Impressão em Grande Formato: 6 Dicas para garantir qualidade no Design

 

Seja uma simples faixa em lona ou um cenário para exibir em eventos, a impressão em grandes formatos apresenta alguns desafios para os designers. Neste artigo partilho seis dicas úteis que o vão ajudar a conseguir suavizar o processo de design para grande formato e remover as dores de cabeça no acto de pré-impressão.

 

DESENVOLVA O SEU DESIGN PARA IMPRESSÃO EM GRANDE FORMATO SEGUINDO ESTAS 6 DICAS

 

1. Utilize recursos vetoriais

Use recursos vectoriais tanto quanto o possível. Ao utilizar imagens e texto vectorial permite que dimensione para qualquer tamanho sem perder definição. Se utilizar imagens há a probabilidade de ficar com baixa resolução quando aumentar para o tamanho final, ou até mesmo o arquivo ficar demasiado pesado, perdendo assim imenso tempo a desenvolver o projecto.

 

2. Trabalhe em uma escala menor com um programa vetorial

Pode ser um pouco ridículo desenvolver um banner com 8 metros para redimensionar a 300 DPI quando a maioria dos programas têm limites de tela. Pelo que é bastante útil trabalhar em escalas mais reduzidas como ¼, isto é possível com programas como Illustrator e Coreldraw. Se precisa utilizar imagens rasterizadas nos seus projetos, calcule a resolução necessária com base na dimensão do design em tamanho final.

 

3. Utilize Cores Pantone ou CMYK

Se tiver cores PANTONE para a sua identidade corporativa, pode configurar como cor PANTONE ou CMYK, pois a maioria se não todas as impressoras de grande formato utilizam o CMYK e até mesmo o software RIP converte automaticamente para CMYK. Em todo caso, sugerimos a solicitar uma prova de cor sempre que subsista a dúvida.

 

4. Legibilidade da fonte

A maioria dos banners em grande formato são projectados para serem vistos a longa distância. Certifique-se que utiliza o tamanho de texto certo para ser legível. Não opte por fontes extravagantes com detalhes que se difundem no seu design. Considere o contraste entre o design e a mensagem. A impressão em banner de grandes formatos serve para impactar atenção do cliente, às vezes, utilizar menos texto será mais eficiente.

 

5. Dê um passo para trás do seu monitor

Uma das técnicas para testar a legibilidade é afastar-se do seu monitor e verificar se o seu design ainda funciona à distância. Como designer, tendemos a nos concentrar nos detalhes, mas acredite, em banners de grande formato ninguém vai tomar atenção a longa distância. A impressão em grandes formatos pode ser cara e é muito provável que não receba uma visualização prévia. Imprimir uma versão menor em escala A4 ou equivalente ajuda a detectar erros de impressão, desalinhamentos ou outros problemas antes de enviar para a gráfica.

 

6. O que deve evitar na impressão em grandes formatos

Os gradientes tendem a difundir quando impressos, se pretende utilizar gradiente, use os extremos, cores próximas da roda de cores ou contrastes de tonalidade.

Recomendo que as imagens utilizadas para impressão em grandes formatos sejam desenvolvidas a 300 DPI no mínimo antes de criar seu PDF. Salve-as como arquivos TIF ou JPG, sempre que possível.

 

Para impressão em grande formato considere contactar a Sydra, uma gráfica online que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida em qualquer parte do país.

 

Achou este artigo interessante? Compartilhe a sua opinião!

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

baner, banner, banner lona, banner roll, banner roll up, Banners, boa resolução de imagem, casa das lonas, comprar lona, criar banner, design gráfico, dimensões de imagens, erros de impressão, impressão digital, lona, lona com ilhos, lona impermeável, lona para toldo, lona plastica, lona pvc, lonas, lonas publicidade, lonas publicitárias, maior resolução de imagem, melhorar resolução de imagem online, resolução de imagem, sinalização, tamanho das imagens, tamanho de imagem, tamanhos para impressão

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009