
10 Livros de publicidade que precisa de conhecer e ler
Quando falamos de marketing ou publicidade, existem imensos livros lançados que podem ajudá-lo a implementar uma estratégia de excelência. Mas, como garantir que no meio de tanta oferta vai escolher os livros de publicidade mais indicados?
A verdade é que ao entrar numa livraria, os livros de comunicação, marketing e publicidade são todos muito recentes.
Mas, existem livros que apesar de serem um pouco mais antigos ou desconhecidos, abordam de forma excecional estes temas. E, além disso, podem dar-lhe uma perspetiva única sobre os mesmos.
Assim, independentemente de gerir uma gráfica, ter um e-commerce de produtos de beleza ou vender serviços, hoje iremos apresentar-lhe 10 livros de publicidade, marketing e comunicação que quase de certeza não conhece.
Mas, uma coisa lhe garantimos. Vai valer a pena adicioná-los à sua coleção e lê-los.
Livros de publicidade: 10 opções que vale a pena conhecer
Existem livros que abordam técnicas de marketing. Existem outros que falam exclusivamente de marketing de conteúdo. Existem alguns que falam de publicidade pura e dura.
Na verdade, devem ser poucos os temas que não foram ainda escritos relativamente à área de marketing e publicidade.
Contudo, é importante perceber que cada um aborda um tema de determinada maneira. Por isso, nada melhor que ver a lista que temos para si.
A maior parte deles são desconhecidos dos portugueses. Mas, voltamos a garantir-lhe: todos eles o vão ajudar a melhorar a sua estratégia de marketing.
1. Na toca dos leões – Fernando Morais
Quem trabalha com publicidade já ouviu falar da agência WMcCann. É uma das maiores empresas de publicidade do Brasil e trabalha clientes como a Coca Cola, L’Oreal, Chevrolet, MasterCard, Nescafé, Nesfit…
No entanto, e apesar do que a maior parte das pessoas vê, a realidade de bastidores desta empresa não é assim tão linear.
Neste livro a vida dos 3 fundadores da agência é desmistificada, e todo o glamour por detrás das aparências é retirado.
Para quem acha que trabalhar ou criar uma agência de publicidade e marketing é tarefa simples, este é sem sombra de dúvida um livro bastante recomendado.
2. Estratégias semióticas da publicidade
É cada vez mais comum que os anúncios apelem a sentimentos ou a ações inconscientes por parte do consumidor.
O que a maior parte dos empresários não sabe é que perceber o conceito por detrás da jornada de compra é uma das maiores mais valias para o negócio.
No livro Estratégias Semióticas da Publicidade escrito por Lúcia Santaella e Winfried Nöth é possível perceber o sub sentido agregado à linguagem publicitária.
Além disso, pode também ler 3 casos de estudo de empresas mundialmente famosas (Itaú, Antárctica e Marlboro).
3. A estratégia do oceano Azul
E se lhe dissessem que é possível abordar um mercado livre de concorrentes com apenas 8 pontos fulcrais?
O livro escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, aborda exatamente essa temática. Se quer abrir um negócio ou internacionalizar a sua marca, nada melhor que saber exatamente quais os 8 pontos fundamentais para entrar e explorar novos mercados.
É importante frisar que todas as ilações descritas neste livro foram obtidas através de um estudo com 150 empresas de 30 áreas de atuação distintas.
Em jeito de conclusão, este livro vai ajudá-lo a perceber que as empresas que criam novos nichos de mercado e que fazem da concorrência um fator irrelevante para o sucesso, são aqueles que conseguem encontrar soluções onde todos os outros encontram problemas.
E, este é sem sombra de dúvida o caminho para o sucesso.
4. A lógica do Consumo
Lembro-me bem de andar na faculdade e ter uma disciplina designada por “Política do Consumidor”. E, ler este livro fez-me relembrar sem dúvida da importância da mesma.
O livro “A Lógica do Consumo” de Martin Lindstrom é sem dúvida uma obra que vale a pena ler uma vez que ajuda a perceber porque é que determinadas campanhas publicitárias são bem-sucedidas, enquanto outras são um total fracasso.
