
Carimbo Personalizado: 4 fundamentos a considerar
Um carimbo personalizado é essencial no dia a dia das empresas. Isto porque, o mesmo irá servir não só para validar todos os seus documentos oficiais, como também para diminuir os erros associados à escrita manual de informações.
E, contrariamente ao que possa pensar, todas as empresas devem efetivamente personalizar o seu carimbo. Embora os mesmos não sejam especialmente utilizados em artes gráficas (esse caso usa-se o logotipo) são uma necessidade real.
Se para uma empresa faz sentido colocar apenas o NIF e o nome, para outras poderá fazer sentido colocar NIF, nome, morada, contacto…
Enfim, independentemente das informações que quer colocar, hoje vamos explicar-lhe tudo o que precisa considerar para desenvolver o seu próprio carimbo automático.
Carimbo personalizado: 4 dicas para criar o carimbo perfeito
É importante considerar que existem inúmeras tipologias de carimbos e nenhum deles é desenvolvido numa gráfica. Não acredita? Ora veja:
- Carimbo de bolso
- Carimbos numerados
- Carimbo redondo
- Carimbo Colop
- Carimbo de madeira
- Carimbos automáticos
Enfim, estes são apenas algumas das tipologias de carimbos existentes! Por isso, independentemente do tipo de carimbo que decidir personalizar, conheça de seguida algumas dicas interessantes.
1. Escolha uma boa fonte de letra
Pode criar o carimbo no word ou pedir diretamente na loja que façam a criação do mesmo tendo em conta os dados que quer inserir.
Mas, independentemente da forma como o faça, é importante que escolha uma boa fonte de letra. Isto porque, um carimbo deve ser legível de forma rápida.
Logo, aquelas fontes manuscritas ou decorativas podem não ser a melhor opção. Além disso, recomenda-se que a letra seja pelo menos de tamanho 8, para facilitar a leitura.
2. Será que vale a pena investir em cor?
Bem sabemos que pode ser tentador investir num carimbo colorido! Mas, será que vale realmente a pena? Isto porque, dependendo da superfície onde vá ser colocado, o resultado poderá não ser de todo o melhor.
O nosso conselho é que opte mesmo por um carimbo preto! Deste modo, diminui qualquer probabilidade de erro ou de comprometer o resultado final.
3. Conheça a sua área de personalização
Existem diversos motivos pelos quais os carimbos podem ser desenvolvidos. Contudo, é importante ter algumas noções de design gráfico.
Já ouviu falar do espaço branco e da sua importância? Pois bem, a ideia é que a sua mensagem seja entregue de forma automática. Por isso, não convém colocar mais informação do que aquela que é realmente importante.
Além disso, de nada lhe vale colocar muita informação e ter de diminuir o tamanho da letra porque a mesma não cabe toda dentro da área de personalização.
Quanto mais pequena a letra, maior a dificuldade de leitura.
4. Tipo de carimbo
Anteriormente já lhe indicamos os tipos de carimbos mais comuns! No entanto, quando falamos de carimbos personalizados é comum que as empresas optem pela versão automática.
Isso acontece porque o mesmo é esteticamente mais agradável, permite uma maior personalização e é extremamente prático e simples de usar.
Além disso, garante também uma maior qualidade e resultados mais nítidos. E, isso é exatamente o mais importante numa empresa.
Como vê, estas são 4 dicas muito simples para criar um carimbo personalizado para a sua empresa.
Contudo, quando estiver a desenvolver o mesmo, lembre-se que os carimbos são associados a seriedade, credibilidade, profissionalismo e organização. Por isso, garanta que o seu transmite essas questões.