
Conheça a história dos 5 logos mais icónico de todos os tempos!
Quando falamos de logos, a grande maioria das empresas julga que um logotipo é o suficiente para criar uma marca. No entanto, a verdade não é bem essa.
Basta falar com qualquer designer gráfico para que o mesmo lhe diga que um bom logo é apenas uma parte de todo o processo de criação da identidade visual de uma empresa.
Contudo, para o consumidor, um logo é sinal de reconhecimento. E, é comum que o consumidor crie afinidade com determinada marca devido ao seu logo.
Por vezes, uma mudança no logotipo da sua empresa pode gerar alguma controvérsia (um bom exemplo é o logo da Zara que gerou polémica no início do ano).
Assim sendo, de seguida iremos apresentar-lhe alguns logos icónicos e um pouco da sua história.
Logos icónicos: Conheça estes 5
Ter um logo é essencial para qualquer negócio. No entanto, o mesmo deve ter várias valências como a possibilidade de ser utilizado online, mas também em todas as peças que tenham de seguir para uma gráfica online.
De hoje, apresentamos-lhe 5 logos que são icónicos e que temos a certeza que irá reconhecer.
1. I love New York
Quem nunca viu uma camisola ou um meme na Internet com este logo I Love New York? A verdade é que embora seja omnipresente hoje em dia, o mesmo já foi criado em 1977 por Milton Glaser.
O que provavelmente não sabe é que este logotipo foi desenvolvido originalmente para o Departamento de Comércio do Estado de Nova York.
Além disso, a inspiração surgiu num passeio de táxi pela cidade! Isso apenas prova que a inspiração pode surgir a qualquer hora e em qualquer lugar.
2. IBM
Lembra-se do logo da IBM? Sabia que esta é a 7 versão deste logotipo?
A marca que foi criada em 1888 sofreu em 1972 o último processo de rebranding.
O processo começou em 1956 quando o consultor de design Eliot Noyes começou a trabalhar na IBM e contratou Paul Rand para criar a nova identidade visual.
3. London Underground
Este é um dos logos mais simples e mais reconhecidos a nível mundial. O London Underground é o logo do metro de Londres, contudo, está espelhado em todos os cantos e recantos da cidade.
A ideia base que deu lugar a este logo foi desenvolvida em 1800, sendo que tem evoluído ao longo dos anos. O último rebranding foi realizado na década de 60.
No livro “A Logo for London”, David Lawrence diz que “O logotipo é suficientemente abstrato e ao mesmo tempo tão amplamente reproduzido que representa muitas coisas, para muitas pessoas – cidade, transporte, cultura, um sistema unificado, design simples e apelativo. E, é isso que a torna uma marca flexível e duradoura”.
4. Cruz vermelha
O logotipo da cruz vermelha foi criado por Henri Dunant em 1863 e é também um dos logos mais simples (e sem grande trabalho de criação de um logotipo criativo) mas mais reconhecidos do mundo.
E, apesar da sua simplicidade, a sua mensagem é corretamente passada: neutralidade e proteção nos conflitos armados.
O que provavelmente não sabe é que existem apenas 2 diretrizes para a utilização deste símbolo em qualquer parte do mundo.
- Ser posicionada sobre um fundo branco
- Os braços da cruz deve ser todos do mesmo tamanho
É importante frisar que a sua utilização é restrita pelas leis internacionais e nacionais.
5. Target
A Target é uma das marcas de retail mais reconhecidas na América, contando com cerca de 1800 lojas só nos EUA.
Aquilo que não sabia é que alguns meses antes da primeira loja abrir portas, o diretor de publicidade Stewart K Widdess foi encarregue de reunir uma equipa e escolher o melhor nome para a cadeia de lojas.
Durante esse período, foram debatidos mais de 200 nomes.
Num momento de inspiração, o nome Target surgiu. O raciocínio? Tal como o objetivo de um sniper é atingir o alvo central, a nova loja faria o mesmo em termos de bens de retalho, serviços, compromisso com a comunidade, preço, valor e experiência global.
A versão atual do logótipo foi desenhada em 1968, removendo alguns dos anéis interiores para simplificar o design.
Estes são apenas 5 dos logos mais icónicos do mundo. Temos a certeza que não conhecia estas histórias.
Inspire-se nas mesmas e crie você também algo memorável.