
A identidade visual da sua empresa é consistente? Descubra aqui!
Será que a identidade visual da sua empresa é realmente consistente? A grande maioria das pessoas irá responder que “Sim”.
No entanto, será que é realmente verdade? Hoje resolvemos esclarecer as dúvidas de todos os empresários nacionais.
De seguida explicamos-lhe não só a importância de manter a consistência do design, como também lhe daremos algumas dicas dos tipos de materiais que deverá desenvolver.
Identidade visual da empresa: porque é que deve ser consistente?
De forma prática, a consistência constrói credibilidade! A sua marca não é formada apenas por cores e logotipo. A mesma tem também diversos materiais, dos quais muito provavelmente uma parte terá de ser entregue numa gráfica online para ser impresso.
Assim, é preciso perceber que a sua marca terá de passar uma mensagem que comunique às pessoas os seus valores. Só desta forma as pessoas vão começar a confiar em si.
Responda a algumas questões:
- O que significa a sua marca?
- A empresa transmite profissionalismo? Os seus clientes podem confiar em si?
- O design gráfico associado ao branding é reconhecido?
- O que torna a sua marca única em relação à concorrência?
- Quando a marca é vista pela primeira vez, transmite a essência do negócio?
- Já investiu em publicidade?
Peça também a outras pessoas para responderem a estas perguntas. Assim, irá ter uma ampla opção de respostas que lhe vão permitir perceber se a identidade visual da empresa é ou não consistente.
Principais benefícios de ter uma marca consistente
A sua marca irá ser a forma como os seus (potenciais) clientes o vão identificar. Assim, é essencial que a mesma seja reforçada em diversos pontos, nomeadamente:
- Materiais de marketing
- Logotipo
- Cartões de visita
- Sinalética
- Website
- Email marketing
- Redes Sociais
- Flyers e folhetos
A par deste reforço é também importante que passe mensagens claras e consistentes. Esta consistência vai ser percebida como a identidade de marca, e irá diferenciá-lo dos seus concorrentes. E assim, passo a passo irá construir uma identidade corporativa coerente.
Ao reconhecerem a marca e o negócio através das imagens e mensagens, o seu público-alvo vai começar a confiar em si.
E isso irá trazer confiança para o negócio e fidelização dos clientes.
Mas como manter a consistência? É simples!
- Use o logotipo sempre da mesma forma (com as mesmas proporções e cores)
- Utilize sempre as cores, fontes de letra e estilo
- A sua mensagem principal deve ser o centro da sua comunicação
- Conheça o seu público-alvo e a forma como quer que o mesmo perceba o seu negócio
- A missão, visão e valores devem ser os mesmos na comunicação online e offline
A melhor maneira de manter a sua marca consistente é através da criação de um guia de Estilo.
Desse modo, irá ter previamente definidas as mensagens, as cores, as fontes, o logotipo e o público-alvo da sua empresa.
Assim, tanto designers como freelancers ou colaboradores vão estar a par das regras específicas que devem ser seguidas ao criar a estratégia de comunicação da marca.
A importância dos materiais de marketing para o seu negócio
De forma a criar uma marca consistente os materiais de marketing devem ter a mesma aparência e mensagem geral.
Embora estejamos numa época em que o marketing digital é essencial, existem muitas formas de comunicação offline que a sua empresa não pode descurar.
Assim, dependendo do seu negócio, algumas opções que deve considerar são:
- Kit de comunicação (que inclui: logotipo, papel timbrado, cartas timbradas, cartões de visita, envelopes, pastas…)
- Folhetos e flyers
- Sinaléticas de interior e exterior
- Outdoors ou mupis
- Vinil microperfurado com mensagem publicitária
- Calendários
- Cartazes e banners
Enfim, existem inúmeras opções que podem ser tidas em conta quando construir a identidade visual de uma empresa.
Acredite que independentemente do que fizer, a coerência vai ser a sua melhor aliada para o sucesso.