como elaborar lonas publicitárias eficazmente

Como elaborar uma lona publicitária eficaz.

A lona publicitária é um suporte resistente, versátil e capaz de atrair atenção do seu potencial consumidor.

Trata-se de um suporte para impressão com um baixo custo de produção, e que com os devidos cuidados é capaz de comunicar eficazmente e de uma forma contínua.

As lonas PVC são geralmente utilizadas como publicidade em inaugurações, promoções, lançamentos, campanhas eleitorais, e outros tipos de evento.

Assim sendo, nos dias de hoje a lona publicitária tornou-se num meio de utilidade comum, e que pode facilmente ser vista em empenas, praças, ruas, centros comerciais…

Ou seja, locais de grande concentração populacional.

 

Vamos então passar à parte interessante!

Desenvolvemos este artigo para lhe explicar como elaborar eficazmente uma lona publicitária.

como elaborar lonas publicitárias eficazmente

Primeiro, vamos apresentar os tipos de lona publicitária existentes e as suas características

Embora todas as lonas sejam compostas pela mesma base, o PVC impermeável, o seu maior diferencial é a forma de aplicação do PVC.

A mesma, pode ser realizada através de laminação ou fundição, sendo uma solução mais resistente do que a outra.

No entanto, é bastante comum pensar que quanto maior a gramagem da lona, maior a sua resistência. Lamentamos informar, mas está completamente errado.

A gramagem da lona refere-se em grande parte à quantidade de PVC aplicado no seu revestimento.

Deste modo, deve-se preocupar sim, com a resistência às intempéries que são medidas pela unidade de força. Por norma, estão mencionadas nas fichas técnicas por “resistência ao rasgo e rutura”.

 

lona publicitaria rasgo e rutura

 

Apesar disso, o local onde irá ser aplicado – se encostado a uma parede, se preso a uma armação ou postes – é um fator decisivo para se perceber qual o tipo de lona publicitária que vai utilizar.

Todos os detalhes são importantes para que a aplicação seja eficaz e a comunicação duradoura.

Se neste momento está meio perdido, não se preocupe. Vamos apresentar os tipos de lona para publicidade e ajudá-lo a compreender qual o mais indicado para si.

 

Lona laminada ou promocional

A lona laminada é a solução mais económica nesta categoria. Com uma composição frágil, o seu PVC é aplicado através do processo de laminação.

Ou seja, sobre uma composição de fios (teia e trama) é aplicada uma película de PVC na frente e no verso.

Estas camadas de PVC, se forem demasiado finas não lhe conferem muita resistência. Deste modo, se a lona com publicidade ficar exposta demasiado tempo ao sol e ao vento, acaba por secar e quebrar.

Veja esta imagem:

lona publicitaria laminada barata-

Quanto ao PVC aplicado no verso existem três variantes de cor: branco, cinza ou preto. As duas últimas variantes são utilizadas como adição à opacidade da contraluz, sendo a última a mais opaca.

No entanto, consegue ser a solução perfeita na utilização de eventos ou comunicações de curta duração.

Os casos mais comuns são as estruturas que vemos nas estradas (outdoors) ou nos espaços interiores, como por exemplo os cartazes de cinema nos grandes centros comerciais.

 

Lona coated ou premium

A lona premium ou coated é um suporte desenvolvido através da fundição de PVC líquido sobre a trama e teia. Este processo confere-lhe maior estabilidade e resistência a rasgos, proporcionando uma excelente durabilidade.

Contrariamente ao que acontece com a lona laminada, neste caso a quantidade de PVC é maior.

Assim, a mesma será mais espessa e pesada, podendo variar entre 410 a 510 gramas por metro quadrado.

Lembrete: A qualidade da lona não está na gramagem, mas na resistência ao rasgo e rutura.

Este é o tipo de lona mais versátil e comum a todos os eventos, sejam eles de interior ou exterior.

 

Lona mesh ou perfurada

A lona mesh ou perfurada, como o nome indica tem esta particularidade que a distingue de todas as outras lonas publicitárias.

A mesma foi especialmente desenvolvida com o propósito de ser utilizada em locais extremamente ventosos. Isto porque, é composta por orifícios que permitem a circulação de ar.

Não queremos com isto dizer que é uma lona implacável ao vento. Até porque se reparar na imagem que se segue, o local onde passa os fios da trama e teia é nos 60% da base de PVC que a compõe.

Assim sendo, é prioritário no seu desenvolvimento ser compensada com bons acabamentos em todo o seu perímetro.

lona publicitaria mesh perfurada

A dúvida que nos colocam mais frequentemente está relacionada com a visibilidade da comunicação.

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, os pequenos orifícios não afetam a legibilidade da publicidade, nem impactam negativamente a cor.

