marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha: O que é e porque deve utilizar

 

São muitas marcas que em algum ponto da sua jornada investiram numa campanha de marketing de guerrilha, obtendo resultados excelentes.

No entanto, a maior parte não sabe muito bem como funciona este tipo de campanha que, tem a capacidade de escalar uma marca para as bocas do mundo.

Hoje iremos explicar-lhe o que é efetivamente o marketing de guerrilha, quais as suas vantagens, e porque é que o deve utilizar tanto no meio tradicional através de uma gráfica de impressão e/ou no digital com uma agência de marketing digital.

 

Marketing de guerrilha: o que é afinal esta técnica de marketing digital?

O termo guerrilha teve origem na guerra do Vietnam, uma vez que os vietnamitas eram reconhecidos por serem estrategas da guerra, já que os seus instrumentos de defesa eram muito inferiores aos dos seus oponentes.

marketing de guerrilha ou guerrilla marketing é um termo norte americano criado por Jay Conrad Levinson na década de 70 (altura em que a publicidade gerava desconfiança no consumidor).

Este termo, define então uma estratégia de marketing que é composta por várias ferramentas que podem ser reconfiguradas de modo a criar uma campanha publicitária impactante.

Assim, podemos então resumir que o marketing de guerrilha tem como principal intuito aumentar o impacto de uma ação de forma exponencial, com um custo bastante reduzido (comparativamente a outras estratégias de marketing).

Nos dias que correm somos abordados por publicidade praticamente em todo o lado (e por isso, desenvolvemos técnicas para as ignorar).

Assim, é simples perceber que este tipo de estratégia de marketing é desenvolvida, de forma a ser impossível ser ignorada.

Na verdade, quando uma campanha de guerrilha é bem implementada, é quase como olharmos para uma obra de arte. A mesma raramente é associada a publicidade pura e dura por parte do consumidor.

É então possível dizer que o pilar do marketing de guerrilha é a utilização de ativos como a imaginação, energia, inovação e criatividade, para alcançar alguns objetivos:

  • Aumento do reconhecimento de marca
  • Feedback positivo para parte do consumidor
  • Criação de referências
  • Aumento do lucro
  • Proporcionar diversão a quem vê a campanha
  • Criar uma proposta de venda exclusiva

 

Porque é que o guerrilla marketing é tão eficaz?

A verdade é que a grande maioria dos consumidores está habituado aos métodos convencionais de publicidade. Isto porque, os mais comuns são ainda: anúncios publicitários na TV (e mais recentemente online), banners, pop ups, outdoors, mupis

Contudo, na grande maioria dos casos, este tipo de publicidade não é entregue ao consumidor no momento ou contexto certo. Assim, o mesmo acaba por desviar a sua atenção desse tipo de publicidade.

Mas, se falarmos de uma ação de guerrilha, é impossível que a mesma não seja notada. Isso acontece, dado que as mesmas não se fixam em processos, regras ou estruturas. Aqui, a criatividade é a regra máxima.

O intuito é não só despertar a atenção das massas, mas também garantir que o consumidor se sinta especial, privilegiado, surpreso, intrigado ou entusiasmado por interagir com a marca.

A partir daí, tudo o resto é secundário. E, se pensamos bem, estas ações funcionam muito bem, exatamente porque mexem com a emoção do público-alvo.

E, além disso, como as ações são tão bem conseguidas, acabam por gerar muito mais publicidade boca a boca e tornam-se virais nas redes sociais.

Sim, porque o que não falta por aí são artigos de blog que falam de campanhas de marketing de guerrilha que foram extremamente bem-sucedidas.

Algumas das marcas que já investiram em campanhas deste género, é com um sucesso astronómico foram:

  • IKEA
  • Mc Donalds
  • Nike
  • Volkswagen
  • Coca-cola
  • Sprite
  • Robbialac
  • Absolut Vodka
  • Unicef

Podemos então dizer que as campanhas têm tanto sucesso, por 4 motivos:

  • São ações inesperadas que acabam por se tornar memoráveis
  • Um dos seus principais objetivos é entreter o público-alvo
  • Associa a marca a autenticidade e inovação
  • Tem um custo muito baixo de implementação

É importante frisar que este tipo de ação, embora tenha um impacto enorme, não pode ser uma ação de marketing isolada.

Na verdade, a frequência com que irá posteriormente comunicar com o seu público-alvo é o que vai ditar o verdadeiro sucesso das suas campanhas de marketing de guerrilha.

 

Marketing de guerrilha, marketing viral e Growth hacking: como se conectam?

Neste ponto, poderá estar a pensar que as campanhas de guerrilha são estranhamente similares a campanhas de marketing viral ou a técnicas de growth hacking.

Pois bem, saiba que sim. Está correto. As bases que são usadas para as campanhas de guerrilha são também utilizadas para outras estratégias de marketing ao nível digital.

Os pilares para qualquer tipo de campanha deste género, passam essencialmente pela estimulação do crescimento exponencial num curto período de tempo.

E, a verdade, é que na maior parte dos casos, os melhores resultados são aqueles que se obtêm através de uma campanha pouco convencional!

Tenha sempre em consideração que algo se torna viral se o compartilhamento rápido for encorajado (eficazmente) ou se for criada uma campanha que apele verdadeiramente à emoção.

Assim, quando falamos de Marketing de guerrilha, marketing viral e Growth hacking, podemos pensar em Growth hacking (crescimento acelerado) como meta, marketing de guerrilha como um meio, e o marketing viral como técnica de crescimento.

 

Como vê, o marketing de guerrilha é sem qualquer dúvida uma excelente opção para quem quer aumentar de forma exponencial a sua notoriedade e obter feedback positivo por parte do público-alvo.

Mas, voltamos a frisar, nada melhor que criar uma estratégia (muito) criativa que ajude a colocar a sua marca nas bocas do mundo (pelas melhores razões).

Se precisar de impressão em grande formato, poderá falar com a Sydra. Temos todo o gosto em ajudá-lo a dar vida à sua campanha, basta que utilize um dos nossos meios de contacto.

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

campanha de guerrilha, estratégia de marketing, growth hacking, guerrilha marketing, marketing de guerrilha, marketing viral


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009