formato-de-papel-tamanho-escolher-af

Formato de papel: que tamanho deve escolher?

Mesmo que não trabalhe directamente com o mundo das artes gráficas, é normal que saiba que existem inúmeros formatos de papel.

O mais típico é, sem dúvida, o formato A4, que encontramos nas folhas que estão na impressora lá de casa ou que dão forma aos cadernos que levávamos para a escola.

No entanto, o papel e os muitos formatos que adquire hoje têm uma história para contar.

formato-de-papel-tamanho-escolher

É em 1922 que se define o papel internacional, como o conhecemos hoje, nas mãos do engenheiro alemão Dr. Walter Porstmann.

Este engenheiro determinou que o rácio entre o comprimento e a largura de uma folha é igual à raiz quadrada de dois. Este era um requisito assim estipulado para garantir o aspeto e qualidade do conteúdo. Como se chama este padrão? A resposta é simples: padrão ISO 216.

Uma vez definida a regra, replica-se para os formatos subsequentes.

O padrão ISO 216 parte do tamanho de papel A0, com como medidas 1189x841mm. Na verdade, ao dobrarmos uma folha A4 conseguimos obter a proporção exata da folha A5, tal como o conseguiríamos da folha A4 se dobrássemos uma A3.

Este processo pode repetir-se até ao formato A10, com as medidas 37x26mm.

O formato padrão celebrizou-se internacionalmente, sendo hoje considerado em quase todo o mundo. Alguns países, como os EUA e o Canadá, optam por outras medidas.

Se precisa de imprimir algum documento, seja ele de cariz profissional ou pessoal, a escolha do formato certo poderá ser uma dúvida.

Se está reticente relativamente à dimensão do papel, então não se preocupe. Ao longo dos próximos parágrafos apresento sucintamente os formatos de papel mais conhecidos.

OS FORMATOS DE PAPEL STANDARD SÃO:

Formato de Papel A3

Começamos pelo formato maior daqueles que poderá encontrar numa gráfica comum. O A3 tem como 420mm de altura e 297mm de largura. A área da folha A3 é de 1/8 m² ou seja, equivale a duas folhas A4.

Onde utilizamos o papel A3? Um dos exemplos mais evidentes, e que todos devem recordar, são os blocos de papel A3 que os professores de Educação Visual pediam na escola, para fazermos desenhos e esboços.

Fora o uso menos académico concedido ao papel, podemos frequentemente encontrar certos documentos como certificados, diplomas e obras de arte em papel que assume este formato.

Formato-de-papel-que-tamanho-deve-escolher

 

Formato de papel A4

Quem é que não tem papel A4 em casa? Ou lida diariamente com documentos, no trabalho ou na escola, que estão neste formato? Este é, sem dúvida, o formato mais popular e frequente utilizado nas gráficas.

O formato de papel A4 é de 297x210mm, o que significa que este não é um papel nem muito grande, nem muito pequeno, o que o torna apropriado para o mais variado tipo de documentos do dia-a-dia: os resumos de apontamentos para a escola, lista de tarefas no trabalho, um curriculum vitae para entregar numa entrevista, a ementa para apresentar no cardápio do seu restaurante… enfim, muitos usos!

 

Formato de papel A5

Dobrando o papel A4, obtemos então o formato de papel A5, que se caracteriza por tet como medidas 210x148mm.

Onde vemos este tipo de formato a ser utilizado? Basta olharmos à nossa volta para identificarmos rapidamente alguns exemplos.

Por norma, trata-se de produtos de menor dimensão, como acontece com blocos de notas, convites, folhetos promocionais.

 

Gostou deste artigo sobre os vários formatos de papel? Compartilhe a sua opinião!

Comentário

Os comentários estão fechados.

Apoio ao Cliente

+351 227 122 009

Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h