
Conheça a história dos 5 logos mais icónico de todos os tempos!
Quando falamos de logos, a grande maioria das empresas julga que um logotipo é o suficiente para criar uma marca. No entanto, a verdade não é bem essa.
Basta falar com qualquer designer gráfico para que o mesmo lhe diga que um bom logo é apenas uma parte de todo o processo de criação da identidade visual de uma empresa.
Contudo, para o consumidor, um logo é sinal de reconhecimento. E, é comum que o consumidor crie afinidade com determinada marca devido ao seu logo.
Por vezes, uma mudança no logotipo da sua empresa pode gerar alguma controvérsia (um bom exemplo é o logo da Zara que gerou polémica no início do ano).
Assim sendo, de seguida iremos apresentar-lhe alguns logos icónicos e um pouco da sua história.
Logos icónicos: Conheça estes 5
Ter um logo é essencial para qualquer negócio. No entanto, o mesmo deve ter várias valências como a possibilidade de ser utilizado online, mas também em todas as peças que tenham de seguir para uma gráfica online.
De hoje, apresentamos-lhe 5 logos que são icónicos e que temos a certeza que irá reconhecer.
1. I love New York
Quem nunca viu uma camisola ou um meme na Internet com este logo I Love New York? A verdade é que embora seja omnipresente hoje em dia, o mesmo já foi criado em 1977 por Milton Glaser.
O que provavelmente não sabe é que este logotipo foi desenvolvido originalmente para o Departamento de Comércio do Estado de Nova York.
Além disso, a inspiração surgiu num passeio de táxi pela cidade! Isso apenas prova que a inspiração pode surgir a qualquer hora e em qualquer lugar.
2. IBM
Lembra-se do logo da IBM? Sabia que esta é a 7 versão deste logotipo?
A marca que foi criada em 1888 sofreu em 1972 o último processo de rebranding.
O processo começou em 1956 quando o consultor de design Eliot Noyes começou a trabalhar na IBM e contratou Paul Rand para criar a nova identidade visual.
3. London Underground
Este é um dos logos mais simples e mais reconhecidos a nível mundial. O London Underground é o logo do metro de Londres, contudo, está espelhado em todos os cantos e recantos da cidade.
A ideia base que deu lugar a este logo foi desenvolvida em 1800, sendo que tem evoluído ao longo dos anos. O último rebranding foi realizado na década de 60.
No livro “A Logo for London”, David Lawrence diz que “O logotipo é suficientemente abstrato e ao mesmo tempo tão amplamente reproduzido que representa muitas coisas, para muitas pessoas – cidade, transporte, cultura, um sistema unificado, design simples e apelativo. E, é isso que a torna uma marca flexível e duradoura”.
4. Cruz vermelha
O logotipo da cruz vermelha foi criado por Henri Dunant em 1863 e é também um dos logos mais simples (e sem grande trabalho de criação de um logotipo criativo) mas mais reconhecidos do mundo.
E, apesar da sua simplicidade, a sua mensagem é corretamente passada: neutralidade e proteção nos conflitos armados.
O que provavelmente não sabe é que existem apenas 2 diretrizes para a utilização deste símbolo em qualquer parte do mundo.
- Ser posicionada sobre um fundo branco
- Os braços da cruz deve ser todos do mesmo tamanho
É importante frisar que a sua utilização é restrita pelas leis internacionais e nacionais.
5. Target
A Target é uma das marcas de retail mais reconhecidas na América, contando com cerca de 1800 lojas só nos EUA.
Aquilo que não sabia é que alguns meses antes da primeira loja abrir portas, o diretor de publicidade Stewart K Widdess foi encarregue de reunir uma equipa e escolher o melhor nome para a cadeia de lojas.
Durante esse período, foram debatidos mais de 200 nomes.
Num momento de inspiração, o nome Target surgiu. O raciocínio? Tal como o objetivo de um sniper é atingir o alvo central, a nova loja faria o mesmo em termos de bens de retalho, serviços, compromisso com a comunidade, preço, valor e experiência global.
A versão atual do logótipo foi desenhada em 1968, removendo alguns dos anéis interiores para simplificar o design.
Estes são apenas 5 dos logos mais icónicos do mundo. Temos a certeza que não conhecia estas histórias.
Inspire-se nas mesmas e crie você também algo memorável.
Já descobriu as ofertas que temos para si?
Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.
Artes gráficas, como criar um logotipo, como fazer logotipo, comunicação, comunicação visual, criar identidade visual, criar logo, criar um logotipo, desenhar logotipo, design gráfico, designer gráfico, fazer logo, identidade corporativa, identidade visual, identidade visual de uma empresa, imagem corporativa, logo, logo online, logomarca, logotipo, logotipo criar, logotipo empresa, logotipos, logotipos criativos, logotipos de empresas, logotipos famosos, marcas e logotipos, marketing, publicidade
