
Logo Redesign ou Novo Logo? Descubra qual a melhor opção para si
Cada vez mais as empresas optam por uma estratégia de rebranding. Contudo, na maior parte das vezes ficam em dúvida se devem criar um novo logo ou fazer o redesign do logotipo existente.
Mas, antes de tomar uma decisão, tenha em conta que o seu logo é tão importante quanto a sua marca. Assim, o mesmo deve representar os seus valores e a cultura da sua empresa.
Um bom logotipo irá destacá-lo da concorrência. A par disso deve ser utilizado em todos os materiais de marketing do seu negócio. Alguns bons exemplos são:
- Brochuras
- Papel timbrado
- Site
- Letreiros
- Cartazes
- Redes Sociais
- Assinatura de email
- Sinaléticas
- Folhetos
Basicamente o seu logo deve ser colocado em qualquer forma de comunicação da sua empresa com o exterior. Inclusivamente em tudo o que seguir para impressão numa gráfica online.
Se o seu logotipo já tem sido utilizado ao longo do tempo, muito provavelmente já gerou confiança no seu público-alvo. No entanto, se o mesmo já está um pouco desatualizado porque não criar um novo logo ou fazer o redesign do mesmo?
De seguida explicamos-lhe os principais motivos pelos quais deve fazer um refresh ao seu logotipo ao final de algum tempo.
Novo logo: Porque é que o deve criar ao final de alguns anos?
As tendências de design mudam ao longo dos anos! Por muito que o seu logo seja criado de uma forma quase intemporal, a verdade é que até a Coca-Cola já fez algumas ações de rebranding.
Além disso, o seu negócio também tem crescido ao longo dos anos certo? Assim, muito provavelmente existem outros aspetos relevantes do seu negócio e que devem ser refletidos nesta nova fase.
Assim, o primeiro passo é perceber se precisa de criar um logotipo de raiz ou se basta fazer uma revisão ao mesmo! As cores continuam a refletir a essência do seu negócio? O seu slogan continua atual ou é necessário ser atualizado?
São muitas as perguntas que deve responder de forma a perceber qual a melhor alternativa para si!
Mas, se está em dúvida se deve fazer um redesign ao logo ou mudar completamente a sua identidade visual, continue a ler.
De seguida apresentamos-lhe uma lista de perguntas que deve considerar para perceber qual a melhor escolha para as suas necessidades!
Redesign ou criar uma nova identidade corporativa: Qual a melhor opção?
Muitas vezes pode falar com o designer e mesmo assim ficar com algumas dúvidas sobre qual o passo certo a tomar.
Por isso, se quer realmente fazer a escolha certa, de seguida pode ver uma lista de perguntas que deve responder de forma sincera.
As respostas vão ajudar a que perceba se deve investir num novo logo ou se deve fazer um redesign do mesmo.
- A sua empresa fez alterações significativas nos últimos anos?
- O seu logotipo parece desatualizado?
- O seu logotipo é consistente com o design gráfico que está a ser usado nos seus materiais de comunicação?
- O seu logotipo exprime a essência do seu negócio? Além disso exprime os seus valores e propósitos?
- Qual é o principal motivo pelo qual a sua empresa é conhecida? Isso está refletido no seu logotipo?
- Existem outros logotipos que o inspiram mais que o seu? Porquê?
- Qual o local onde o seu logotipo é essencialmente utilizado (website, cartazes, redes sociais, email marketing…)? Funciona bem?
- As cores do seu logo atual fazem sentido?
- Tem um novo slogan ou mensagem que gostaria que fosse adicionado ao mesmo?
- O logo atual funciona bem com cores, escala de cinza e preto e branco?
- O logotipo precisa ser simplificado?
- O mesmo destaca-se da concorrência?
- Ele combina com a personalidade da sua empresa?
Depois de responder a todas estas questões (sinceramente) será muito mais simples perceber se precisa criar um novo logo ou se basta fazer o redesign do seu logo atual.
Independentemente da sua escolha, nada como falar com um designer gráfico para garantir que tudo é desenvolvido de forma coerente.