Impressão Digital vs Impressão Offset: Qual a ideal para o seu projeto?

São inúmeras as pessoas que desconhecem as diferenças entre impressão digital e impressão offset. Embora possam à partida parecer duas técnicas muito similares de impressão, a verdade é que são bastante díspares.

Assim sendo, hoje resolvemos abordar este tema. Vamos explicar-lhe tudo aquilo que precisa saber, de forma a fazer a escolha mais acertada quando precisar de dar seguimento à impressão de determinado projeto.

 

Impressão digital vs. impressão offset: Quais são as diferenças?

Os trabalhos de impressão comercial precisam de cumprir determinados requisitos. A par do design perfeito, é preciso ter atenção ao layout, às cores e acima de tudo à impressão.

Sim, a impressão é um dos pontos que precisa efetivamente de considerar. Porquê? Resumidamente porque não vai querer que todo o trabalho desenvolvido seja arruinado porque escolheu uma má gráfica online ou um mau processo de impressão.

Quando falamos de processo de impressão, é importante ter em mente que existem dois processos distinto: impressão digital e impressão offset.

De seguida explicamos-lhe cada um deles, de modo a perceber as diferenças.

 

1. O que é a impressão offset?

A impressão offset é o processo mais comum de impressão para trabalhos comerciais de grande volume.

Este processo de impressão começa com a impressora a transferir as cores para placas de metal, sendo transferida uma cor de cada vez.

Impressão Digital vs Impressão Offset

Depois de todos as cores estarem transferidas para as placas de metal, são novamente transferidas para rolos de borracha.

Por fim, o papel é passado entre os rolos criando camadas que produzem a imagem final.

Pode à partida parecer um processo complicado. Mas, a verdade é que nos dias de hoje está bastante automatizado, sendo por isso muito mais simples do que aquilo que parece à primeira vista.

Ao utilizar este tipo de impressão, considere o seguinte:

  • Qualidade de imagem irrepreensível – A impressão irá ter uma elevada qualidade e as imagens impressas serão muito nítidas.
  • As cores vão ser as corretas – Quantas vezes pediu a impressão de algo e quando olhou para a versão impressa as cores não tinham nada a ver com o que viu no computador? Quando falamos de impressão offset as cores são misturadas de forma personalizada e isso garante que sejam exatamente aquilo que quer.
  • Permite a impressão de quase todos os materiais – Independentemente de querer imprimir um poster, cartão de visita, pastas de apresentação ou embalagem(packaging), esta é a técnica a ser aplicada.
  • Custo reduzido – Se houver a necessidade de realizar um grande volume de impressões, a impressão offset irá ser a longo prazo muito mais económica.

Embora a impressão offset tenha todas estas vantagens, existe um ponto que deve ser considerado.

No caso de haver um erro de impressão que não seja detetado atempadamente, pode haver a necessidade de deitar tudo fora e começar a impressão toda de novo, atrasando assim todo o processo.

 

2. O que é a impressão digital?

Agora que já sabe o que é a impressão offset, vamos explicar-lhe o que é efetivamente a impressão digital.

Neste processo não existem rolos de borracha nem placas de metal. Na verdade, a impressão digital aplica o design diretamente na superfície de impressão.

Impressão Digital vs Impressão Offset

De forma prática é muito semelhante à impressora que tem em casa ou no escritório.

Quando escolhe o processo de impressão digital, pode considerar que:

  • O tempo de resposta será mais célere – Uma vez que não existe todo o processo de impressão associado, é possível imprimir o projeto rapidamente assim que é recebido.
  • As impressões vão ser todas iguais – Uma vez que a impressão é feita diretamente na superfície do objeto, dificilmente irá haver uma grande variação entre as impressões.
  • Custos bastante reduzidos para impressões de pequenas quantidades – Se não vão ser impressas grandes quantidades do mesmo design, este processo acaba por ser bastante mais económico.
  • É possível fazer edições facilmente – As edições entre diferentes lotes de impressão podem ser realizadas diretamente na cópia digital do projeto.

Apesar de todas estas vantagens, é importante ter em mente que este tipo de impressão não pode ser realizado em todos os tipos de materiais.

A par disso, é possível que haja um pequeno desfasamento nas cores impressas quando comparadas com as cores do seu projeto visto através do computador.

 

Então qual o tipo de impressão a escolher?

A verdade é que qualquer tipo de impressão tem inúmeras vantagens para si enquanto cliente. Assim sendo, para perceber qual o melhor tipo de impressão, é preciso perceber qual o projeto a imprimir.

Para impressão em massa de flyers, jornais, revistas, cartões de visita ou cartazes, a impressão offset poderá ser uma boa opção uma vez que irá obter um trabalho de maior qualidade a um preço mais baixos.

Contudo, se procura algo feito com rapidez, qualidade e eficiência, a impressão digital pode ser o caminho a seguir.

Agora que já sabe qual a diferença entre impressão digital e impressão offset, está na hora de perceber qual a mais adequada para o seu projeto.

 

Independentemente do mesmo, se não sabe que tipo de impressão escolher, nada melhor do que falar com a Sydra. Somos uma gráfica online, apta para responder às suas necessidades, seja pequeno ou grande formato, garantindo assim uma maior abrangência de projetos.

Fale com um dos nossos especialistas e o mesmo irá ajudá-lo a escolher a melhor forma de impressão para o seu projeto, aos melhores preços.

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

grafica boa impressão, grafica e comunicação visual, grafica offset, grafica rapida, impressão digital, impressão offset, impressão offset como funciona, impressora digital, impressora offset, o que é impressão offset, off set grafica


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009