
O que aconteceu aos logotipos estáticos?
O universo dos logotipos tem vindo a alterar-se e com a chegada dos meios digitais a personalização nas marcas é mais constante. O logotipo estático único já não é suficiente para levar a sua marca a outro patamar. Vai realmente necessitar de um leque de variantes de logotipo para atender a todas as necessidades da sua marca.
Esta ideia tem vindo a evoluir faz algum tempo, basta pensar nas variações que existe para um website, mídias sociais e até mesmo aquele pequeno favicon nos browsers. Dá muito que pensar. Então, vou tentar organizar essas reflexões dos logotipos.
LOGOTIPOS ESTÁTICOS E A SUA (R)EVOLUÇÃO
1. O início: Os logotipos em vetorial tradicionais
Iniciar um design de logotipo não mudou. Obviamente toda a marca necessita de um logotipo vetorial sólido com versões coloridas e monocromáticas.
Esta é a base da sua identidade de marca e todas as outras variações de logotipo devem ser desenvolvidas a partir desta estrutura base.
Um logotipo vetorial tradicional é escalável e pode ser utilizado em todos as aplicações sejam impressos e on-line. As variações de cor e de uma única cor são os alicerces do formato vetorial para que ele possa ser aplicado nas diversas aplicações.
Mas nos últimos anos esta vertente alterou um pouco.
O seu logotipo pode necessitar de uma versão solta dependendo da sua forma, para que assim possa ser aplicado na mídia social. Versões essas que por vezes, passam por ser manchas numa imagem de perfil circular e pode ter como consequência um resultado catastrófico à cultura da marca.
2. Depois: Tamanhos múltiplos para visualizações responsivas
Uma das maiores mudanças no design de logotipos é a capacidade de ser responsivo. O mesmo tamanho de logotipo pode não funcionar em todos dispositivos e aplicações.
Na maioria das vezes, os designers desenvolvem um logotipo primário ( tamanho completo ), um logotipo secundário ( muitas vezes com objetivo de ser utilizado nas redes sociais e ícones de aplicativos ) e um logotipo pequeno ( favicons ).
As variações do logotipo podem ou não ser similares, isso vai depender da sua forma, legibilidade do texto ou imagens no logotipo e na sua identidade da marca. Todas as variações devem ser claramente identificáveis como sendo da mesma marca.
O resultado é um logotipo mais dinâmico. Os logotipos dinâmicos são flexíveis na medida em que o design permite múltiplas combinações de elementos com um segmento de marca comum. Em muitos casos, é uma cor ou símbolo que o público alvo se conecta com o logotipo versão completa.
Os logotipos dinâmicos podem alterar a cor ou a forma com base no contexto e foram uma opção popular e moderna por um tempo. Mas o desafio tornou-se óbvio com tantas variações, o público alvo vai conseguir identificar claramente a marca?
LEIA TAMBÉM:
A DIFERENÇA ENTRE O BITMAP E VETOR
3. Outra Mudança: Versões animadas
Elementos animados surgem no universo do webdesign como um apelo à expressão do utilizador. Uma tendência que torna quase todos os projetos de website serem compostos por algum tipo de elemento animado. Por sua vez, estende aos logotipos também, até o próprio Facebook começou a permitir fotos de perfil animadas!
Uma vez reservados apenas para anúncios de TV, os logotipos animados são uma opção popular. Na maioria dos casos, o logotipo original possui um pequeno elemento móvel. (Sim, as melhores animações são subtis, não são cenas cinematográficas de pleno direito). Em maioria, esses elementos são realizados a partir de arquivos GIF.
Cada vez mais surgem logotipos animados no webdesign. Aqueles pequenos espaços no canto reservados ao logotipo estático, agora quando animado e bem feito, o seu movimento consegue ser o centro das atenções. Adicionando assim um pouco de contexto extra e personalidade.
4. Como manter variações equilibradas?
Agora que se sente sobrecarregado com a noção da existência de tantas variações de logotipo, como conseguir gerir versões equilibradas? Como sabe o que desenvolver e garantir que vai ser responsivo e coincidir com a cultura da marca?
É aqui que o novo conceito de um sistema de logotipo nasce. Evan Brown escreveu um excelente guia sobre o tema para o DesignMantic no ano passado.
Alguns dos principais destaques:
- Um sistema de logotipo é uma estrutura subjacente para ajudar a desenvolver as variações do logotipo. Este é o elemento-chave para que consiga usar bem o sistema de logotipo. Precisa de ter uma linha base para o bom funcionamento do logotipo e da marca antes de começar a criar as novas variações.
- Um sistema de logotipo é “semi-dinâmico”, o que significa que as variações do logotipo podem ser diferentes, mas são semelhantes o suficiente para que visualmente liguem os utilizadores ao logotipo completo.
- Um sistema de logotipo deve ser consistente para ser bem sucedido.
- Um sistema de logotipo pode conter uma série de logotipos similares em diferentes formas ou ter mais do “estilo de colector”, onde são bastante diferentes mas com um fio comum.
- Um sistema de logotipo sólido “reflete o caráter da empresa enquanto permanece flexível o suficiente para se adaptar a uma variedade de aplicativos”.
O logotipo estático está morto
Simplesmente, os dias dos logotipos estáticos acabaram. Provavelmente precisa de um sistema de logotipo para lidar com todas as necessidades das marcas de hoje em várias aplicações.
Pode ser um conjunto de pessoas a criar tudo o que precisa para o seu pacote de marca completo. Um designer para o logotipo, um animador, às vezes até outra pessoa para lidar com o logotipo nas aplicações mobile.
Em seguida, a chave para juntar tudo é criar um manual de utilização das variantes do logotipo para cada tipo de aplicação, caso contrário, pode acabar em uma confusão. Determine como e quando cada variante de logotipo deve ser usada para que todos na equipe estejam em sintonia e os utilizadores vejam uma identidade de marca consistente em todos os canais.
Mesmo que os logotipos estáticos esteja morto, ainda assim precisa de criar um logotipo forte para crescer a sua identidade de marca. Um logotipo é o elemento visual que a maioria dos utilizadores vão associar imediatamente à sua marca. Não sente um pouco de sede cada vez que vê o círculo vermelho Coca-Cola?
Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!