formato-de-papel-tamanho-escolher-af

Formato de papel: que tamanho deve escolher?

Mesmo que não trabalhe directamente com o mundo das artes gráficas, é normal que saiba que existem inúmeros formatos de papel.

O mais típico é, sem dúvida, o formato A4, que encontramos nas folhas que estão na impressora lá de casa ou que dão forma aos cadernos que levávamos para a escola.

No entanto, o papel e os muitos formatos que adquire hoje têm uma história para contar.

formato-de-papel-tamanho-escolher

É em 1922 que se define o papel internacional, como o conhecemos hoje, nas mãos do engenheiro alemão Dr. Walter Porstmann.

Este engenheiro determinou que o rácio entre o comprimento e a largura de uma folha é igual à raiz quadrada de dois. Este era um requisito assim estipulado para garantir o aspeto e qualidade do conteúdo. Como se chama este padrão? A resposta é simples: padrão ISO 216.

Uma vez definida a regra, replica-se para os formatos subsequentes.

O padrão ISO 216 parte do tamanho de papel A0, com como medidas 1189x841mm. Na verdade, ao dobrarmos uma folha A4 conseguimos obter a proporção exata da folha A5, tal como o conseguiríamos da folha A4 se dobrássemos uma A3.

Este processo pode repetir-se até ao formato A10, com as medidas 37x26mm.

O formato padrão celebrizou-se internacionalmente, sendo hoje considerado em quase todo o mundo. Alguns países, como os EUA e o Canadá, optam por outras medidas.

Se precisa de imprimir algum documento, seja ele de cariz profissional ou pessoal, a escolha do formato certo poderá ser uma dúvida.

Se está reticente relativamente à dimensão do papel, então não se preocupe. Ao longo dos próximos parágrafos apresento sucintamente os formatos de papel mais conhecidos.

OS FORMATOS DE PAPEL STANDARD SÃO:

Formato de Papel A3

Começamos pelo formato maior daqueles que poderá encontrar numa gráfica comum. O A3 tem como 420mm de altura e 297mm de largura. A área da folha A3 é de 1/8 m² ou seja, equivale a duas folhas A4.

Onde utilizamos o papel A3? Um dos exemplos mais evidentes, e que todos devem recordar, são os blocos de papel A3 que os professores de Educação Visual pediam na escola, para fazermos desenhos e esboços.

Fora o uso menos académico concedido ao papel, podemos frequentemente encontrar certos documentos como certificados, diplomas e obras de arte em papel que assume este formato.

Formato-de-papel-que-tamanho-deve-escolher

 

Formato de papel A4

Quem é que não tem papel A4 em casa? Ou lida diariamente com documentos, no trabalho ou na escola, que estão neste formato? Este é, sem dúvida, o formato mais popular e frequente utilizado nas gráficas.

O formato de papel A4 é de 297x210mm, o que significa que este não é um papel nem muito grande, nem muito pequeno, o que o torna apropriado para o mais variado tipo de documentos do dia-a-dia: os resumos de apontamentos para a escola, lista de tarefas no trabalho, um curriculum vitae para entregar numa entrevista, a ementa para apresentar no cardápio do seu restaurante… enfim, muitos usos!

 

Formato de papel A5

Dobrando o papel A4, obtemos então o formato de papel A5, que se caracteriza por tet como medidas 210x148mm.

Onde vemos este tipo de formato a ser utilizado? Basta olharmos à nossa volta para identificarmos rapidamente alguns exemplos.

Por norma, trata-se de produtos de menor dimensão, como acontece com blocos de notas, convites, folhetos promocionais.

 

Gostou deste artigo sobre os vários formatos de papel? Compartilhe a sua opinião!

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

blocos de notas, fazer flyers, folha A5, folhetos, formato cartão de visita, formato convite, formato convite de casamento, Formato de papel, Formato de Papel A3, Formato de papel A4, Formato de papel A5, formato panfleto, medidas a3, medidas a4, medidas a5, tamanho a3, tamanho a4

Comment

Os comentários estão fechados.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009