do objeto real).
No entanto, existem mais influências no seu desenvolvimento como a tendência de design no estilo suíço – estilo tipográfico internacional -, modernismo e Bauhaus.
Alguns dos elementos que corroboram essa influência são:
- Alto contraste
- Minimalismo
- Uso da cor e contraste para criar profundidade
- Uso eficiente do espaço
- Uso de símbolos para transmitir ideias
Flat design numa era cada vez mais digital
Tal como dissemos anteriormente, este tipo de design é amplamente utilizado hoje em dia graças às tendências evolutivas do web design.
Se olharmos para os nossos smartphones, para o computador portátil ou mesmo para um tablet, vamos ver o estilo flat design em todo o ecrã.
Isto porque desde 2010 que praticamente todas as grandes marcas utilizam este estilo de design gráfico.
Mas, a tendência de utilização desta categoria de design vai muito mais além das interfaces dos dispositivos que utilizamos diariamente.
Hoje em dia podemos ver o estilo flat em ilustrações, publicidade, artes gráficas de redes sociais, design de logotipos…
Enfim, uma vez que se encontra intrinsecamente ligado ao minimalismo, tornou-se útil para uma série de necessidades de design gráfico e branding.
A evolução para semi flat design
Tal como acontece na vida, também o flat design evoluiu para a sua melhor versão: flat 2.0 (ou semi flat).
Continua a manter toda a sua essência, no entanto incorpora alguns toques mais realistas como é o caso das sombras.
Podemos dizer que se trata essencialmente de um meio termo entre o bidimensional e o tridimensional.
As suas principais vantagens de utilização passam essencialmente por ser possível contornar as desvantagens que o flat design tem. A par disso, o mesmo adiciona interesse visual
à imagem.
Resumidamente trata-se de uma evolução que permite que qualquer designer gráfico possa tirar o melhor proveito deste estilo de design.
O que acha do flat design? Costuma utilizar no desenvolvimento das suas peças de comunicação gráfica?