
Impressão de Poster: Guia definitivo
Quem trabalha com design e cria peças para mupis ou outdoors, sabe que a impressão do poster pode revelar-se uma grande dor de cabeça.
Contudo, não precisa continuar em desespero. Hoje resolvemos apresentar-lhe o guia completo que vai ajudá-lo a criar os cartazes exteriores de uma forma muito mais simples.
Continue a ler e garantimos-lhe que não se vai arrepender.
Impressão de poster – O que precisa ter em mente para uma impressão perfeita
Todos os designers já passaram pelo incómodo de criarem uma peça gráfica e quando recebem a arte impressa… ups… alguma coisa está mal.
Assim, e para evitar esse tipo de problemas, resolvemos criar este guia que o vai ajudar a receber um poster perfeito depois da impressão.
1. Não se esqueça que o modelo de cores deve ser CMYK
Quando criar o design do seu poster, deve considerar que o espectro de cores para impressão é baseado no modelo CMYK.
Assim, se quer evitar discrepâncias entre as cores do seu ecrã e as cores que vão ser impressas, este é o modelo certo a usar (se utiliza o Photoshop é só mudar o espectro de cor).
No caso de já ter o design criado pode sempre converter o modelo RGB para o CMYK. Contudo, poderá verificar que algumas cores ficam mais “esbatidas”, sendo por isso necessário fazer alguns ajustes.
2. Sempre que possível use vetores
Se está a criar uma arte para ser impressa em grande formato, os vetores vão ser os seus melhores amigos.
A utilização dos mesmos garante que o tamanho do ficheiro será muito mais reduzido, mas também garante um melhor resultado de impressão.
A par disso, é também importante ter alguns cuidados extra antes de enviar a arte. Verifique a ortografia do seu poster e deixe margens de segurança para o corte da peça após a impressão.
3. Trabalhe em 300 DPI
A maior parte dos designers não tem noção que muitas vezes os atrasos na impressão de posters se devem à baixa resolução do ficheiro.
Assim, um dos pontos mais importantes é definir este tipo de ficheiro com 300 DPI (pontos por polegada). Quantos mais pontos compuserem uma imagem, maior a sua resolução.
Se a resolução for muito baixa, aquando da impressão vai ter um poster pixelizado (e temos a certeza que não é esse o seu objetivo).
4. Tenho cuidado na escolha do papel
Outro ponto a considerar na impressão de cartazes exteriores é a qualidade e tipologia do papel. É preciso perceber qual será a sua utilização, assim como o local onde irá ser colocado.
Os formatos mais comuns são o A2, A3 e A4. Contudo, para um cartaz de mupi ou outdoor os tamanhos vão ser diferentes.
Se tiver dúvida no tamanho exato que precisa imprimir, poderá falar com a Sydra que podemos ajudá-lo a perceber melhor qual o tipo de papel e o tamanho a usar.
5. Escolha entre a impressão digital ou litográfica
De forma simples existem 2 opções a considerar na altura de proceder à impressão dos seus posters. A escolha varia entre:
- Impressão digital – É indicada para impressão em menor quantidade e acaba por ser relativamente mais barata e rápida
- Impressão Offset – É usada para produção em massa (como livros, jornais e revistas). Neste caso a qualidade de impressão a longo prazo será melhor, mas os custos são também bastante mais elevados
6. Escolha a gráfica mais adequada
A verdade é que nem sempre é simples encontrar uma gráfica que cumpra todos os requisitos que o cliente deseja.
Mas, independentemente do tipo de trabalho que necessitar imprimir, é importante que trabalhe sempre com uma gráfica de qualidade.
Não tenha problemas em ligar, questionar, pedir ajuda… Só dessa forma irá saber se é ou não a melhor opção para si.
Estas são 6 dicas simples que deve considerar aquando da criação de um poster para impressão.
Se tem alguma dúvida relativamente a este processo, não hesite em contactar-nos. Podemos ajudar a encontrar a melhor alternativa para si.