Conheça a história dos Brindes Promocionais

Conheça a história dos Brindes Promocionais

Sabia que os primeiros brindes promocionais (ou brindes publicitários) foram utilizados em 1798 aquando da eleição de George Washington?

Se no século XIX já havia alguma produção de réguas de madeira, calendários ou produtos personalizados para oferecer, a verdade é que esta não era uma indústria muito organizada ou lucrativa.

Assim desde essa data até aos dias de hoje, a evolução da indústria dos brindes tem sido enorme.

Mas quando é que esta forma de comunicação começou a ser verdadeiramente utilizada? Como é que os brindes eram impressos se não existia nenhuma gráfica como atualmente?

 

Brindes promocionais: Os primeiros passos desta indústria

São muitas as pessoas que consideram Jasper Meeks como a primeira pessoa a desenvolver a indústria dos brindes promocionais.

Tudo aconteceu quando conseguiu convencer uma livraria a desenvolver uns sacos com o logotipo e entregá-los nas escolas locais para as crianças transportarem os livros escolares.

Esta ação foi extremamente bem-sucedida e gerou logo uma ação concorrencial por parte de Henry Beach.

Em pouco tempo, ambos já haviam desenvolvido diversos brindes publicitários para entregar a potenciais clientes.

Pouco depois, em 1904, 12 fabricantes juntaram-se e formaram a PPAI (Associação de Produtos Promocionais) que hoje conta com mais de 7.500 profissionais do setor em todo o mundo.

Mas, nesta altura eram desenvolvidos essencialmente brindes para casamentos ou brindes para crianças. Só por volta de 1970 é que se deu a grande explosão dos brindes personalizados baratos para empresas.

As mesmas começaram então a perceber que ao contextualizarem a entrega de brindes publicitários a potenciais clientes, conseguiam melhorar a sua notoriedade na mente do consumidor.

E, ao fazê-lo conseguiam ganhar força de venda, aumentando a sua faturação.

Mas até 1990 a indústria dos brindes tinha o seu pico na época do natal, altura em que o stock da grande maioria dos produtos low cost esgotava.



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Contudo, no início da década o paradigma foi mudando e as empresas começaram a investir nos brindes corporativos como ferramentas de comunicação e promoção da marca durante todo o ano.

Atualmente não existe praticamente nada que não possa ser utilizado como forma de promoção. Porém, continuam a existir brindes que são amplamente utilizados por qualquer empresa:

Embora os custos de produção sejam baixos, os mesmos podem gerar um alto valor para as empresas.

 

Brindes corporativos vs. brindes publicitários: Quais as diferenças?

É importante ter em conta que existe uma diferença entre brindes corporativos e brindes publicitários.

Podemos dizer que os primeiros são utilizados essencialmente como oferta a colaboradores, fornecedores, clientes ou associados. O seu principal objetivo passa por estreitar relações.

Os mesmos espelham a identidade da empresa e os seus objetivos. E, por esse motivo necessitam ser cuidadosamente escolhidos.

Já os brindes promocionais têm um público alvo muito mais abrangente, como potenciais clientes ou consumidores. O seu objetivo passa essencialmente por promover um aumento da perceção da marca, aumentar a notoriedade e gerar sentimento de lealdade perante a mesma.

Contudo, estes brindes podem ser utilizados para melhorar a perceção sobre determinado produto ou serviço.

Mas, será que este tipo de brindes personalizados são efetivamente entregues ao público-alvo correto? A maior parte das vezes não, porque não é feito um estudo de quem é o cliente alvo.

E, esse é o principal motivo pelo qual os brindes mais comuns são os que enumeramos anteriormente. Mas se esses podem não ser os itens mais eficazes, qual é a melhor opção?

Na verdade, tudo irá depender do seu negócio. Muitas empresas optam por desenvolver uma estratégia de branding e de design gráfico que tem como objetivo o desenvolvimento coerente da marca.

Assim, o melhor é estudar o seu cliente alvo e desenvolver brindes promocionais que se adequem à sua realidade e que possam ser utilizados frequentemente. Só assim irá garantir um verdadeiro impacto da marca na mente do consumidor.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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