Impressão de Poster Guia definitivo para Designer

Impressão de Poster: Guia definitivo

 

Quem trabalha com design e cria peças para mupis ou outdoors, sabe que a impressão do poster pode revelar-se uma grande dor de cabeça.

Contudo, não precisa continuar em desespero. Hoje resolvemos apresentar-lhe o guia completo que vai ajudá-lo a criar os cartazes exteriores de uma forma muito mais simples.

Continue a ler e garantimos-lhe que não se vai arrepender.

 

Impressão de poster – O que precisa ter em mente para uma impressão perfeita

Todos os designers já passaram pelo incómodo de criarem uma peça gráfica e quando recebem a arte impressa… ups… alguma coisa está mal.

Assim, e para evitar esse tipo de problemas, resolvemos criar este guia que o vai ajudar a receber um poster perfeito depois da impressão.

 

1. Não se esqueça que o modelo de cores deve ser CMYK

Quando criar o design do seu poster, deve considerar que o espectro de cores para impressão é baseado no modelo CMYK.

Assim, se quer evitar discrepâncias entre as cores do seu ecrã e as cores que vão ser impressas, este é o modelo certo a usar (se utiliza o Photoshop é só mudar o espectro de cor).

No caso de já ter o design criado pode sempre converter o modelo RGB para o CMYK. Contudo, poderá verificar que algumas cores ficam mais “esbatidas”, sendo por isso necessário fazer alguns ajustes.

 

2. Sempre que possível use vetores

Se está a criar uma arte para ser impressa em grande formato, os vetores vão ser os seus melhores amigos.

A utilização dos mesmos garante que o tamanho do ficheiro será muito mais reduzido, mas também garante um melhor resultado de impressão.

A par disso, é também importante ter alguns cuidados extra antes de enviar a arte. Verifique a ortografia do seu poster e deixe margens de segurança para o corte da peça após a impressão.

 

3. Trabalhe em 300 DPI

A maior parte dos designers não tem noção que muitas vezes os atrasos na impressão de posters se devem à baixa resolução do ficheiro.

Assim, um dos pontos mais importantes é definir este tipo de ficheiro com 300 DPI (pontos por polegada). Quantos mais pontos compuserem uma imagem, maior a sua resolução.

Se a resolução for muito baixa, aquando da impressão vai ter um poster pixelizado (e temos a certeza que não é esse o seu objetivo).

 

4. Tenho cuidado na escolha do papel

Outro ponto a considerar na impressão de cartazes exteriores é a qualidade e tipologia do papel. É preciso perceber qual será a sua utilização, assim como o local onde irá ser colocado.

Os formatos mais comuns são o A2, A3 e A4. Contudo, para um cartaz de mupi ou outdoor os tamanhos vão ser diferentes.

Se tiver dúvida no tamanho exato que precisa imprimir, poderá falar com a Sydra que podemos ajudá-lo a perceber melhor qual o tipo de papel e o tamanho a usar.

 

5. Escolha entre a impressão digital ou litográfica

De forma simples existem 2 opções a considerar na altura de proceder à impressão dos seus posters. A escolha varia entre:

  • Impressão digital – É indicada para impressão em menor quantidade e acaba por ser relativamente mais barata e rápida
  • Impressão Offset – É usada para produção em massa (como livros, jornais e revistas). Neste caso a qualidade de impressão a longo prazo será melhor, mas os custos são também bastante mais elevados

 

6. Escolha a gráfica mais adequada

A verdade é que nem sempre é simples encontrar uma gráfica que cumpra todos os requisitos que o cliente deseja.

Mas, independentemente do tipo de trabalho que necessitar imprimir, é importante que trabalhe sempre com uma gráfica de qualidade.

Não tenha problemas em ligar, questionar, pedir ajuda… Só dessa forma irá saber se é ou não a melhor opção para si.

 

Estas são 6 dicas simples que deve considerar aquando da criação de um poster para impressão.

Se tem alguma dúvida relativamente a este processo, não hesite em contactar-nos. Podemos ajudar a encontrar a melhor alternativa para si.

 


Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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