
Lonas com Publicidade: Conheça a sua história
A história das lonas com publicidade é muito mais antiga do que aquilo que possa imaginar.
A par disso é muito comum que as pessoas se questionem se uma lona ou um banner são coisas diferentes! Na verdade, embora os nomes possam ser diferentes, a funcionalidade é a mesma – apresentar ao público-alvo uma mensagem.
A mesma, pode ser com um símbolo, logotipo, slogan ou mesmo uma mensagem (que não deve ser muito grande como iremos explicar mais à frente).
Além disso, as mesmas podem ser utilizadas num sem número de situações diferentes, e que dependem obviamente da sua necessidade.
Mas, embora todos nós conheçamos um pouco a forma como as lonas são confecionadas nos dias que correm, será que sabe como eram antigamente?
Acredite que todo o processo era muito diferente da atualidade. Saiba de seguida e surpreenda-se com a evolução.
Lonas com publicidade: Como eram utilizadas antigamente?
e pensarmos em lonas PVC ou mesmo em lonas para toldos é simples conseguirmos perceber como são usadas e fabricadas.
Contudo, quando falamos do passado (há centenas ou milhares de anos) não havia nada daquilo que existe hoje.
Gráficas online? Entregas em qualquer parte do país? Nada disso. Tudo era feito de forma artesanal… Perceba de seguida um pouco melhor.
É importante frisar que este tipo de lona era principalmente designada por faixa ou mesmo por bandeira.
Os romanos usavam as mesmas para exibir os seus brasões de família na porta das suas casas.
Os cavaleiros usavam-nas em forma de bandeira no campo de batalha para que fossem identificados pelos seus aliados (e provavelmente pelos inimigos também).
Em 1800, este tipo de faixas, começaram a ser utilizadas por sindicatos de forma a mostrarem as intenções dos trabalhadores.
Em pleno século XXI as lonas com publicidade (ou banners publicitários) são usadas por empresas como ferramentas de marketing e comunicação. A ideia assenta essencialmente numa forma de comunicação repetitiva e com um baixo custo de produção.
Como era feita a produção das faixas (lonas com publicidade)?
É possível percebermos que este tipo de lona (independentemente do nome dado) tem tido uma evolução ao longo dos anos.
Se antigamente não existiam gráficas para impressão deste tipo de material, como é que o mesmo era produzido?
Bem ao longo da história foram utilizados diferentes métodos de produção.
O primeiro método era a costura das faixas. O tecido era cortado de acordo com o tamanho desejado e as imagens eram cozidas manualmente com várias linhas de cores diferentes.
Desta forma, eram desenhados os padrões desejados. Como é possível imaginar era algo que demorava imenso tempo a ser realizado e apenas o clero e a nobreza tinham possibilidade de adquirir.
Centenas de anos mais tarde, foi utilizada a técnica de Applique (ou Appliqué) que significa aplicar. Esta metodologia é um tipo de bordado no qual pedaços de tecido são costurados numa peça maior formando uma figura ou padrão.
Durante o desenvolvimento do Applique a técnica de patchwork foi também desenvolvida.
Nos dias que correm, a maior parte das lonas com publicidade têm um design criado num software informático, sendo o mesmo encaminhado para a gráfica que trata de toda a impressão.
Ou seja, além de ser possível imprimir em massa, é possível também obter um custo muito mais reduzido de produção.
Agora que já sabe a história por detrás das lonas publicitárias, iremos explicar-lhe melhor como elaborar este tipo de lonas, assim como quais os tipos mais comuns.