A sua composição é de 60% publicidade e 40% orifícios. Na imagem à direita pode verificar que apesar da pouca transparência é possível ler perfeitamente o conteúdo.

Como já mencionado, este tipo de lona publicitária é perfeita para impressões de grandes formatos. Nomeadamente: empenas, fachadas de armazéns ou locais ventosos.

Lona duplaface

As lonas duplaface são desenvolvidas pelo mesmo processo da lona laminada.

No entanto têm uma particularidade! Sabe qual? É aplicada uma película preta no meio, de forma a adicionar opacidade, evitando assim a transparência e confusão de comunicação entre as faces.

Não é uma lona muito versátil, nem adequada para grandes dimensões. Quase nos atrevemos a dizer que tem apenas uma utilidade: os pendões (ver imagem).

lona publicitaria duplaface pvc

 

Chegamos à melhor parte!!

Lona publicitária: os fatores chave para o desenvolvimento de uma imagem de sucesso.

É importante perceber que existem alguns fatores que devem ser tidos em consideração na altura de desenvolver a sua imagem.

De forma a ter o seu trabalho um pouco mais facilitado, deixamos-lhe 3 dicas. Conheça-as de seguida.

1. Em distâncias longas cuidado com textos pequenos

O formato de lona publicitária varia muito. Pode ser elaborada, por exemplo, na vertical ou horizontal. Esta última é a mais comum pelo fácil acesso à aplicação em diversos locais.

Contudo a lona vertical é um pouco mais exigente, pois o local tem de dispor de uma altura considerável para a mesma ser colocada.

A lona normalmente é exposta em locais de passagem, devendo por isso garantir uma leitura a uma distância considerável.

O formato mais indicado é o maior, pois desse modo a sua lona publicitária irá destacar-se das restantes.

Mas, tenha um ponto importante em consideração. Não é por ser uma lona grande que deve ser preenchida com muito texto.

A lona publicitária deve ter pouco texto, para uma comunicação rápida, direta e objetiva. Tenha em foco apenas as informações importantes.

Não ultrapasse as cinco ou seis palavras, pois, o tempo de leitura num local de passagem é bastante curto. Por isso, caso opte por muito texto ninguém terá tempo de ler.

 

 

2. Utilize cores vibrantes e boas imagens

No momento de escolher as cores, opte pelas que têm mais contraste. Isso irá ser fundamental para que a informação se destaque. Desse modo, recomendamos que utilize sempre cores fortes.

Lembre-se: todos os empresários procuram captar atenção do consumidor.

Por isso é importante primar sempre pela qualidade da comunicação.

Evite o ruído visual, não utilize muitas imagens! Uma imagem relevante e de qualidade funciona melhor que utilizar a lona publicitária como um portfólio.

 

3. Reveja sempre a ortografia

Tenha em atenção o português. Verifique a gramática, a ortografia, os acentos e a pontuação. E, se possível confirme diversas vezes antes de imprimir.

Uma lona publicitária que tenha erros vai com certeza denegrir a sua imagem em vez de transmitir a mensagem corretamente.

 

Como escolher uma gráfica para imprimir lonas publicitárias.

Como sabe a lona publicitária pode ser impressa em vários tipos de lona: como lona mesh, lona premium (coated) ou lona laminada (lona barata).

Neste momento tem de saber qual o local onde a mesma será colocada.

Como já referimos se for em ambiente exterior deve ser um tipo de lona resistente às intempéries. No interior pode optar por uma lona barata, como é o caso da lona laminada.

Peça para verificar a ficha técnica da lona, de forma a entender se o banner tem a durabilidade e resistência que deseja.

Se tomar estes cuidados certamente a sua lona publicitária irá cumprir o objetivo com eficácia.

Mas todo este trabalho não terá o resultado pretendido se a sua lona não for impressa numa boa gráfica.

 

Procura executar a impressão de lonas publicitárias?

Consulte o website da Sydra, uma gráfica online que prima pela qualidade do seu produto e serviço e com entrega diária em qualquer ponto do país.

Pois bem, se optar por nos consultar, garantimos que vai encontrar um parceiro de negócio que o ajudará a rentabilizar todo o seu investimento em publicidade.

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



banner, banner lona, casa das lonas, comprar lona, impressão digital, lona, lona backlight, lona com ilhos, lona dupla face, lona impermeável, lona para toldo, lona plastica, lona publicitária, lona pvc, lonas, lonas plasticas, lonas publicidade, lonas publicitárias, preço de lona


Nídia Silva

Nídia Silva

Designer de profissão e Blogger. Tem como paixão escrever sobre tudo que rege o universo da comunicação visual e decoração. Adora compartilhar conteúdo, como dicas, ideias inspiradoras e informações úteis, e sim, confessa que sofre de infobesity.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009