Perceber esta lógica é essencial quando sabemos que são necessários menos de 3 segundos para o consumidor tomar uma decisão de compra.
Este livro foi desenvolvido tendo por base técnicas de neuromarketing aplicadas em casos de estudo reais.
5. A cauda longa – Chris Anderson
Se uma das suas estratégias de marketing digital é a produção de conteúdo, com toda a certeza já conhece a expressão “palavra-chave de cauda longa” (ou long tail keyword).
Contudo, contrariamente ao que possa pensar, este conceito pode ser aplicado para a publicidade e promoção de serviços, produtos e ideias (e não comente na produção de conteúdo web).
A verdade é que a internet deu origem a uma nova forma de fazer dinheiro e por esse mesmo motivo começa a ser essencial perceber a importância dos nichos na forma de rentabilizar um negócio.
6. A publicidade é um cadáver que nos sorri
A publicidade é um cadáver que nos sorri é uma obra desenvolvida por Oliviero Toscani, fotógrafo publicitário.
Neste que é um dos melhores livros de marketing e publicidade, Toscani aborda as suas principais campanhas, assim como as mais polémicas.
Além disso, aborda um ponto muito importante nos dias de hoje: quais os principais motivos para o fracasso de uma campanha publicitária.
Será que a promessa de felicidade que é entregue ao consumidor em cada campanha é real? Será que o consumidor ainda acredita nessas promessas?
Se quer conhecer um pouco melhor a indústria da publicidade, este é sem dúvida um dos livros de publicidade que precisa mesmo de ler.
7. A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda
Alguma vez ouviu a célebre frase de Dwight D. Eisenhower: “Os planos não são nada. O planejamento é tudo”?
Pois bem, o livro A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda de Jon Steel é uma excelente obra para o ajudar a desenvolver ainda mais o planeamento do seu negócio.
Como ser mais criativo? Quais os passos a dar para garantir um bom planeamento? Como descobrir um conceito relevante?
Estas questões e muitas outras são abordadas nesta obra interativa e de excelência que o vão ajudar a perceber como conseguir alcançar o sucesso na sua área de negócio.
8. Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar
O Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar de Martin Lindstrom é talvez um dos livros mais recentes da nossa lista.
Quem trabalha com marketing sabe bem que os sentidos têm influência direta na forma como o consumidor compra. Mas até que ponto conseguimos envolver realmente o cliente com a marca?
Em alguns casos, o tato, o paladar e o olfato podem ser uma ajuda complementar para o sucesso de determinado negócio.
Esta obra repleta de casos reais é sem sombra de dúvida um dos melhores livros de publicidade dos dias de hoje. Não se vai arrepender de o ler. E garantimos-lhe que nunca mais vai tomar decisões da mesma forma.
9. Storytelling – Histórias que deixam marcas
Ao longo dos últimos anos tem-se falado imenso da utilização do Storytelling como forma de venda. Mas, como criar uma história que marca? Como é que as empresas podem contar histórias que influenciam potenciais consumidores?
Enquanto consumidores estamos cada vez mais expostos a conteúdos diários. E, por esse motivo o nosso cérebro aplica filtros a tudo o que não nos interessa.
O livro Storytelling – Histórias que deixam marcas de Adilson Xavier mostra-nos qual é o segredo por detrás de uma boa história.
O segredo é conseguir pegar na ficção e na realidade e criar algo credível. Por isso, pode aprender um pouco mais sobre a estrutura narrativa de uma boa marca.
10. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações
O livro Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações de Mitsuru Higuchi é ideal para perceber como funciona o retorno de um negócio.
Além disso, perceber um pouco melhor como desenvolver a gestão de marketing da sua empresa pode ser uma forma de melhorar o seu diferencial.
Além disso, esta obra permite-lhe fazer simulações reais e incorporar paradigmas de marketing a qualquer negócio.
Estes são apenas 10 dos muitos livros de publicidade que garantidamente vai querer ler. Os mesmos, cada um de uma forma distinta, vão ajudá-lo a tornar o seu negócio ainda mais lucrativo.
Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!
Até à próxima!