Imagens Bitmap o que são e onde utilizar

Imagens Bitmap: o que são e onde utilizar

Para os designers, as imagens bitmap podem frequentemente ser um verdadeiro pesadelo.

Contudo, para a maioria das pessoas, estas são as imagens mais comuns (já que são as imagens que se descarrega de qualquer banco de imagens).

Uma fotografia, é o exemplo perfeito de uma imagem bitmap. Continua sem perceber bem o que é? Não há problema.

Resumidamente este tipo de imagens são constituídas por pixels que contêm informações sobre as cores. Mas vamos explicar-lhe melhor de seguida para que não cometa nenhum erro aquando do envio de um projeto para uma gráfica online.

 

Imagens Bitmaps: o que precisa ter em conta

Muito provavelmente neste momento está a pensar que já leu a definição de bitmap associada a outra designação.

Ora bem, este tipo de imagens são também designados por gráficos raster (embora erradamente). Os mesmos são compostos por pontos individuais e minúsculos que se misturam para criar uma imagem clara.

Contudo, é importante ter em conta que contrariamente ao que acontece com as imagens vetoriais, o formato bitmap não permite que as imagens possam ser esticadas ou ampliadas sem comprometer a qualidade.

De seguida explicamos-lhe o que deve considerar.

 

1. Criação e armazenamento

Imagine que divide uma imagem em milhares de quadrados! Esses quadrados são designados de bitmaps.

Assim, cada um dos quadrados vai conter dados relacionados com as cores que o mesmo representa. No final, independentemente dos formatos de imagem, irá obter uma fotografia perfeita (isso se os dpi forem suficientes).

 

2. Bitmap vs. Raster

É importante frisar que os gráficos raster ou bitmaps estão intimamente relacionados, embora não sejam exatamente a mesma coisa.

Um bitmap refere-se a um tipo específico de armazenamento de dados – um mapa de bits.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Um pixmap, por exemplo, é um mapa de pixels.

Um gráfico raster pode ser qualquer uma das opções anteriores, dependendo essencialmente da complexidade dos dados armazenados.

 

3. Formatos mais comuns

As imagens bitmaps têm vários formatos por onde pode optar, sendo que cada um tem vantagens e desvantagens!

Independentemente de trabalhar com design gráfico ou de ser um utilizador comum da internet, já usou pelo menos um dos vários formatos de imagem existentes.

Os mais comuns são: BMP, GIF, JPEG, EXIF, PNG e TIFF. Neste casos, o único que não pode ser compactado e transferido online é o BMP.

  • Windows usa exclusivamente BMP
  • GIF, PNG e JPEG são utilizados maioritariamente para transferências web uma vez que são simples de compactar
  • EXIF estão por norma associados a câmaras fotográficas
  • BMP são arquivos grandes e completos que não podem ser compactados

 

4. Problemas comuns

Tenha em mente que o tamanho do arquivo está diretamente relacionado com a sua qualidade.

Assim, quanto maior a qualidade, maior o tamanho do ficheiro.

Além disso, é também importante que perceba que um gráfico bitmap pode ficar pixelizado. Ou seja, se esticar a imagem, o mais provável é que os pixels fiquem visíveis, tornando a imagem num borrão.

Estando ciente destes 2 pontos, trabalhar artes gráficas com imagens bitmap não tem de ser obrigatoriamente uma dor de cabeça.

 

Quando é que deve usar uma imagem bitmap no seu projeto de design gráfico?

Estamos a ser bastante realistas quando lhe dizemos que a utilização das imagens bitmap podem simplificar o processo de design, poupando tempo, esforço e energia.

Mas, é preciso saber de antemão o que é que precisa. Assim, podemos considerar que as imagens bitmap são uma boa opção quando:

  • Precisa de criar gráficos ou imagens realistas
  • Simplicidade de edição dos detalhes
  • Trabalho com fotografias

Agora que já sabe exatamente o que são imagens bitmap e como as implementar nos seus projetos de design gráfico, não cometa nenhum erro de principiante.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

android bitmap, bitmap, bitmap brushes, bitmap compress android, bitmap e vetorial, bitmap graphics, bitmap image, bitmap image download, bitmap o que é, bitmap printing, bitmap vs vectorial, bitmap vs vetorial, convert bitmap to vector, formato bitmap, imagem bitmap, imagem bitmap definição, imagem vetorial e bitmap, imagens bitmap, png to bitmap


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009