15 Fontes retro grátis

25 Fontes Retro Grátis

As fontes retro são um sucesso entre os designers. Isso acontece maioritariamente porque além de ser possível fazer o download gratuito da maior parte, as mesmas podem ser adaptadas aos mais diversos tipos de projetos.

Resumidamente pode adicionar textura, profundidade e idade aos seus designs com as fontes retro. Acredite que as mesmas fazem realmente a diferença em qualquer design.

Se apenas conhece algumas destas fontes, hoje na Sydra Gráfica Online resolvemos ajudar. De seguida, apresentamos-lhe uma lista com as melhores fontes retro grátis para fazer download e dar uma nova vida aos seus projetos.

 

Fontes retro: Conheça estas 25 opções gratuitas

Existem centenas de fontes gratuitas online, sendo que umas tantas são pagas e as outras tantas são gratuitas.

Quando falamos de fontes retro, as mesmas têm a capacidade de transportar o público no tempo.

Assim sendo, é sempre importante que ao criar uma peça com este tipo de letra, escolha efetivamente a mais adequada. Apresentamos-lhe algumas soluções de seguida.

 

1. Portico

Criado pelo designer Mehmet Reha Tugcu, o Portico é um tipo de fonte, que inclui uma versão urbana e pouco delicada – perfeita para qualquer design de estilo retro.

 

2. Haike

A fonte retro Haike é estranhamento parecida com as antigas fontes de computadores. Isto acontece, pois, a mesma foi inspirada na fonte Moore Computer de 1968.

Trata-se de uma visão fabulosa do futuro com 9 versões distintas. É, contudo, importante frisar que a mesma pode ser utilizada gratuitamente para fins pessoais, mas para uso comercial é necessária uma versão licenciada.

 

3. Palm Canyon Drive

O Palm Canyon Drive é uma fonte projetada por Amy Hood, co-fundador da Hoodzpah Design Co., em conjunto com a RetroSupply.

É uma fonte inspirada no sul da Califórnia na década de 40 e 50, e é ideal para qualquer tipo de design que queira remeter a esta época.

A mesma pode ser utilizada gratuitamente para fins pessoais.

 

4. West Side

Esta é uma daquelas fontes retro que foi inspirada nos desenhos feitos à mão na década de 1980.

Trata-se de uma fonte de exibição artesanal, com estilo bloco, grande, arrojado e com bordas afiadas. A West Site foi criada pela Artimasa Studio. Frisamos que é totalmente gratuito para uso pessoal e comercial.

 

5. Gradientico

Se está ansioso por criar um design que remete ao início dos anos 90, nada como experimentar o Gradientico de Vladimir Nikolic.

Trata-se de uma serifa com boa aparência e que utiliza um gradiente de meio tom. A par disso pode ser utilizado em ambas as versões (regular e itálico) para uso comercial e pessoal.

 

6. Billionaire Medium Grunge

O Billionaire Medium Grunge é apenas um dos 6 tipos de fontes retro que compõem o tipo de letra Billionaire desenvolvido por JumboDesign.

Esta versão é ideal para um visual art deco, e pode ser utilizado gratuitamente para fins pessoais ou profissionais.

 

7. Noir

Nada melhor do que adicionar um toque de elegância e estilo aos seus designs com esta bela fonte retro Noir, do designer Matthias Guggisberg.

 

8. Frontage Condensed (Outline)

O Frontage Condensed (Outline) é uma das fontes retro desenvolvidas pelo diretor de arte suíço Juri Zaech.

Existem várias versões associadas a este tipo de fonte retro. Contudo, apenas a versão Outline se encontra disponível para download gratuito (para uso pessoal e profissional).

 

9. Say It Fat

O designer Timo Titzmann é a pessoa responsável pela criação da fonte retro gratuita Say It Fat.

Trata-se de um tipo de letra em negrito, excelente para criar cartazes de estilo retro com um aspeto divertido e interessante.

 

10. Haarlem Deco

Fontdation são os criadores desta excelente fonte que pode utilizar para dar um ar retro aos seus designs.

De acordo com os seus criadores, trata-se de um tipo de fonte clássica, retro, vintage, sans serif e semi condensado.

É, contudo, importante frisar que a versão gratuita desta fonte retro tem apenas alguns caracteres disponíveis.

Por isso, se gostar mesmo da Haarlem Deco pode realizar a compra da versão completa (que inclui não só a versão em itálico como caracteres multilinguagem).

 

11. Monthoers

O Monthoers é um tipo de letra com um estilo muito próprio e foi desenvolvido pelo designer gráfico Agga Swist’blnk.

É importante frisar que se trata de uma versão mais clean e recente do tipo de letra Rochoes, sendo gratuita para utilização pessoal e comercial.

 

12. Hamster

O hamster é um tipo de letra cursivo inspirado em letras de pincel e pintura de sinaléticas tradicionais.

Elaborado cuidadosamente para equalizar seu fluxo dinâmico e a legibilidade, o mesmo pode ser descarregado gratuitamente para uso pessoal e comercial.

