Fontes de letras: conheça os tipos e como utilizar

Quem trabalha com design gráfico, sabe que existem fontes de letras que se adequam mais a uns projetos do que a outros.

Quando falamos tipo de fontes, podemos dizer que existem milhares e que todos os dias são criadas novas fontes gratuitas.

Contudo, o que a grande maioria das pessoas não sabe, é que quando falamos de fontes de letra, existem 5 categorias principais em que as mesmas se enquadram.

Assim, de seguida vamos indicar-lhe as 5 categorias de fontes por onde pode optar quando estiver a desenvolver o seu próximo trabalho.

 

Fontes de letras: Quais as 5 categorias principais

Se é designer e está a tentar perceber um pouco melhor como funcionam os tipos de letra, a verdade é que é importante estar preparado. Existem milhares de fontes online que pode descarregar gratuitamente.

A par disso, é importante ter em mente que as mesmas, mais do que qualquer outro elemento de design, transmitem mensagens e sentimentos de forma quase instantânea.

Assim, é importante perceber quais as categorias em que as mesmas se inserem de modo a fazer um trabalho de excelência.

 

1. Serif

As fontes com Serifa são as mais clássicas e o primeiro tipo de letra a ser utilizado. Este tipo de letra tem pequenas terminações na parte superior e inferior, que lhe dão um ar clássico e simultaneamente criativo.

É importante frisar que dentro das fontes com serifa existem dezenas de categorias como Old Style, Classical, Neo-Classical, Transitional…

Assim podemos dizer que as serifas são as fontes mais conservadoras, mas também as mais utilizadas, uma vez que se adaptam a dezenas de utilizações.

Se está a ler este artigo, mas não percebe muito sobre este tema, saiba que uma fonte com serifa muito comum é o Times New Roman.

Fontes de letras conheça os tipos e como utilizar Times New Roman

 

2. Slab serif

Podemos dizer que as Slab são uma versão maior e mais divertida das fontes serifas tradicionais.

As mesmas ganharam especial destaque em outdoors, flyers e panfletos durante o século XIX. A par disso, são também muitas vezes utilizadas para projetarem uma mensagem ou para transmitirem um estilo vintage.

E se procura tipos de letras desta categoria, saiba que existem online dezenas de fontes letras grátis por onde escolher.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



3. Sans Serif

As Sans Serif são todos os tipos de letras que não têm a proeminência no topo ou fundo.

Começaram a aparecer no século XIX, tendo nessa altura sido consideradas demasiado vistosas e grotescas.

Mas, uma curiosidade é que apesar de não terem tido de início uma grande aceitação, na década de 50 designers alemães pegaram nesta categoria de fontes de letra e criaram algumas das fontes que continuam populares e icónicas até hoje, como é o caso da Futura e Helvética.

Existem várias fontes grátis desta tipologia.

Fontes de letras conheça os tipos e como utilizar futura e helvetica

 

4. Script

As fontes Script são todas as que imitam a caligrafia cursiva e estão separadas em 2 categorias: formal e casual.

As categorias formais, como o próprio nome indica, são as escritas mais sofisticadas e são muito utilizadas em convites de casamento, livros românticos ou qualquer tipo de comunicação histórica.

As categorias casuais são muito menos parecidas com escrita sofisticada e muito mais idênticas a pinturas de cartazes.

São utilizadas em vários trabalhos incluindo logotipos, cartazes, cartões de visita e panfletos. Isto porque tendem a ser atemporais.

 

5. Handwritten

Tal como o próprio nome indica são fontes manuscritas e não eram muito comuns até há poucos anos (mas hoje já é possível baixar as melhores fontes em vários sites).

É importante frisar que esta categoria de fontes, tem por vezes a estrutura e definição das fontes Script. A par disso, são também na grande maioria das vezes Sans Serif.

 

 

Agora que já conhece as 5 categorias de fontes de letras, nada melhor que analisar as mesmas e perceber qual é o tipo de letra mais adequado para cada um dos seus trabalhos, e sempre que necessitar de serviços de impressão pode contar com a Sydra.

 

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

baixar melhores fontes, fontes grátis, fontes gratuitas, fontes letras, fontes letras gratis, fontes online, melhores fontes, tipo de letra, tipos de fontes


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009