Descubra como fazer um Manual de Identidade Visual

Descubra como fazer um Manual de Identidade Visual

Sabe o que é um manual de identidade visual? Todas as empresas (independentemente do tamanho) deveriam ter um! No entanto, a verdade é que a grande maioria não tem sequer a mínima ideia do que se trata este manual.

Assim, de forma muito resumida, trata-se de um documento que define e estabelece toda a identidade corporativa de um negócio.

Uma marca é muito mais do que um design de logotipo bem conseguido. Assim, além de todo o material que é utilizado online, muitas empresas têm também formas de comunicação impressa.

Desse modo, é importante que os elementos visuais sejam similares independentemente do tipo de comunicação que está a ser desenvolvida. E porque é que isso é tão importante? É simples! Porque apenas desse modo se cria uma ligação na mente do consumidor.

Assim, se neste momento sente que a sua empresa não têm coerência na imagem corporativa e se tudo o que encaminha para a gráfica online não está a transmitir a mensagem correta, está na hora de mudar.

Hoje vamos explicar-lhe o que deve ter em conta para criar o seu próprio manual de identidade visual de uma empresa.

 

Manual de identidade visual: O que é

Desenvolver um manual de identidade corporativa é essencial para ter uma identidade gráfica coesa e consistente em toda a sua comunicação.

Podemos então dizer que o mesmo é um documento onde todos os elementos gráficos que constituem a sua marca são apresentados. Além disso, serve também para especificar como é que cada um desses elementos deve ser utilizado.

Contrariamente ao que possa pensar, este manual é de extrema importância para a sua empresa. Ora continue a ler:

  • Estipula as medidas e a forma como cada elemento deve ser apresentado em determinada situação
  • Ajuda a reproduzir a marca independentemente de contar com apoio interno ou externo
  • Garante uma poupança de tempo no desenvolvimento de artes gráficas
  • Garante coerência entre todas as formas de comunicação

Como vê, é realmente importante a sua marca ter um manual de identidade visual. Não só porque vai gerar coerência, mas essencialmente porque é essa coerência que vai garantir a notoriedade do seu negócio.

Se neste momento ainda não desenvolveu a identidade corporativa da sua empresa, não se preocupe. Perceba de seguida quais os elementos gráficos que devem constar neste manual.

 

Elementos gráficos essenciais para a criação de marca

Uma empresa é muito mais do que um logotipo. Assim sendo, existem alguns elementos que deve ser tidos em conta na altura de desenvolver a identidade visual da sua empresa. Conheça-os de seguida.

 

1. Logotipo

O logo deve ser utilizado em todas as formas de comunicação da sua empresa. No entanto, é necessário ter sempre mais do que uma versão do mesmo (a cores, a preto, branco…).

No manual de identidade visual devem constar todas as variações do logotipo, assim como a forma de utilização correta de cada uma.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



2. Cores e fontes de letra

Muitas empresas utilizam fontes grátis. Outras tantas têm fontes desenvolvidas à medida! Independentemente da sua opção, as mesmas devem constar neste manual.

Desse modo torna-se mais simples saber exatamente qual o tipo de letra que pode ser utilizado para complementar determinado design gráfico.

A par disso, a palete de cores também deve ser descrita de modo a garantir que as mesmas estão corretas.

 

3. Elementos extra

Tal como o próprio nome indica, são elementos extra e que não precisam ser obrigatoriamente colocados neste manual.

No entanto, podem ser especialmente úteis se trabalha com freelancers ou com empresas de marketing externas.

Nos elementos extra podemos identificar padrões, ícones, fotografias, imagens, fundos…

As mesmas servem essencialmente como uma linha orientadora para expressar ideias que vão de encontro ao objetivo da marca.

 

4. Papelaria corporativa

Praticamente todas as empresas precisam de papelaria corporativa. E o que é que isso quer dizer? Basicamente falamos de:

E o importante sobre este tipo de comunicação é que a mesma serve essencialmente para promover a sua identidade corporativa.

Logo, é importante que o seu manual de identidade visual indique como é que o elementos gráficos devem ser utilizados na papelaria corporativa.

 

5. Utilização incorreta

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o seu manual corporativo deve também indica a forma como não quer que a sua imagem seja comunicada.

Isso irá ajudar a manter as ideias claras na altura de desenvolver nos formas de artes gráficas.

 

Como vê, a identidade corporativa de uma empresa é um dos pontos mais relevantes para o sucesso da mesma.

Assim sendo, se ainda não desenvolveu a sua, está na hora de falar com um designer gráfico e dar seguimento à criação da mesma. Acredite que a longo prazo é a opção mais viável.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

comunicação visual, criar identidade visual, identidade corporativa, identidade visual, identidade visual de uma empresa, manual de identidade visual como fazer, manual de identidade visual design grafico, manual de normas gráficas, o que é manual de identidade visual, o que é manual de identidade visual de uma empresa, o que significa manual de identidade visual


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009