 

13. Lazer 84



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



E se lhe dissermos que é possível voltar atrás no tempo? O Lazer 84, criado pelo diretor de arte Juan Hodgson, é inspirado nos anos 80.

Além disso, trata-se de uma fonte de estilo retro que pode ser descarregada gratuitamente para utilização pessoal e comercial, contendo números, símbolos e acentos.

 

14. Ansley

O designer gráfico Kady Jesko criou esta fonte, depois de procurar por uma fonte gratuita de estilo retro e não ter conseguido encontrar uma que fosse adequada ao que precisava.

Assim sendo, neste momento a Ansley é uma das várias fontes retro que pode descarregar gratuitamente para uso pessoal e comercial.

Se quiser, poderá fazer uma doação de qualquer montante.

 

15. Berlin

Berlin é uma fonte retro criada pelo designer gráfico e ilustrador brasileiro António Rodrigues Jr.

De forma simples, este é um grupo de fontes de exibição, tendo sido inspiradas nas fontes geométricas clássicas do início do século passado.

Atualmente existem 4 versões deste tipo de letra: Berlin, Berlina, Slaberlin e Uberlin – todas disponíveis em regular, bold e x-bold e totalmente gratuitas.

 

16. Sabo

Sabo, é uma fonte de estilo pixel impressionante e foi desenvolvida pelo designer gráfico Philippe Moesch.

Encontra-se disponível em dois estilos – inline e filled – sendo por isso uma excelente opção para qualquer design com temas de arcade retro.

 

17. Bobber

Bobber surgiu da necessidade de os designers Lucas Almeida e Dmitry Goloub quererem encontrar uma tipografia única e especial.

A sua principal fonte de inspiração foram as motas, levando ao desenvolvimento este serifa de laje perfeita. Com um design diferente e vintage, esta fonte retro é totalmente gratuita para utilização em projetos pessoais ou profissionais.

 

18. Glasoor

Esta tipologia de letra retro foi criada pelo designer Sergiy Tkachenko. Trata-se de uma fonte experimental com um design retro lúdico e é perfeito para o desenvolvimento de posters, logos e imagens criativas.

 

19. Zebrazil

Zebrazil é uma fonte retro desenvolvida pelo designer gráfico birmanês Zarni.

Esta fonte deliciosamente retro apresenta formas finas de letras com serifas ousadas, e é uma das muitas criadas por este fantástico designer.

Além disso, a Zebrazil pode ser utilizada de forma completamente gratuita para projetos pessoais ou empresariais.

 

20. Unique

Unique é uma fonte de design retro criada pela designer Anna Pocius (também conhecida por Artmaker).

Ela descreve o seu design na plataforma Behance como “uma fonte híbrida display, que é um pouco flashy, retro, mas ainda assim contemporânea”.

Trata-se de uma fonte projetada especialmente para cabeçalhos e logotipos.

 

21. Canter

Desenhado pelo criativo Christopher J. Lee, de Nova Iorque, Canter é um tipo de letra que se encontra disponível em seis tamanhos diferentes.

Esta tipografia foi projetada para ser utilizada essencialmente em títulos, manchetes e pósteres e funciona bem em qualquer tipo de execução retro.

 

22. Alt Retro

O Alt Retro é uma fonte de cinco tamanhos que pode ser descarregada gratuitamente e que canaliza toda a inspiração art deco.

Trata-se de uma combinação perfeita para criações que devem chamar a atenção, e que pode ser utilizada de forma completamente gratuita.

Se quer destacar-se este pode ser um bom tipo de letra a utilizar.

 

23. Rispa

Este tipo de letra retro foi inspirado na cidade natal do designer Konrad Bednarski. Existe uma versão gratuita que pode ser utilizada para teste. A par disso, é possível adquirir uma versão mais alargada com outros tipos de fonte retro.

 

24. Betty Noir

Este tipo de letra foi desenvolvido pela Blambot, uma empresa que costuma desenvolver fontes de letra para livros de banda desenhada.

Embora a grande maioria das tipografias desenvolvidas para Blambot sejam pagas, a Betty Noir pode ser utilizada gratuitamente para projetos pessoais.

Esta é uma das nossas fontes retro gratuitas preferidas e definitivamente vale a pena fazer o download e aproveitar.

 

25. White Rabbit

Inspirada nos tempos antigos, esta é uma das fontes retro gratuitas mais divertidas que existem atualmente.

A mesma foi desenvolvida pela Alice Creative, e está disponível gratuitamente para uso pessoal. A par disso, se quiser, pode fazer doações ao autor.

 

Estas são apenas 25 das fontes de letras retro gratuitas que pode utilizar para andar para trás no tempo.

Todas as versões que descrevemos ao longo deste artigo podem ser baixadas gratuitamente. Por isso, acabaram-se as desculpas para não dar um toque retro ou vintage às suas peças.

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

baixar fontes grátis, fontes free, retro font, retro type, vintage font


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009