Impressão de Poster Guia definitivo para Designer

Impressão de Poster: Guia definitivo

 

Quem trabalha com design e cria peças para mupis ou outdoors, sabe que a impressão do poster pode revelar-se uma grande dor de cabeça.

Contudo, não precisa continuar em desespero. Hoje resolvemos apresentar-lhe o guia completo que vai ajudá-lo a criar os cartazes exteriores de uma forma muito mais simples.

Continue a ler e garantimos-lhe que não se vai arrepender.

 

Impressão de poster – O que precisa ter em mente para uma impressão perfeita

Todos os designers já passaram pelo incómodo de criarem uma peça gráfica e quando recebem a arte impressa… ups… alguma coisa está mal.

Assim, e para evitar esse tipo de problemas, resolvemos criar este guia que o vai ajudar a receber um poster perfeito depois da impressão.

 

1. Não se esqueça que o modelo de cores deve ser CMYK

Quando criar o design do seu poster, deve considerar que o espectro de cores para impressão é baseado no modelo CMYK.

Assim, se quer evitar discrepâncias entre as cores do seu ecrã e as cores que vão ser impressas, este é o modelo certo a usar (se utiliza o Photoshop é só mudar o espectro de cor).

No caso de já ter o design criado pode sempre converter o modelo RGB para o CMYK. Contudo, poderá verificar que algumas cores ficam mais “esbatidas”, sendo por isso necessário fazer alguns ajustes.

 

2. Sempre que possível use vetores

Se está a criar uma arte para ser impressa em grande formato, os vetores vão ser os seus melhores amigos.

A utilização dos mesmos garante que o tamanho do ficheiro será muito mais reduzido, mas também garante um melhor resultado de impressão.

A par disso, é também importante ter alguns cuidados extra antes de enviar a arte. Verifique a ortografia do seu poster e deixe margens de segurança para o corte da peça após a impressão.

 

3. Trabalhe em 300 DPI

A maior parte dos designers não tem noção que muitas vezes os atrasos na impressão de posters se devem à baixa resolução do ficheiro.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Assim, um dos pontos mais importantes é definir este tipo de ficheiro com 300 DPI (pontos por polegada). Quantos mais pontos compuserem uma imagem, maior a sua resolução.

Se a resolução for muito baixa, aquando da impressão vai ter um poster pixelizado (e temos a certeza que não é esse o seu objetivo).

 

4. Tenho cuidado na escolha do papel

Outro ponto a considerar na impressão de cartazes exteriores é a qualidade e tipologia do papel. É preciso perceber qual será a sua utilização, assim como o local onde irá ser colocado.

Os formatos mais comuns são o A2, A3 e A4. Contudo, para um cartaz de mupi ou outdoor os tamanhos vão ser diferentes.

Se tiver dúvida no tamanho exato que precisa imprimir, poderá falar com a Sydra que podemos ajudá-lo a perceber melhor qual o tipo de papel e o tamanho a usar.

 

5. Escolha entre a impressão digital ou litográfica

De forma simples existem 2 opções a considerar na altura de proceder à impressão dos seus posters. A escolha varia entre:

  • Impressão digital – É indicada para impressão em menor quantidade e acaba por ser relativamente mais barata e rápida
  • Impressão Offset – É usada para produção em massa (como livros, jornais e revistas). Neste caso a qualidade de impressão a longo prazo será melhor, mas os custos são também bastante mais elevados

 

6. Escolha a gráfica mais adequada

A verdade é que nem sempre é simples encontrar uma gráfica que cumpra todos os requisitos que o cliente deseja.

Mas, independentemente do tipo de trabalho que necessitar imprimir, é importante que trabalhe sempre com uma gráfica de qualidade.

Não tenha problemas em ligar, questionar, pedir ajuda… Só dessa forma irá saber se é ou não a melhor opção para si.

 

Estas são 6 dicas simples que deve considerar aquando da criação de um poster para impressão.

Se tem alguma dúvida relativamente a este processo, não hesite em contactar-nos. Podemos ajudar a encontrar a melhor alternativa para si.

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

cartaz de divulgação, cartaz online, cartaz publicitário, cartazes online, como fazer poster, como fazer um carta de propaganda, como fazer um poster, criar cartaz, criar cartaz de evento, criar poster, dicas de impressão, fazer poster, grafica 360, graficas online, impressão de poster, impressão digital grande formato, impressão grande formato, impressão online, imprimir foto poster, mupi, poster personalizado, posters baratos, resolução de imagem para impressão


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009